BMW Welt / Coop Himmelb(l)au

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BMW Welt / Coop Himmelb(l)auBMW Welt / Coop Himmelb(l)auBMW Welt / Coop Himmelb(l)auBMW Welt / Coop Himmelb(l)au+ 18

  • Arquitetos: Coop Himmelb(l)au
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  25000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2007
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Clauss Markisen, Erco, FAPRESA, FMG, Glassolutions, Gretsch­-Unitas, POHL, Shacko, Waagner-Biro Stahlbau AG
  • Arquiteto:Coop Himmelb(l)au
  • Diretor Encarregado:Wolf D. Prix
  • Arquiteto Projetista:Paul Kath
  • Equipe De Projeto:Hans Aescht, Beatrix Basting, Guy Bebiè, Chris Beccone, Johannes Behrens, Marcelo Bernardi, Pawel Bodzak, Verena Boyer, Antja Bulthaup, Timo Carl, Jan Chaldil, Ing Tse Chen, Tadeusz Chimiak, Andrea Christmann, Patrick Erhardt, Stephan Exsternbrink, Wolfgang Fiel, Benedikt Frass, Helmut Frötscher, Volker Gessendorfer, Andrea Graser, Lukas Haller, Markus Henning, Armin Hess, Jens Hoff, Tamas Horvath, Robert Huebser, Astrid Jagersberger, Marin Jurycz, Gregor Kassl, Areta Keller, Markus Klausecker, Tobias Klein, Martin Konrad, Quirin Krumbholz, Caroline Kufferath, Marion Lattenmayer, Stefan Laub, Wolfgang Leitgeb, Andreas Mieling, Karin Miesenberger, Dennis Milam, Elke Müller, Henrike Münker, Claudia Nehammer, Martin Oberascher, Alexander Ott, Stefan Pfefferle, Florian Pfeifer, Markus Pillhofer, Ekkehard Rehfeld, Goswin Rothenthal, Wolfgang Ruthensteiner, Jasmin Sauerbier, Florian Schafschetzy, Kristina Schinegger, Karolin Schmidbaur, Patrick Schneider, Katharina Schneider, Hubert Schoba, Angus Schoenberger, Andrea Schöning, Anja Sorger, Gernot Stangl, Mark Steinmetz, Sigrid Steinwender, Martina Tippelskirch, Dionicio Valdez, Pascal Vauclair, Akvile Rimantaite, Andreas Weissenbach, Heribert Wolfmayer, Irina Zahler
  • Arquitetos Projetistas Parciais:Günther Weber, Penelope Rüttimann, Renate Weissenböck, Mona Marbach, Verena Perius
  • País:Alemanha
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Concepção

A realização das instalações do edifício técnico no âmbito da arquitetura levou a um modelo de planejamento em blocos temáticos:

Hall

Um conceito de baixa tecnologia otimizado de forma ecológica utilizando métodos de tecnologia de ponta.

A solução técnica aqui é baseada na experiência anterior com grandes salões. Todos os recursos necessários foram realizados com sucesso de acordo com um conceito de baixa tecnologia. As inter-relações da luz do dia e da luz artificial com clima ambiente e com a acústica influenciam o sentimento de bem-estar nas pessoas no Hall. O conceito para os sistemas de construção tecnológicos ocupa essas relações e as integra de forma interdependente, adaptando o seu raio de influência, ao modificar suas dimensões ou edifício com mecanismos de controlo adequados. Um dos principais objetivos ao projetar os sistemas era o de economizar energia. Este é atingido através da minimização do aparelho mecânico para ventilação, aquecimento e arrefecimento. O gigantesco salão é, então, concebido como uma área sub-climática, naturalmente ventilada e com aquecimento solar, um espaço multifuncional que não segue os requisitos de modos habituais para o aquecimento e a ventilação.

Uma fonte de ar natural é gerada por correntes térmicas, pressão do vento e turbulências quando o ar se acumula na área da fachada e projeção do telhado. A entrada e saída de ar ocorrem através de aberturas controladas automaticamente. O sistema de "arejamento natural" fornece ar fresco o suficiente para o Hall.

O sistema de telhado do salão tem um significado especial para o complexo composto de calor, frio e ar. Uma simulação 3D de correntes termais e de ar foi realizada com o objetivo de investigar a propagação da fumaça do escapamento dos carros que circulam no nível Premiere. Cálculos iterativos foram então realizados para otimizar a disposição de entrada e saída de ar para a troca de ar natural de modo que fosse possível que se mantenha abaixo do valor limite permitido de cerca de dez por cento.

Premiere

A difusão do gás de exaustão é prevenida através de pressão negativa.

A principal tarefa do novo BMW Welt é entregar carros - na seção Premiere - com todos os conceitos voltados para melhorar a experiência da entrega. Por causa dos gases de exaustão que esta tarefa envolve, considerações especiais e cálculos tiveram que ser feitas quanto ao plano de ventilação, uma vez que o Premiere é aberto ao Hall - o maior espaço neste mundo experimental. Além de simplesmente ajustar o volume de correntes de entrada e saída de ar, ele também foi importante para extrair os gases de exaustão diretamente e bombear ar fresco. O planejamento aqui foi baseado em um volume de negócios estimado de 40 carros por hora, ou 250 carros por dia.

Fórum

Uma sala dentro de outra para flexibilidade máxima.

O Fórum é uma área para eventos separada para até 1200 pessoas, equipada para satisfazer as especificações de um teatro completo ou sala de conferência.

A tecnologia de ventilação cumpre as elevadas exigências de conforto e isolamento acústico colocados em uma área tão sensível quando se está situado no meio de outras áreas funcionais. As instalações técnicas para esta área especial foram projetadas de forma independente, incluindo um plano para integrá-las na arquitetura. O ar é fornecido lateralmente via jatos de ar e é extraído através do teto como o ar de exaustão. Com base no número de pessoas na sala, é possível ajustar o volume de ar infinitamente.

Torre

A Island Solutions coloca elevadas exigências em sistemas de construção para garantir o bem estar.

O equipamento técnico discretamente suporta as funções gastronômicas. Em locais onde os convidados passam grandes períodos de tempo, as fontes de ar são colocadas próximas ao chão. A fim de garantir uma qualidade agradável do ar, mesmo perto das fachadas de vidro, os perfis de suporte da fachada vertical são aquecidos para evitar as correntes descendentes frias típicas deste tipo de construção.

Cone Duplo

Um espaço para eventos, com todas as opções de um lugar para reunião pública.

O Cone Duplo é usado como um espaço para exposições e para eventos especiais. O ar é trazida por meio de um sistema de baixa indução ao longo da base da fachada e flui para o telhado através da abertura no topo do cone. O condicionamento da ar do solo e os resfriadores de ar na parede e chão garantem o nível necessário de conforto. Nas estações intermediárias, a ventilação natural através das persianas nas fachadas é utilizada. O projeto estrutural do BMW Welt representa um desafio especial para determinar a forma de conduzir as linhas de abastecimento. Devido ao espaço vasto sem apoio, que é suportado por apenas 11 colunas, além dos poços de elevador, as seções transversais de abastecimento para os pisos das salas e da Torre tiveram de ser integradas em algumas seções transversais do núcleo de apoio. Esta situação exigiu uma coordenação estreita em uma fase bastante inicial do projeto entre os responsáveis pela engenharia estrutural, o encaminhamento de serviços de instalação e tecnologia de construção.

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Cita: "BMW Welt / Coop Himmelb(l)au" [BMW Welt / Coop Himmelb(l)au] 30 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759485/bmw-welt-coop-himmelb-l-au> ISSN 0719-8906

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