O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Argentina
  5. alarciaferrer arquitectos
  6. 2010
  7. Casa SZ / AlarciaFerrer Arquitectos

Casa SZ / AlarciaFerrer Arquitectos

Casa SZ / AlarciaFerrer Arquitectos
Casa SZ / AlarciaFerrer Arquitectos, Cortesia de Lucas Carranza
Cortesia de Lucas Carranza

Cortesia de Lucas Carranza Cortesia de Lucas Carranza Cortesia de Lucas Carranza Cortesia de Lucas Carranza + 17

  • Arquitetos

  • Localização

    Mendiolaza, Argentina
  • Arquitetos Responsáveis

    Joaquin Alarcia, Federico
 Ferrer Deheza
  • Área

    151.0 m²
  • Ano do Projeto

    2010
Cortesia de Lucas Carranza
Cortesia de Lucas Carranza

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um bairro residencial de topografia acidentada na região metropolitana de Córdoba, a Casa SZ foi projetada a partir das possibilidades e limitações destes novos loteamentos em áreas suburbanas. Neste sentido, o terreno, que por sua condição resultou fundamental na estratégia projetual apresenta uma significativa inclinação que o atravessa diagonalmente no sentido norte-sul, tendo a rua de acesso na sua cota mais baixa. O projeto se localiza na cota superior do terreno com o objetivo de obter um domínio privilegiado da paisagem, orientar os espaços corretamente garantindo um bom isolamento e otimizando os espaços livres do terreno.

Planta Baixa
Planta Baixa

O projeto pretende estabelecer uma exploração espacial-estrutural sobre um programa tradicional resolvido em íntima relação com o terreno. Neste sentido, as características do terreno provocam um escalonamento de níveis deslocados diagonalmente onde surge uma estrutura triangulada que define a estratégia projetual de toda a construção. A geometria da triangulação não apenas outorga um funcionamento otimizado à estrutura da cobertura, mas também unifica os diferentes espaços imprimindo uma certa diagonalidade à eles.

Cortesia de Lucas Carranza
Cortesia de Lucas Carranza

A estratégia utilizada pode ser compreendida a partir de um diagrama estrutural triangulado que se replica em alguns dos pavimentos e gera um contraponto com os espaços internos de geometria ortogonal que correspondem aos três módulos concatenados que naturalmente separam o programa em zonas. As regras de jogo sobre as quais se desenvolvem todas as decisões projetuais derivam desta ordem geométrica que dispõe de uma liberdade "contida" que evita qualquer decisão arbitrária sobre a obra. Até mesmo as ampliações a serem realizadas no futuro estão inscritas sob esta lógica.

Axonométrica
Axonométrica

As relações internas das diferentes áreas estão dispostas de forma fluida e contínua, se projetando ao exterior através de uma galeria que se desenvolve ao longo de toda a fachada, agindo como filtro climático e transição entre o exterior e o interior da casa. Por outro lado, a expressão sintética desta construção semelhante à um pavilhão e sua inserção natural na paisagem tentam transmitir uma certa serenidade ao entorno.

Cortesia de Lucas Carranza
Cortesia de Lucas Carranza

A materialidade da casa se resolve materialmente a partir de uma base e paredes portantes tratados como uma superfície branca monolítica em contraste com a cobertura metálica triangulada formada por perfis e forro de madeira. Esta dualidade construtiva se transporta ao exterior através do caráter "orgânico" do embasamento que se adapta ao terreno e sobre a qual se apoia a cobertura que destaca a racionalidade e artificialidade da construção na paisagem.

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
alarciaferrer arquitectos
Escritório
Cita: "Casa SZ / AlarciaFerrer Arquitectos" [Casa SZ / alarciaferrer arquitectos] 14 Jan 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760329/casa-sz-alarciaferrer-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.