Casa entre Pinheiros / XPIRAL

Casa entre Pinheiros / XPIRAL - Imagem 2 de 35Casa entre Pinheiros / XPIRAL - Imagem 3 de 35Casa entre Pinheiros / XPIRAL - Imagem 4 de 35Casa entre Pinheiros / XPIRAL - Imagem 5 de 35Casa entre Pinheiros / XPIRAL - Mais Imagens+ 30

Murcia, Espanha
  • Arquitetos: XPIRAL; XPIRAL / Javier Peña Galiano
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  467
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2006
  • Fotógrafo
    Fotografias:JARF

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa entre pinheiros age como uma interface entre a vida doméstica e a terra. Ela é um dispositivo que permite habitar o terreno. Não é uma casa para as férias mas para uso rotineiro. Desta forma, todo o espaço é para a satisfação de seus habitantes.

A área inferior é um vazio na montanha, incrustada com os usos que quase não necessitam de luz solar e o principal acesso ao piso superior. Entre este acesso e outro para o terreno, a sombra da área em balanço cria um hall suburbano exterior, pensado como um acesso de carro.

Casa entre Pinheiros / XPIRAL - Imagem 11 de 35

A parte superior é uma peça em forma de grampo preso à rocha. Ela permanece suspensa e através de seus vazios, nas fachadas sul e leste, o sol e a brisa entram no espaço habitável.

O pátio central oferece uma abertura máxima entre o interior e exterior, sem que haja falta de privacidade. As paredes são completamente transparentes então, durante a noite, quando as luzes estão acesas, todos os espaços da residência se tornam um espaço unitário.

Casa entre Pinheiros / XPIRAL - Imagem 3 de 35

Dispositivos de instalação são situados em uma cavidade periférica de modo que são facilmente acessíveis para a manutenção a partir do exterior. Dessa forma você pode ver os materiais sem qualquer maquiagem: concreto, argila térmica. A cobertura de aço embrulha tudo, como um véu. Ela nos protege das intempéries do tempo e contra a agressão da vista de outros, e nos permite olhar para os pontos que desejamos.

Acima de tudo, na área mais ensolarada, há um solário e uma piscina que recebem uma melhor exposição solar e possuem as melhores vistas. O telhado bloqueia a visão da vizinhança, e leva o olho para o horizonte, o vale, as montanhas ...

Casa entre Pinheiros / XPIRAL - Imagem 7 de 35

Sustentabilidade

Aspectos formais

Por razões da relação peculiar com o terreno, obtivemos fachadas abertas para as melhores orientações: sul e leste.

A geometria da residência define um espaço arejado com sombras sob o balanço, onde as condições são ótimas, mesmo nos dias mais quentes.

A floresta é o jardim da casa. Uma vez concluídos os trabalhos, o mesmo número de árvores retiradas foram replantadas ao redor da residência. A matéria vegetal foi recuperada por uma hidro-sementeira com sementes nativas que permitiram uma dispersão natural das espécies.

Casa entre Pinheiros / XPIRAL - Imagem 13 de 35

Materiais Construtivos

Utilizamos materiais naturais que vinculam a casa com o meio ambiente: as pedras do terreno foram reutilizadas como matéria prima para os muros de arrimo; a vegetação é utilizada como material de construção; pavimentos externos são feitos de madeira.

Materiais de "tecnologia de ponta" como painéis Robertson em sanduíche, vidros "espelho térmico" ou argila térmica são utilizadas para conduzir uma performance energética otimizada.

Casa entre Pinheiros / XPIRAL - Imagem 19 de 35

Sistema construtivo

O sol é filtrado por um sistema de ripas móveis e vidro do tipo "espelho térmico".

As janelas são equipadas com grelhas A.S.K que garantem uma ventilação cruzada leve e contínua com um mínimo de vazamento do aquecimento ou condicionamento do ar.

A estrutura e as paredes são envoltas por uma camada de painel Robertson em sanduíche e uma cavidade de ar que confere à residência uma inércia considerável que permite manter a temperatura interior estável.

Casa entre Pinheiros / XPIRAL - Imagem 2 de 35

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa entre Pinheiros / XPIRAL" [House among Pines / XPIRAL] 30 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759535/casa-entre-pinheiros-xpiral> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.