Biblioteca da Universidade / a02 Atelier

Biblioteca da Universidade  / a02 Atelier - Imagem 2 de 33Biblioteca da Universidade  / a02 Atelier - Imagem 3 de 33Biblioteca da Universidade  / a02 Atelier - Imagem 4 de 33Biblioteca da Universidade  / a02 Atelier - Imagem 5 de 33Biblioteca da Universidade  / a02 Atelier - Mais Imagens+ 28

  • Projeto Arquitetônico: Ing. Arch. Stanislav Šutvaj, A02 Ateliér, Dolný Kubín Ing. Ján Potoma, A-Projekt, Ružomberok
  • Colaborador: Mgr. Art. Matúš Bišťan
  • Projetista Geral: A-PROJECT, Ružomberok
  • Engenheiro De Projetos Sênior: Ing. Ján Potoma, Ing. Arch. Stanislav Šutvaj
  • Empreiteiro Geral: Swietelsky Slovakia, Spol. S.R.O.
  • Cidade: Ruzomberok
  • País: Eslováquia
Mais informaçõesMenos informações
Biblioteca da Universidade  / a02 Atelier - Imagem 19 de 33
© Vladimir Yurkovic

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia da futura expansão das instalações da Universidade Católica de Ružomberok já foi delineada num concurso de arquitetura e urbanismo para um campus universitário em 2006. O projeto de uma nova biblioteca foi preparado em 2009-2010 e a construção em si, começou em julho de 2011. O prédio da biblioteca diz respeito à primeira fase do projeto do campus universitário. Residências, superestruturas dos edifícios da Faculdade de Artes e Letras e da Faculdade de Educação, a edificação da Faculdade de Direito, uma capela, novo auditório, sala de concertos e estacionamento subterrâneo devem ser concluídos nas etapas futuras na sequência do estudo de desenvolvimento espacial completo.

Biblioteca da Universidade  / a02 Atelier - Imagem 15 de 33
© Vladimir Yurkovic

O edifício oferece aos estudantes e ao público acesso a cerca de 700.000 volumes, cerca de 500 áreas de estudo, espaços de conferências e exposições e outras instalações adicionais em uma área de cerca de 5.000 m² designados para funções públicas. Devido aos requisitos para a biblioteca ser uma ferramenta moderna, fornecendo informações e uma ampla gama de educação ou da vida cultural e social, o espaço é projetado para ser aberto e multifuncional com várias formas de busca de recursos e estudos, oferecendo oportunidades secundárias (por exemplo, palestras, treinamento, publicação, atividades de clube literários e artísticos, atividades multimídia, culturais e eventos sociais).

Biblioteca da Universidade  / a02 Atelier - Imagem 26 de 33
Planta Baixa Terceiro Pavimento

De um ponto de vista arquitetônico, a biblioteca é interconectada ao volume existente (ou antecipado) e à estrutura operacional do campus o qual tem sua base estrutural formada pela estrutura original do arquiteto Škorupa. A operação de acessibilidade pública dos espaços da biblioteca é dividida em três pavimentos acima do solo e um abaixo (incluindo a parte do quarto pavimento acima do solo com clubes e espaços culturais e sociais).

Biblioteca da Universidade  / a02 Atelier - Imagem 4 de 33
© Vladimir Yurkovic

O pavimento térreo consiste no espaço de entrada, informação e zona de controle (registro, balcão de circulação), espaços da livraria - catálogos, seções de acesso rápido (livros didáticos, revistas, internet, acesso livre ao estoque da biblioteca, áreas de estudo e de trabalho). Há mezaninos abertos desde a entrada da biblioteca por todos os andares públicos, sendo o centro de comunicação vertical.

Biblioteca da Universidade  / a02 Atelier - Imagem 17 de 33
© Vladimir Yurkovic

O segundo e o terceiro pavimento acima do solo contém setores com livre acesso ao estoque da livraria, áreas de estudo (incluindo uma sala de estudos silenciosa e escritórios para pequenos grupos), salas multimídia e de conferência.

Biblioteca da Universidade  / a02 Atelier - Imagem 32 de 33
Corte 1

O quarto pavimento acima do solo tem uma natureza específica que permite que os visitantes vejam a biblioteca como um centro multifuncional que oferece diversas atividades (literárias, artísticas ou uma mistura de gêneros artísticos), culturais e sociais (apresentações de literatura e obras de arte, exposições, inaugurações, espaço para fóruns de discussão, apresentações multimídia, etc.). Isso inclui o uso do espaço do telhado no 3º pavimento elevado como um espaço aberto para exposições ou montagem. Este espaço também está interligado com uma pequena sala de café à entrada da biblioteca.

Biblioteca da Universidade  / a02 Atelier - Imagem 18 de 33
© Vladimir Yurkovic

O edifício foi implementado como um esqueleto reforçado monolítico. A fachada é de painéis metálicos Alucobond verticalmente estruturados, com janelas de alumínio inseridas, apoiando a malha utilizada. As peças de construção são complementadas com uma fachada totalmente envidraçada (a parte administrativa do edifício, a área de entrada da biblioteca, parte das áreas de estudo).

Biblioteca da Universidade  / a02 Atelier - Imagem 10 de 33
© Vladimir Yurkovic

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Fakulta riadenia a informatiky Žilinskej univerzity v Ružomberku, Katolícka univerzita v Ružomberku, Hrabovská cesta, 034 01 Ruzomberok-Ružomberok, Eslováquia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca da Universidade / a02 Atelier" [University Library / a02 Atelier] 14 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759574/biblioteca-da-universidade-a02-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.