O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Eslovênia
  5. OFIS Architects
  6. 2006
  7. Apartamentos na Cobertura de um Shopping / OFIS arhitekti

Apartamentos na Cobertura de um Shopping / OFIS arhitekti

  • 13:00 - 1 Janeiro, 2015
  • Traduzido por Arthur Stofella
Apartamentos na Cobertura de um Shopping / OFIS arhitekti
Apartamentos na Cobertura de um Shopping / OFIS arhitekti

Apartamentos na Cobertura de um Shopping / OFIS arhitekti Apartamentos na Cobertura de um Shopping / OFIS arhitekti Apartamentos na Cobertura de um Shopping / OFIS arhitekti Apartamentos na Cobertura de um Shopping / OFIS arhitekti + 34

  • Arquitetos

  • Localização

    Bohinjska Bistrica, Bohinj, Eslovênia
  • Arquiteto

    OFIS arhitekti
  • Projeto do Shopping Center

    Jelka Šolmajer (Mercator Optima)
  • Colaboradores

    Rok Oman, Špela Videčnik, Martina Lipicer, Meta Fortuna, Andrej Gregoric
  • Engenharia Estrutural

    Milan Sorc, Projecta d.o.o. Ljubljana
  • Engenharia Técnica

    Matej Jelen, Bambi d.n.o.
  • Empreiteiro

    Gradis Skupina G d.d., Ljubljana
  • Cliente

    Gradis Skupina G d.d., Ljubljana
  • Orçamento

    4,5 M EURO (US $7,08 M)
  • Área

    4200.0 m2
  • Ano do projeto

    2006

Descrição enviada pela equipe de projeto. A tarefa inicial foi a construção de um shopping center num terreno onde já existia um.

Além disso o novo projeto propôs o uso do telhado do shopping como um volume inicial - como novos apartamentos.

A massa de madeira localizada no centro da vila de Bohinjska Bistrica na área dos alpes do Lago Bohinj. A vila possui vistas belas em direção às montanhas mas, infelizmente, foi danificada arquitetonicamente nos anos 60 com uma fábrica de tecidos e conjuntos habitacionais que foram construídos em seu redor. A fábrica de tecidos foi fechada posteriormente e o terreno então ocupado pelo antigo shopping center e, atualmente, pelo novo. As vistas laterais, por este motivo, não são muito boas.

A organização das habitações e o envelope dos apartamentos são abertos em direção às montanhas e para o sol. Portanto, a fachada frontal de madeira é em sua maioria transparente, com janelas panorâmicas. A fachada lateral é fechada - as janelas se abrem para a varanda que é cortada no volume. Das janelas laterais também pode-se visualizar as montanhas.

O volume em degraus da edificação segue a silhueta da paisagem circundante. No topo do shopping center, os apartamentos são definidos na forma de volumes em L. Do oeste, fortes ventos e neve atingem a fachada, que esta aberta somente em direção às varandas fechadas feitas em ardósia cinza - é projetada como um telhado vertical. Volumes em L fecham o jardim comunal interior que é o teto do shopping center.

A fachada frontal e do pátio é quente e aberta, feita de faixas verticais de madeira em diferentes ritmos.

Madeira de lariço local e ardósia em padrões diagonais são materiais tradicionais utilizados para o telhado e para a fachada. Um jogo de transparência formado por faixas verticais de madeira que formam as cercas da varanda, painéis da fachada ou máscaras caracterizam a parte norte e sul da edificação. No lado leste e oeste a textura em forma de losango do telhado inclinado interpola em superfícies verticais que protegem os apartamentos da neve e do vento. A fachada do shopping center é uma combinação de painéis de vidro e aço.

Os apartamentos são de tamanhos diferentes - desde estúdios com 40 m² até apartamentos de 120 m² com galerias. São feitos de materiais locais como pisos de madeira de carvalho; banheiros com azulejos de granito e grandes janelas com persianas de metal. O conceito de estrutura é feito de tal forma, que as plantas são flexíveis, já que as paredes estruturais são somente àquelas que separam o apartamento do restante da edificação. Todas as paredes internas não são estruturais.

A estrutura é feita com uma combinação de colunas na área de shopping center e paredes estruturais na área de depósito e serviços do shopping. A mesma estrutura é adaptada para o porão, onde se localiza o estacionamento, e nos pavimentos superiores onde se situam os apartamentos. As lajes são de concreto armado, o restante das paredes são de alvenaria de tijolos.

O telhado inclinado é feito com a combinação de uma cobertura plana no topo do edifício. O propósito é de esconder as instalações como chaminés, ventilação e ar-condicionado externo.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Apartamentos na Cobertura de um Shopping / OFIS arhitekti" [Shopping Roof Apartments / OFIS arhitekti] 01 Jan 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Stofella, Arthur) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759554/apartamentos-no-telhado-de-um-shopping-ofis-arhitekti> ISSN 0719-8906