O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Austrália
  5. Alta Architecture
  6. 2014
  7. High Street / Alta Architecture

High Street / Alta Architecture

  • 11:00 - 14 Fevereiro, 2015
  • Traduzido por Maria Julia Martins
High Street / Alta Architecture
High Street / Alta Architecture, © Our Media Design Studio
© Our Media Design Studio

© Our Media Design Studio © Our Media Design Studio © Our Media Design Studio © Our Media Design Studio + 26

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no tranquilo subúrbio a leste de Melbourne, na Austrália, este terreno retangular possui 705 metros quadrados com seu norte e lado mais curto voltado para a rua.

© Our Media Design Studio
© Our Media Design Studio

Nosso programa junto ao cliente era criar uma casa com 5 dormitórios para uma grande família. Interessado em soluções arquitetônicas, o cliente fez pedidos específicos de grandes espaços abertos (internos e externos), bastante abertura à luz solar do norte, acessórios e acabamentos elegantes, mas tudo com um orçamento apertado. Era um projeto ambicioso.

© Our Media Design Studio
© Our Media Design Studio

A orientação do terreno pré-determina que o quintal seria ofuscado pela própria casa. Por isso, Não fizemos com que o quintal fosse o principal espaço ao ar livre. Introduzimos um pátio no meio do bloco, criando um espaço de atividades ao ar livre central que também tem o papel de prover ventilação e iluminação natural e adicionar outro norte ao projeto.

© Our Media Design Studio
© Our Media Design Studio

Programa

Norte - A principal fachada, voltada ao norte e de frente para rua, recebeu a sala de entrada, a garagem, as duas suítes e um hall de entrada. Permitimos que todos os espaços recebessem luz natural. O fato de que eles têm diferentes usos funcionais também nos permitiu articulá-los de forma diferente, de modo a conseguir uma presença da rua mais vibrante. A questão da privacidade nos dormitórios foi apenas tratadas usando cortinas, que foram concebidas de uma forma que quando abertas, não interferissem na fachada frontal.

Planta Baixa - Térreo
Planta Baixa - Térreo

Leste - Atrás da garagem dupla está o pátio central. Este espaço aberto permite que a casa tenha um formato de U, com profundidade 8 metros, eliminando eventuais espaços internos escuros e mal ventilados.

© Our Media Design Studio
© Our Media Design Studio

Sul - Para atingir uma grande visão do espaço aberto exigido pelo cliente, uma típica sala de estar, jantar e cozinha foram projetadas juntas. Este generoso espaço de 90 metros quadrados integra os três usos e interliga todas as atividades do interior e do exterior da casa. O espaço também foi conectado ao pátio central e ao quintal.

© Our Media Design Studio
© Our Media Design Studio

Oeste - Os banheiros e lavandaria foram colocados no lado oeste do bloco, utilizando a faixa de serviço que vai do norte ao sul e protegendo os outros espaços do sol do leste.

© Our Media Design Studio
© Our Media Design Studio

Exterior

Em termos de imagem do projeto, foi nossa intenção ser um bom cidadão no bairro e ao mesmo tempo alcançar algum nível de atitude e caráter em seu design. Mais importante, a fachada da habitação voltada para a rua precisa ser a protagonista deste projeto.

© Our Media Design Studio
© Our Media Design Studio

Depois de estudar as formas construídas vizinhas de telhados inclinados e triangulares, uma volumetria triangulada geral foi escolhida para ser vinculada ao seu contexto. O arquiteto alemão do século 19, Gottfried Semper, descreveu em seu escrito a ideia de cabana primitiva como sendo a origem da arquitetura vernacular; e o fato de que essa cabana simples de forma triangular é comum na maioria das culturas ao redor do mundo, pode explicar por que pessoas com diferentes origens culturais podem enxergar tal forma como atraente - é estável, e fornece um forte senso de abrigo e simplicidade; e as pessoas também tendem a associá-la com a abstração dos chalés internos de suas próprias culturas específicas.

Elevação
Elevação

Cada elemento de fachada possui sua própria articulação, sendo esta o balanço da varanda do nível superior, a transparência do grande pano de vidro abaixo dela, ou a pequena janela com quadro extrudado, as linhas de divisão em madeira da janela do quarto principal, e o apainelamento da porta de madeira da garagem; todos estes elementos foram amarrados juntos sob um esquema unificado de cor, e uma relação geométrica solta que permitiu que os princípios fundamentais de tal composição estrutural possam ser lidos e, mesmo assim, não serem sobrecarregados por sua rigidez.

© Our Media Design Studio
© Our Media Design Studio

A seleção de materiais externos cita seu contexto. A característica terrosa da alvenaria, o descascamento do revestimento de madeira, o brilho das folhas de metal, e a cremosidade da tinta branca, todas estas propriedades estavam prontamente disponíveis nos arredores; a qualidade única do projeto foi alcançada ao combinar e contrastar todos estes materiais.

Fachadas que são menos visíveis da rua, são muito mais simples e tratadas com menor articulação, de modo que elas competem com a fachada voltada para a rua, e ajudam a cumprir o requisito do orçamento do cliente.

© Our Media Design Studio
© Our Media Design Studio

O paisagismo melhora ainda mais a presença da habitação na rua, a passagem no jardim, direciona a aproximação das pessoas à edificação por sua frente de uma forma "cerimonial".

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Alta Architecture
Escritório
Cita: "High Street / Alta Architecture" [High Street / Alta Architecture] 14 Fev 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759850/high-street-alta-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.