Academia Pulse Health & Fitness / RoccoVidal Perkins+Will

Academia Pulse Health & Fitness / RoccoVidal Perkins+Will - Imagem 2 de 30Academia Pulse Health & Fitness / RoccoVidal Perkins+Will - Fachada, Janela, CorrimãoAcademia Pulse Health & Fitness / RoccoVidal Perkins+Will - Escada, Fachada, Corrimão, VigaAcademia Pulse Health & Fitness / RoccoVidal Perkins+Will - FachadaAcademia Pulse Health & Fitness / RoccoVidal Perkins+Will - Mais Imagens+ 25

  • Consultoria Academia: Luis Amoroso
  • Construtora: Macam Construções
  • Estrutura: George Maranhão Eng. E Cons. Estrutural
  • Instalações: Area Engenharia Ltda.
  • Ar Condicionado: Arplan
  • Iluminação: Foco Luz E Desenho
  • Paisagismo: Rodrigo Oliveira Paisagismo
  • Sonorização : Sva
  • Acústica: Bianca Dantas
  • Bombeiro: Área Engenharia
  • Fornecedores: Piso Vinílico - Cleaness; Piso Concreto - Concresteel; Fachada - Terracor ¨A Estufa¨; Brises e Forros - Sulmetais; Armários - Dorsa; Marcenaria - Lyra Móveis; Comunicação Visual - Duodesign; Tatame - New Fitness; Luminárias - Lumini; Vegetação e Paisagismo - Viveiro Marina; Móveis Decorativos - Cremom Design
  • Cidade: Natal
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Academia Pulse Health & Fitness / RoccoVidal Perkins+Will - Fachada
© Daniel Ducci

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Academia Pulse Health & Fitness está localizada em um bairro da Lagoa Nova, região central da cidade de Natal- Rio Grande do Norte, em um lote em declive no cruzamento das ruas Aloisio Bezerra e Dr. José Gonçalvez. São mais de 3.000 m² de área construída, projetados com a finalidade de ser uma referência no setor e de criar o melhor espaço de convivência que celebre a saúde e a qualidade de vida. A academia não tem como objetivo o culto ao corpo ou a determinadas faixas etárias; a proposta era consolidar um ambiente qualificado voltado à família. Para cumprir com este objetivo, o programa foi exaustivamente discutido entre o cliente, a arquitetura e a consultoria especializada, trazendo estes benefícios aos usuários através de uma grande diversidade de aulas, modalidades e espaços.

Academia Pulse Health & Fitness / RoccoVidal Perkins+Will - Cadeira
© Daniel Ducci

Desta forma necessitávamos de espaços flexíveis e capazes de se adaptarem as necessidades e as constantes atualizações do mercado. Os espaços se articulam em dois blocos (bloco serviços / bloco da academia) voltados a um grande pátio central com pé direito quádruplo onde se localiza a circulação vertical. A iluminação zenital que desponta no pátio, juntamente com as palmeiras, foi pensada para passar a sensação de prática esportiva outdoor. O edifício é recoberto em brise amadeirado, recebendo como cobertura uma grande ‘casca’ que unifica os dois blocos em um conjunto coeso e harmônico. A preocupação com o clima local foi, desde o início, o mote principal da concepção da fachada buscando diluir as barreiras físicas (internas e externas) através de panos de vidro, ao mesmo tempo protegendo-as do forte calor local. 

Academia Pulse Health & Fitness / RoccoVidal Perkins+Will - Fachada, Janela
© Daniel Ducci

A entrada da principal da academia acontece pela rua Aloisio Bezerra, onde está a grande fachada com dois pavimentos aflorados do térreo com um grande painel de brise-soleil de madeira e uma marquise de concreto que se abrem para a rua. O usuário tem acesso a academia por um enorme deque de madeira que fica envolvido por bancos de madeira lembrando calçadões de praia. Neste nível do calçadão, além da entrada e do acesso principal da academia, estão mais dois espaços comerciais: um salão de beleza e uma lanchonete de comida saudável. Na recepção, um grande balcão desenhado exclusivamente pela RoccoVidal Perkins+Will dá as boas-vindas ao frequentador e a parede de vidro ao fundo apresenta um pouco do que está por vir dentro da academia.

