High Street / Alta Architecture

High Street / Alta Architecture - Imagem 2 de 26High Street / Alta Architecture - Imagem 3 de 26High Street / Alta Architecture - Imagem 4 de 26High Street / Alta Architecture - Imagem 5 de 26High Street / Alta Architecture - Mais Imagens+ 21

Melbourne, Austrália

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no tranquilo subúrbio a leste de Melbourne, na Austrália, este terreno retangular possui 705 metros quadrados com seu norte e lado mais curto voltado para a rua.

High Street / Alta Architecture - Imagem 9 de 26
© Our Media Design Studio

Nosso programa junto ao cliente era criar uma casa com 5 dormitórios para uma grande família. Interessado em soluções arquitetônicas, o cliente fez pedidos específicos de grandes espaços abertos (internos e externos), bastante abertura à luz solar do norte, acessórios e acabamentos elegantes, mas tudo com um orçamento apertado. Era um projeto ambicioso.

High Street / Alta Architecture - Imagem 14 de 26
© Our Media Design Studio

A orientação do terreno pré-determina que o quintal seria ofuscado pela própria casa. Por isso, Não fizemos com que o quintal fosse o principal espaço ao ar livre. Introduzimos um pátio no meio do bloco, criando um espaço de atividades ao ar livre central que também tem o papel de prover ventilação e iluminação natural e adicionar outro norte ao projeto.

High Street / Alta Architecture - Imagem 13 de 26
© Our Media Design Studio

Programa

Norte - A principal fachada, voltada ao norte e de frente para rua, recebeu a sala de entrada, a garagem, as duas suítes e um hall de entrada. Permitimos que todos os espaços recebessem luz natural. O fato de que eles têm diferentes usos funcionais também nos permitiu articulá-los de forma diferente, de modo a conseguir uma presença da rua mais vibrante. A questão da privacidade nos dormitórios foi apenas tratadas usando cortinas, que foram concebidas de uma forma que quando abertas, não interferissem na fachada frontal.

High Street / Alta Architecture - Imagem 23 de 26
Planta Baixa - Térreo

Leste - Atrás da garagem dupla está o pátio central. Este espaço aberto permite que a casa tenha um formato de U, com profundidade 8 metros, eliminando eventuais espaços internos escuros e mal ventilados.

High Street / Alta Architecture - Imagem 21 de 26
© Our Media Design Studio

Sul - Para atingir uma grande visão do espaço aberto exigido pelo cliente, uma típica sala de estar, jantar e cozinha foram projetadas juntas. Este generoso espaço de 90 metros quadrados integra os três usos e interliga todas as atividades do interior e do exterior da casa. O espaço também foi conectado ao pátio central e ao quintal.

High Street / Alta Architecture - Imagem 18 de 26
© Our Media Design Studio

Oeste - Os banheiros e lavandaria foram colocados no lado oeste do bloco, utilizando a faixa de serviço que vai do norte ao sul e protegendo os outros espaços do sol do leste.

High Street / Alta Architecture - Imagem 4 de 26
© Our Media Design Studio

Exterior

Em termos de imagem do projeto, foi nossa intenção ser um bom cidadão no bairro e ao mesmo tempo alcançar algum nível de atitude e caráter em seu design. Mais importante, a fachada da habitação voltada para a rua precisa ser a protagonista deste projeto.

High Street / Alta Architecture - Imagem 20 de 26
© Our Media Design Studio

Depois de estudar as formas construídas vizinhas de telhados inclinados e triangulares, uma volumetria triangulada geral foi escolhida para ser vinculada ao seu contexto. O arquiteto alemão do século 19, Gottfried Semper, descreveu em seu escrito a ideia de cabana primitiva como sendo a origem da arquitetura vernacular; e o fato de que essa cabana simples de forma triangular é comum na maioria das culturas ao redor do mundo, pode explicar por que pessoas com diferentes origens culturais podem enxergar tal forma como atraente - é estável, e fornece um forte senso de abrigo e simplicidade; e as pessoas também tendem a associá-la com a abstração dos chalés internos de suas próprias culturas específicas.

High Street / Alta Architecture - Imagem 25 de 26
Elevação

Cada elemento de fachada possui sua própria articulação, sendo esta o balanço da varanda do nível superior, a transparência do grande pano de vidro abaixo dela, ou a pequena janela com quadro extrudado, as linhas de divisão em madeira da janela do quarto principal, e o apainelamento da porta de madeira da garagem; todos estes elementos foram amarrados juntos sob um esquema unificado de cor, e uma relação geométrica solta que permitiu que os princípios fundamentais de tal composição estrutural possam ser lidos e, mesmo assim, não serem sobrecarregados por sua rigidez.

High Street / Alta Architecture - Imagem 17 de 26
© Our Media Design Studio

A seleção de materiais externos cita seu contexto. A característica terrosa da alvenaria, o descascamento do revestimento de madeira, o brilho das folhas de metal, e a cremosidade da tinta branca, todas estas propriedades estavam prontamente disponíveis nos arredores; a qualidade única do projeto foi alcançada ao combinar e contrastar todos estes materiais.

Fachadas que são menos visíveis da rua, são muito mais simples e tratadas com menor articulação, de modo que elas competem com a fachada voltada para a rua, e ajudam a cumprir o requisito do orçamento do cliente.

High Street / Alta Architecture - Imagem 11 de 26
© Our Media Design Studio

O paisagismo melhora ainda mais a presença da habitação na rua, a passagem no jardim, direciona a aproximação das pessoas à edificação por sua frente de uma forma "cerimonial".

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "High Street / Alta Architecture" [High Street / Alta Architecture] 14 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759850/high-street-alta-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.