Restaurante Kotobuki / Ivan Rezende Arquitetura

Restaurante Kotobuki / Ivan Rezende Arquitetura - Imagem 2 de 17Restaurante Kotobuki / Ivan Rezende Arquitetura - Imagem 3 de 17Restaurante Kotobuki / Ivan Rezende Arquitetura - Imagem 4 de 17Restaurante Kotobuki / Ivan Rezende Arquitetura - Imagem 5 de 17Restaurante Kotobuki / Ivan Rezende Arquitetura - Mais Imagens+ 12

Rio de Janeiro, Brasil
  • Equipe De Projeto: Anna Valente, Andrea Lima, Patricia Gouvea, Ana Cecilia Santana, Domenica Falacio
  • Wall Covering: Wall Covering
  • Textura Terracor: Revestimentos Rj
  • Aço Corten: Ribello Serralheria
  • Mobiliário: Novo Ambiente
  • Vidros E Espelhos: Vidroforte S. Martins Vidracaria
  • Cerâmica: Dora Wainer
  • Marmoraria: Brasil Stone
  • Sistema De Cascata E Espelho D'água: Fashion Fish
  • Ar Condicionado: Rio Flash Ar Condicionado
  • Programação Visual: Silvia Girao Acti Design
  • Marcenaria: Luis Takeshi
  • Metallic Curtains: Oficina 2
  • Lighting: La Lampe
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante Kotobuki / Ivan Rezende Arquitetura - Imagem 3 de 17
© MCA Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto de reforma do restaurante Kotobuki, bastante tradicional na culinária japonesa no Rio de Janeiro (um dos pioneiros no ramo), estava com uma linguagem arquitetônica defasada e muito aquém da alta qualidade dos produtos oferecidos. As mesas e os revestimentos estavam obsoletos e não criavam a atmosfera acolhedora que se pretendia.

A necessidade de uma ampliação lateral do restaurante acabou sendo um ótimo motivo para uma reestruturação completa do restaurante

Restaurante Kotobuki / Ivan Rezende Arquitetura - Imagem 12 de 17
© MCA Studio

O restaurante passou a ter vários ambientes diferentes com características próprias, como á área de sushi bar e os reservados para casais ou para grupos.

O interesse era a reforma de acabamentos e fachada, ampliação lateral e nova fachada lateral, reestruturação do salão principal do restaurante, criando espaços mais intimistas, e a intenção de tornar os ambientes mais atraentes e com uma linguagem contemporânea.

Restaurante Kotobuki / Ivan Rezende Arquitetura - Imagem 17 de 17
Planta Baixa

O ponto de partida para início do projeto foi à utilização de materiais que remetessem aos elementos naturais, relacionados com a cultura japonesa – madeira e pedra. Com a utilização de elementos naturais, como madeira, pedra, cerâmicas, uma cascata e a presença da cor vermelha em alguns pontos que é a cor da marca Kotobuki. Elementos gráficos foram usados na arquitetura em concordância com a programação visual dos cardápios e afins.

Restaurante Kotobuki / Ivan Rezende Arquitetura - Imagem 13 de 17
© MCA Studio

Necessidade de tornar os ambientes acolhedores para servir de cenário de agradáveis momentos. Redefinição espacial com melhoria dos fluxos. Configuração espacial do layout de forma a permitir usos diferentes entra almoço e jantar.

O layout foi revisto de forma a tirar o aspecto de refeitório do restaurante. O salão central recebeu um perímetro de sofá, dando um aspecto mais aconchegante ao restaurante. Novas áreas mais intimistas com baias fazem uma transição entre o salão e os reservados.

As mesas tipo tatame, e áreas reservadas, os lugares do balcão, dão aos clientes uma variedade de opções de ambientes. As áreas reservadas proporcionam um ambiente mais acolhedor para saborear os sushis / sashimis.

Restaurante Kotobuki / Ivan Rezende Arquitetura - Imagem 5 de 17
© MCA Studio

O cliente deixou as escolhas de materiais para o escritório de arquitetura as sugestões foram aprovadas sem hesitação.

Os materiais naturais utilizados remetem aos elementos da natureza: Água, terra, fogo e ar.

Uma fonte de água corrente, com uma parede inteira revestida em pedra natural foi localizada na entrada do restaurante, saudando as pessoas e simbolizando harmonia e prosperidade, peças de madeiras revestem paredes, entremeadas por luminárias embutidas, que remetem à cor de fogo.

O ritmo das peças de madeira colocadas no teto, que descem pelas paredes cria uma textura interessante e transforma o sushi bar em um ambiente acolhedor e agradável.

Restaurante Kotobuki / Ivan Rezende Arquitetura - Imagem 2 de 17
© MCA Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Kotobuki / Ivan Rezende Arquitetura" [Kotobuki Restaurant / Ivan Rezende Arquitetura] 12 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760200/restaurante-kotobuki-ivan-rezende-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.