Restaurante do Lago / mass arquitetura e Norea De Vitto

Restaurante do Lago / mass arquitetura e Norea De Vitto - Imagem 2 de 21Restaurante do Lago / mass arquitetura e Norea De Vitto - Imagem 3 de 21Restaurante do Lago / mass arquitetura e Norea De Vitto - Imagem 4 de 21Restaurante do Lago / mass arquitetura e Norea De Vitto - Imagem 5 de 21Restaurante do Lago / mass arquitetura e Norea De Vitto - Mais Imagens+ 16

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Norea De Vitto , mass arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ana Mello
  • Equipe De Projeto: Arqº Gustavo Massimino / mass arquitetura e Arqª Nórea De Vitto / Galvez & De Vitto Interiores
  • Construção: Departamento de Patrimônio – Esporte Clube Pinheiros, EngºRonaldo Amaral, Engº Reinaldo Vicente dos Santos
  • Estrutura: Exata Engenharia
  • Serralheria: Metálica - Construfer
  • Instalações: Celtim engenharia
  • Paisagismo: Gilberto Elkis paisagismo
  • área Do Terreno: 166.000,00m²
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante do Lago / mass arquitetura e Norea De Vitto - Imagem 6 de 21
© Ana Mello

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no Esporte Clube Pinheiros em São Paulo, o projeto do restaurante de comida japonesa, está em uma pequena faixa de terra entre uma alameda de passeio e o lago do clube, originalmente havia ali um quiosque para contemplação do lago.

Restaurante do Lago / mass arquitetura e Norea De Vitto - Imagem 4 de 21
© Ana Mello

A maior preocupação do projeto foi de implantar a edificação de forma sutil e delicada,como se fizesse parte da paisagem, pois a vegetação é exuberante em no entorno e deve continuar sendo a protagonista.

Restaurante do Lago / mass arquitetura e Norea De Vitto - Imagem 17 de 21
Planta Baixa

Para que pudéssemos adequar o programa e necessidades do projeto, reduzir o impacto da mesma no entorno e valorizar sua localização, o projeto foi pensado para ficar em balanço em relação ao lago, fato que reforçou a leveza pretendida no projeto.

Restaurante do Lago / mass arquitetura e Norea De Vitto - Imagem 7 de 21
© Ana Mello

Originalmente pensado para ser uma edificação em madeira tanto internamente quanto externamente, buscando aconchego e sofisticação, o projeto sofreu alterações na forma para ajustes nos custos de implantação da obra.

Restaurante do Lago / mass arquitetura e Norea De Vitto - Imagem 11 de 21
© Ana Mello

A partir dessa revisão conceitual o projeto quer se valer de alguns preceitos da cultura japonesa, como a simplicidade e pureza, além da retórica dos opostos, in e iang o projeto criou um espaço visualmente limpo e integrado ao seu entorno procurando romper o estigma de um espaço frio e sem vida, muito comumente relacionado a determinadas a construções com essas características.

Restaurante do Lago / mass arquitetura e Norea De Vitto - Imagem 18 de 21
Corte

A edificação térrea é composta em dois volumes que se fundem e contem funções especificas. No volume maior estão o salão, ao qual está voltado para o lago e tem vista de 180º através de caixilhos com vidro, e os sanitários fechado em um pequeno vazio ao qual abraça uma palmeira existente. Externamente este tem acabamento na cor branco.

Restaurante do Lago / mass arquitetura e Norea De Vitto - Imagem 8 de 21
© Ana Mello

O volume menor contem a cozinha, depósitos e vestiários e sanitários funcionários, e ao qual é fechado para a área externa pois esta posicionado ao longo do passeio sendo revestido em pedras vulcânicas na cor preto.

Restaurante do Lago / mass arquitetura e Norea De Vitto - Imagem 13 de 21
© Ana Mello

Internamente os materiais de acabamento buscam enfatizar a relação entre interior e exterior com a manutenção do uso das cores preto e branco. O piso em placas de cimento na cor bege outro elemento que busca a unidade, pois esta instalado tanto no salão como nos sanitários e área do bar. O contra ponto ao preto e branco é dado pelo mobiliário em madeira freijó.

Restaurante do Lago / mass arquitetura e Norea De Vitto - Imagem 19 de 21
Corte

A edificação foi pensada para ser executada em estrutura metálica com fechamentos em placa de cimento para aperfeiçoar o tempo de construção e o descarte excessivo de materiais.

Restaurante do Lago / mass arquitetura e Norea De Vitto - Imagem 2 de 21
© Ana Mello

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante do Lago / mass arquitetura e Norea De Vitto" [Lake's Restaurant / mass arquitetura + Norea De Vitto ] 23 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759410/restaurante-do-lago-mass-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.