O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Bibliotecas
  4. Eslováquia
  5. a02 Atelier
  6. 2013
  7. Biblioteca da Universidade / a02 Atelier

Biblioteca da Universidade / a02 Atelier

  • 13:00 - 14 Janeiro, 2015
  • Traduzido por Arthur Stofella
Biblioteca da Universidade / a02 Atelier
Biblioteca da Universidade  / a02 Atelier, © Vladimir Yurkovic
© Vladimir Yurkovic

© Vladimir Yurkovic © Vladimir Yurkovic © Vladimir Yurkovic © Vladimir Yurkovic + 33

  • Arquitetos

  • Localização

    Fakulta riadenia a informatiky Žilinskej univerzity v Ružomberku, Katolícka univerzita v Ružomberku, Hrabovská cesta, 034 01 Ruzomberok-Ružomberok, Eslováquia
  • Área

    2066 m²
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

  • Projeto Arquitetônico

    Ing. Arch. Stanislav Šutvaj, A02 Ateliér, Dolný Kubín Ing. Ján Potoma, A-Projekt, Ružomberok
  • Colaborador

    Mgr. Art. Matúš Bišťan
  • Projetista Geral

    A-PROJECT, Ružomberok
  • Engenheiro de Projetos Sênior

    Ing. Ján Potoma, Ing. Arch. Stanislav Šutvaj
  • Empreiteiro Geral

    Swietelsky Slovakia, Spol. S.R.O.
  • Mais informações Menos informações
© Vladimir Yurkovic
© Vladimir Yurkovic

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia da futura expansão das instalações da Universidade Católica de Ružomberok já foi delineada num concurso de arquitetura e urbanismo para um campus universitário em 2006. O projeto de uma nova biblioteca foi preparado em 2009-2010 e a construção em si, começou em julho de 2011. O prédio da biblioteca diz respeito à primeira fase do projeto do campus universitário. Residências, superestruturas dos edifícios da Faculdade de Artes e Letras e da Faculdade de Educação, a edificação da Faculdade de Direito, uma capela, novo auditório, sala de concertos e estacionamento subterrâneo devem ser concluídos nas etapas futuras na sequência do estudo de desenvolvimento espacial completo.

© Vladimir Yurkovic
© Vladimir Yurkovic

O edifício oferece aos estudantes e ao público acesso a cerca de 700.000 volumes, cerca de 500 áreas de estudo, espaços de conferências e exposições e outras instalações adicionais em uma área de cerca de 5.000 m² designados para funções públicas. Devido aos requisitos para a biblioteca ser uma ferramenta moderna, fornecendo informações e uma ampla gama de educação ou da vida cultural e social, o espaço é projetado para ser aberto e multifuncional com várias formas de busca de recursos e estudos, oferecendo oportunidades secundárias (por exemplo, palestras, treinamento, publicação, atividades de clube literários e artísticos, atividades multimídia, culturais e eventos sociais).

Planta Baixa Terceiro Pavimento
Planta Baixa Terceiro Pavimento

De um ponto de vista arquitetônico, a biblioteca é interconectada ao volume existente (ou antecipado) e à estrutura operacional do campus o qual tem sua base estrutural formada pela estrutura original do arquiteto Škorupa. A operação de acessibilidade pública dos espaços da biblioteca é dividida em três pavimentos acima do solo e um abaixo (incluindo a parte do quarto pavimento acima do solo com clubes e espaços culturais e sociais).

© Vladimir Yurkovic
© Vladimir Yurkovic

O pavimento térreo consiste no espaço de entrada, informação e zona de controle (registro, balcão de circulação), espaços da livraria - catálogos, seções de acesso rápido (livros didáticos, revistas, internet, acesso livre ao estoque da biblioteca, áreas de estudo e de trabalho). Há mezaninos abertos desde a entrada da biblioteca por todos os andares públicos, sendo o centro de comunicação vertical.

© Vladimir Yurkovic
© Vladimir Yurkovic

O segundo e o terceiro pavimento acima do solo contém setores com livre acesso ao estoque da livraria, áreas de estudo (incluindo uma sala de estudos silenciosa e escritórios para pequenos grupos), salas multimídia e de conferência.

Corte 1
Corte 1

O quarto pavimento acima do solo tem uma natureza específica que permite que os visitantes vejam a biblioteca como um centro multifuncional que oferece diversas atividades (literárias, artísticas ou uma mistura de gêneros artísticos), culturais e sociais (apresentações de literatura e obras de arte, exposições, inaugurações, espaço para fóruns de discussão, apresentações multimídia, etc.). Isso inclui o uso do espaço do telhado no 3º pavimento elevado como um espaço aberto para exposições ou montagem. Este espaço também está interligado com uma pequena sala de café à entrada da biblioteca.

© Vladimir Yurkovic
© Vladimir Yurkovic

O edifício foi implementado como um esqueleto reforçado monolítico. A fachada é de painéis metálicos Alucobond verticalmente estruturados, com janelas de alumínio inseridas, apoiando a malha utilizada. As peças de construção são complementadas com uma fachada totalmente envidraçada (a parte administrativa do edifício, a área de entrada da biblioteca, parte das áreas de estudo).

© Vladimir Yurkovic
© Vladimir Yurkovic
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Biblioteca da Universidade / a02 Atelier" [University Library / a02 Atelier] 14 Jan 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Stofella, Arthur) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759574/biblioteca-da-universidade-a02-atelier> ISSN 0719-8906