Academia Pulse Health & Fitness / RoccoVidal Perkins+Will - Escada, Fachada, Corrimão, Viga
© Daniel Ducci

A átrio central é o grande organizador e integrador do projeto, conectando visualmente os quatro níveis da academia; neste átrio também estão localizados os sanitários individuais, a escada cascata em concreto aparente e os elevadores. Ainda neste nível está o grande salão da musculação, divido em áreas de equipamentos e de pesos livres identificados pela diferença de pisos (borracha de 15mm e piso amadeirado). O pé-direito duplo e as lajes de fôrmas cubetas em concreto aparentes dão muita personalidade e identidade ao local. Passarelas de concreto cruzam este espaço e são alguns dos elementos que dão movimento e dinâmica ao espaço. 

Academia Pulse Health & Fitness / RoccoVidal Perkins+Will - Prateleira, Corrimão
© Daniel Ducci

No pavimento superior estão localizadas as atividades cardiovasculares em ambos os blocos. Neste nível o grande destaque é a Sala de Spinning, que teve como solução proposta pela arquitetura a criação de uma sala de desnível (arquibancada) com forro e iluminação especial, e o volume da sala no conjunto como um bloco elevado. As atividades de escritório e de avaliação clínica estão distribuídas neste bloco frontal. A sala de espera do spinning e da sala de avaliação clínica é composta por bancos de madeira natural e por “Bubble-Chair com estofamento azul que parecem flutuar na espera e criam uma ligação da arquitetura somado ao design de uma forma muito provocativa, onde interiores e arquitetura conversam e estão intimamente integrados como solução. 

Academia Pulse Health & Fitness / RoccoVidal Perkins+Will - Fachada, Janela
© Daniel Ducci

No próximo pavimento estão localizados o terraço e as áreas de salas de aula. O terraço foi pensado para ser um espaço multiuso para aulas, comemorações e festividade e um ponto de encontro para os alunos. Ainda neste nível está um ambiente composto de 03 salas de aula com características distintas. A primeira sala é um espaço de BOX de CROSS_FIT, atividade muito difundida no Brasil e em grande expansão. A outra sala comporta atividades relacionadas a lutas, toda forrada de tatames de altíssima qualidade e com suportes para sacos de areia. Por fim, a última sala possui piso vinílico e espelhos direcionados para a prática de danças, aulas de abdominais e circuitos podem ser ministradas. Para integrar as salas, foi utilizada uma grande caixa de OSB trazendo novamente a identidade ao local.

Academia Pulse Health & Fitness / RoccoVidal Perkins+Will - Fachada, Janela, Corrimão
© Daniel Ducci

No andar abaixo do nível da recepção de entrada encontram-se os vestiários masculino e feminino, com as suas respectivas saunas úmidas com luz natural. Neste nível também está a praça de convivência e seus jardins e o espaço das crianças, com toda a infraestrutura necessária para dar conforto e comodidade à família. Externamente, o estacionamento para 40 vagas, o bicicletário e áreas de suporte e de professores da academia dão contornos finais ao projeto. 

Academia Pulse Health & Fitness / RoccoVidal Perkins+Will - Cadeira
© Daniel Ducci

As salas e ambientes de atividade física são climatizadas e sonorizadas. Todas receberam um tratamento acústico para não criar conflito e desconforto aos imóveis da vizinhança. O concreto aparente, a madeira, vidros e o alumínio cinza chumbo são a base da palheta de materiais da academia.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Natal - RN, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Academia Pulse Health & Fitness / RoccoVidal Perkins+Will" 31 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759724/academia-pulse-health-and-fitness-roccovidal-perkins-plus-will> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.