O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Croácia
  5. Turato Architects
  6. 2014
  7. Casa Gumno / Turato Architects

Casa Gumno / Turato Architects

Casa Gumno / Turato Architects
Casa Gumno / Turato Architects, © Ivan Dorotić
© Ivan Dorotić

© Igor Crnković © Ivan Dorotić © Sandro Lendler © Ivan Dorotić + 21

"Gumno" (lugar para debulhar) é um platô achatado circular cercado por um muro baixo de pedra, utilizado, no passado, para debulhar grãos. O Gumno era um lugar de trabalho, esforço e cuidado, e um espaço para a interação social consistente e coerente. Gumno servia como um local para comemorar o alto rendimento da colheita, bem como um ponto de encontro onde os moradores tomavam decisões sobre questões importantes que afetariam sua comunidade.

© Ivan Dorotić
© Ivan Dorotić

Risika é uma pequena aldeia que fica na parte nordeste da ilha de Krk, na Croácia. Em uma pequena área em torno da vila, há um grande número de gumnos abandonadas, com muito mato, e, às vezes, inacessíveis. Próximo da antiga igreja da vila, no final de uma linha de pequenas casas de famílias, cercada por um muro de pedra seca, encontra-se uma pequena propriedade e um antigo Gumno bem preservado, que não tem sido usado nos últimos 40 anos.

© Ivan Dorotić
© Ivan Dorotić

Um casal residente em Rijeka, juntamente com seus dois filhos adultos, decidiu construir uma pequena casa de verão nessa localidade especial. Foi decidido que o Gumno, juntamente com o muro circular de pedra, deveria ser restaurado, e que o jardim, garagem, pomar, e olival deveriam tornar-se uma espécie de um parque contemporâneo, um lugar reanimado onde a família se reuniria com seus convidados, amigos e os moradores de Risika.

© Ivan Dorotić
© Ivan Dorotić

Devido a este cenário, a casa foi implantada nos fundos, para a parte mais alta do terreno, e construída sobre a linha divisória traseira do terreno. Isto foi feito contrariando o plano urbano inicial que tinha proposto a construção da casa por dentro da linha de edificação das casas locais, bem como a demolição do antigo Gumno.

Na fase inicial de construção, uma proposta foi apresentada aos moradores de Risika: uma recuperação organizada do matagal Macchia com a finalidade de ligar os gumnos restantes em um anel, criando um novo caminho a pé que conteria algumas áreas de descanso e pontos de encontro.

Planta Baixa - 1° Pavimento
Planta Baixa - 1° Pavimento

Além do Gumno na parte frontal do lote, e uma horta e um pomar localizado atrás da casa, a arquitetura da casa e do parque permitem uma criação espontânea de um platô exclusivo para os carros dos proprietários e seus convidados. Essa composição espacial heterogênea, vista dentro do contexto da organização da nova casa e uma infinidade de possibilidades de seu uso, cria lugares inesperados de fortes impressões e experiências diferentes. Esses lugares apresentam diferentes caráteres e condições de uso.

© Sandro Lendler
© Sandro Lendler

A casa Gumno acomoda três conteúdos completamente diferentes, uma lista  longa de desejos de todos os membros da família. A primeira é uma enorme adega, rústico contendo um konoba, que serve como um espaço de armazenmento de vinho e azeite, bem como um lugar para reuniões. A segunda é uma espaçosa sala de estar envidraçada destinada para a família. Finalmente, o terceiro é uma grande piscina com uma indispensável vista para o mar. Na parte superior da casa há quatro pequenas unidades com terraços íntimos e uma tranquila área de dormir para cada membro da família.

Planta Baixa - 2° Pavimento
Planta Baixa - 2° Pavimento

Um programa heterogêneo e espacialmente diversificado resultou em uma casa que reúne, mistura, e comprime três ambientes diferentes. Esses ambientes diferem na sua atmosfera, e são contraditórios em relação a suas espacialidades, funcionalidades e construção. O porão pesado, maciço, enterrado, grosseiramente escavado; o plano iluminado, transparente e aberto, construído em steel framing e paredes envidraçadas; e as pequenas unidades rebocadas com grandes aberturas, salientes ao longo da borda do piso térreo quadrado, cada um em busca de seu próprio ponto de vista e orientação.

© Ivan Dorotić
© Ivan Dorotić

O elemento do grande terraço, uma plataforma para reuniões, que é suportada por uma estrutura triangular maciça, conforma um terraço tranquilo sombreado para a adega (konoba), mas também a entrada coberta da casa, com uma escada curva. No terraço, locado em um cone de concreto maciço, há uma piscina de forma irregular, um caldeirão de água de variadas profundidades, contendo atrações aquáticas, com uma vista precisa sobre o Crikvenica - Novi Vinodol Riviera.

Detalhe
Detalhe

Por um lado, a casa fornece tranquilidade e um uso calmo e privado da casa de férias, mas, por outro lado, é facilmente transformada em uma estrutura extremamente rica, contendo uma série de pontos de encontro a um grande número de pessoas, numerosos amigos desta família alegre e social.

© Sandro Lendler
© Sandro Lendler

Quando a Casa Gumno ficou pronta, todos ficaram surpresos ao saber que a família decidiu mudar-se permanentemente para o que havia sido planejado como uma ''casa de verão'', e usar o apartamento da família em Rijeka apenas ocasionalmente, para estadias de trabalho de curta duração.

© Maja Bosnić
© Maja Bosnić
Cita: "Casa Gumno / Turato Architects" [Gumno House / Turato Architects] 18 Jan 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760214/casa-gumno-turato-architects> ISSN 0719-8906