Centro de Terapias Orientais LIANG XIN / Magén Arquitectos

Centro de Terapias Orientais LIANG XIN / Magén Arquitectos - Mais Imagens+ 6

  • Colaboradores: María Tejel, Rebeca Tristán (arquitetas) José Sainz (estruturas); Rafael González (engenharia)
  • Construção: Coanfi S.A.
  • Promotor: Liang Xin Spa Bhd
  • Orçamento: 350.736,26 €
  • Arquitetos Responsáveis: Jaime Magén e Francisco J. Magén
  • Cidade: Zaragoza
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Pedro Pegenaute

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em pleno centro de Zaragoza, na base de um edifício residencial anteriormente ocupado por uma estação de ônibus, o local que está o centro Liang Xin dispõe de uma fachada voltada para a rua e de uma área interna que se estende até o interior da quadra. É o primeiro centro Liang Xin fora da Malásia, uma arquitetura de tons escuros, baseada na penumbra e no silêncio do espaço vazio e na articulação dos percursos internos e atenta aos diferentes graus de opacidade dos materiais. Neste sentido, a nova fachada é feita em cobre: suas qualidades como material natural que se modifica com o passar do tempo, matizando seus tons e reflexos iniciais, se unem às possibilidades de perfurações a partir de padrões pixelizados, frutos da tecnologia digital. Este processo permite integrar em um único material tanto os elementos de identidade gráfica como as imagens que simbolizam os quatro conceitos presentes na filosofia de Liang Xin desde suas origens - relaxamento, liberdade, harmonia e generosidade - evitando a superposição de materiais e reivindicações habituais neste tipo de projeto.

© Pedro Pegenaute

Neste projeto, a presença material do cobre durante o dia e a iluminação integrada que convertem a fachada em uma referência de luz para a rua quando no entardecer, são elementos que conferem uma certa visibilidade ao centro a partir do exterior. As pequenas perfurações circulares de diferentes diâmetros que formam letras e símbolos nos painéis de cobre são interrompidas por duas únicas perfurações de tamanho maior, que aludem às conotações da forma circular na cultura oriental e na arte zen, cujas pinturas irão simbolizar conceitos vazio, universo e tranquilidade. O primeiro círculo tem uma tela com vídeos explicativos, como um elemento de comunicação, e a segunda, de maior tamanho, identifica o pórtico de entrada para o centro.

Planta Baixa

Os espaços internos se organizam a partir dos eixos de articulam os percursos, potencializados pelos efeitos da simetria e da perspectiva. Uma vez dentro, a inesperada aparição da luz natural através de uma claraboia central e contínua, existente na cumeeira de um espaço de pé direito duplo, constitui um elemento que reforça o contraste de luz e sombra que acompanham o usuário. Os escritórios, vestiários e salas de serviço estão em ambos os lados desta circulação interna. Na sala de reflexologia, uma pérgola suspensa de cobre perfurado, similar àquele utilizado na fachada, filtra a luz natural e protege as vistas das janelas que dão para o pátio dos apartamentos em andares superiores.

© Pedro Pegenaute

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zaragoza, Zaragoza, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Terapias Orientais LIANG XIN / Magén Arquitectos" [Centro de Terapias Orientales LIANG XIN / Magén Arquitectos] 16 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760330/centro-de-terapias-orientais-liang-xin-magen-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.