Apartamentos na Cobertura de um Shopping / OFIS arhitekti

Apartamentos na Cobertura de um Shopping / OFIS arhitekti - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: OFIS Architects; OFIS Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2006

Descrição enviada pela equipe de projeto. A tarefa inicial foi a construção de um shopping center num terreno onde já existia um.

Além disso o novo projeto propôs o uso do telhado do shopping como um volume inicial - como novos apartamentos.

A massa de madeira localizada no centro da vila de Bohinjska Bistrica na área dos alpes do Lago Bohinj. A vila possui vistas belas em direção às montanhas mas, infelizmente, foi danificada arquitetonicamente nos anos 60 com uma fábrica de tecidos e conjuntos habitacionais que foram construídos em seu redor. A fábrica de tecidos foi fechada posteriormente e o terreno então ocupado pelo antigo shopping center e, atualmente, pelo novo. As vistas laterais, por este motivo, não são muito boas.

A organização das habitações e o envelope dos apartamentos são abertos em direção às montanhas e para o sol. Portanto, a fachada frontal de madeira é em sua maioria transparente, com janelas panorâmicas. A fachada lateral é fechada - as janelas se abrem para a varanda que é cortada no volume. Das janelas laterais também pode-se visualizar as montanhas.

O volume em degraus da edificação segue a silhueta da paisagem circundante. No topo do shopping center, os apartamentos são definidos na forma de volumes em L. Do oeste, fortes ventos e neve atingem a fachada, que esta aberta somente em direção às varandas fechadas feitas em ardósia cinza - é projetada como um telhado vertical. Volumes em L fecham o jardim comunal interior que é o teto do shopping center.

A fachada frontal e do pátio é quente e aberta, feita de faixas verticais de madeira em diferentes ritmos.

Madeira de lariço local e ardósia em padrões diagonais são materiais tradicionais utilizados para o telhado e para a fachada. Um jogo de transparência formado por faixas verticais de madeira que formam as cercas da varanda, painéis da fachada ou máscaras caracterizam a parte norte e sul da edificação. No lado leste e oeste a textura em forma de losango do telhado inclinado interpola em superfícies verticais que protegem os apartamentos da neve e do vento. A fachada do shopping center é uma combinação de painéis de vidro e aço.

Os apartamentos são de tamanhos diferentes - desde estúdios com 40 m² até apartamentos de 120 m² com galerias. São feitos de materiais locais como pisos de madeira de carvalho; banheiros com azulejos de granito e grandes janelas com persianas de metal. O conceito de estrutura é feito de tal forma, que as plantas são flexíveis, já que as paredes estruturais são somente àquelas que separam o apartamento do restante da edificação. Todas as paredes internas não são estruturais.

A estrutura é feita com uma combinação de colunas na área de shopping center e paredes estruturais na área de depósito e serviços do shopping. A mesma estrutura é adaptada para o porão, onde se localiza o estacionamento, e nos pavimentos superiores onde se situam os apartamentos. As lajes são de concreto armado, o restante das paredes são de alvenaria de tijolos.

O telhado inclinado é feito com a combinação de uma cobertura plana no topo do edifício. O propósito é de esconder as instalações como chaminés, ventilação e ar-condicionado externo.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bohinjska Bistrica, Bohinj, Eslovênia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamentos na Cobertura de um Shopping / OFIS arhitekti" [Shopping Roof Apartments / OFIS arhitekti] 01 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759554/apartamentos-no-telhado-de-um-shopping-ofis-arhitekti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.