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Escritório Nat Motor / M space

Escritório Nat Motor / M space
Escritório Nat Motor / M space, © Wison Tungthunya
© Wison Tungthunya

© Wison Tungthunya © Wison Tungthunya © Wison Tungthunya © Wison Tungthunya + 27

  • Arquitetos

  • Localização

    Udon Thani, Tailândia
  • Equipe de Projeto

    Pakorn Mahapant , Manupong Norasing
  • Área

    2500 m²
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

© Wison Tungthunya
© Wison Tungthunya

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto localiza-se na província de Udonthani, importante pólo econômico do nordeste da Tailândia na bacia do rio Mekong, fronteira de China, Tailândia, Laos, Vietnã e Camboja. O terreno, com 4.000 m² está situado em um cruzamento no anel rodoviário de Udonthani próximo a um aeroporto internacional, ao centro da cidade e comunidades residenciais suburbanas em franco crescimento. É cercado por estradas importantes nos dois lados, edifícios comerciais e o Estádio de Esportes de Udonthani.

© Wison Tungthunya
© Wison Tungthunya

Os planos dobrados e torcidos projetados a partir da entrada de automóveis geram uma forma construtiva que transmite dinamismo e articulação com a rede de transportes da cidade. Cada dobra cria não só se espaços funcionais sobrepostos, mas também uma camada espacial aberta que se desdobra como uma área multi-funcional, parcialmente coberta por um telhado estendido. O telhado simbólico protege o edifício do forte sol e chuva e oferece sombreamento para os espaços de atividades abaixo dele. Essa forma é sensível ao estilos de vida tropical local, semelhantes ao que uma casa tradicional tailandesa oferece. A ala intermediária é torcida em direção à intersecção. como uma motocicleta entrando em uma curva em máxima velocidade, com um eixo apontando para o Parque Nong Prajak, importante parque público de Udonthani.

© Wison Tungthunya
© Wison Tungthunya

As características construtivas foram definidas através de dois principais materiais. As camadas externas são feitas de compostos de alumínio, material semelhante das asas de aviões, os quais refletem mudanças do entorno no decorrer do dia. Sua aparência matinal vem da cor azul anil do céu. A cor vermelho-alaranjada do edifício no período da tarde é refletida da superfície de concreto da praça, a cor exata e textura similar à argila no solo existente local, material que foi usado na produção de cerâmicas Ban Chiang mais de 1.000 anos atrás. As luzes e cores do edifício durante o anoitecer vêm dos automóveis passantes, enquanto que à noite o edifício fica azulado por causa da luz artificial. O lado interno dos planos dobrados proporciona uma superfície contínua do chão a parede e teto.

Planta Baixa - 2° Pavimento
Planta Baixa - 2° Pavimento

O revestimento preto fosco, com textura áspera, lembra as ruas de asfalto. O material absorve luzes e sombras por completo, criando forte contraste com o exterior brilhante e reflexivo. A longa faixa da envoltória parece uma estrada que corre em linha reta e segue em balanço para o ar, para, em seguida, dobrar-se de volta ao volume do edifício como uma asa de avião da força aérea dos EUA em Udonthani, 1961. O espaço desempenha um papel importante como área de lazer e centro de aprendizagem para a juventude, a qual deve utilizá-lo como um espaço para auto-expressão. Ele também suporta atividades públicas relacionadas à arte e à cultura do norte do Isan e outros países ao redor da bacia do rio Mekong. Tais papéis,fundamentalmente, salientam a imagem e política social da empresa Nat Motors, através de espaços que conectam comunidades locais, multi-nacionais e multi-idiomas.

© Wison Tungthunya
© Wison Tungthunya

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Sobre este escritório
M space
Escritório
Cita: "Escritório Nat Motor / M space" [Nat Motor Head Office / M space] 29 Jan 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760264/escitorio-nat-motor-head-m-space> ISSN 0719-8906