Instituto de Economia da Catalunia / Roldán + Berengué

Instituto de Economia da Catalunia / Roldán + Berengué - Imagem 6 de 25
© Jordi Surroca

Instituto de Economia da Catalunia / Roldán + Berengué - Imagem 2 de 25Instituto de Economia da Catalunia / Roldán + Berengué - Imagem 3 de 25Instituto de Economia da Catalunia / Roldán + Berengué - Imagem 4 de 25Instituto de Economia da Catalunia / Roldán + Berengué - Imagem 5 de 25Instituto de Economia da Catalunia / Roldán + Berengué - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos Responsáveis: José Miguel Roldán, Mercè Berengué
  • Colaboradores: Juanjo P. Jarque, Vicenç Sanz, Zana Bosnic
  • Estrutural: Agustí Obiol
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Instituto de Economia da Catalunia / Roldán + Berengué - Imagem 8 de 25
© Jordi Surroca

Em dívida com a Leveza, a Exatidão, a Visibilidade e a Multiplicidade descritas em "As seis memórias para o próximo de milênio" de Ítalo Calvino.

Instituto de Economia da Catalunia / Roldán + Berengué - Imagem 9 de 25
© Jordi Surroca

 […a arquitetura casual das atrações da feira El Caspolino o converteria em um lugar aberto, uma continuação natural da rua ou da praça, tão oposto aos equipamentos fechados e opacos de muitos centros culturais..." El País newspaper, March 22, 2005]

Instituto de Economia da Catalunia / Roldán + Berengué - Imagem 10 de 25
© Jordi Surroca

A nova Sede do Colégio de Economistas de Barcelona ocupa um estreito terreno de 32 metros de fachada e 380 m² de superfície no extremo da praça Gal·la Placídia, junto a Via Augusta. Uma vez efetuada a reforma urbana da praça, o terreno presidirá um espaço arborizado e exclusivo para pedestres, tangente à Via Augusta de 145 x 45 metros. O terreno, que esteve desde os anos 40 ocupado pelas atrações da feira El Caspolino, se encontra no limite entre o bairro de Gràcia e o de Sarrià-Sant Gervasi, na zona alta da cidade de Barcelona.

Instituto de Economia da Catalunia / Roldán + Berengué - Imagem 11 de 25
© Jordi Surroca

A concepção da Nova Sede do Colégio de Economistas está baseada no gesto de abrir e de desfrutar da arquitetura, de abrir a própria cidade.

Instituto de Economia da Catalunia / Roldán + Berengué - Imagem 12 de 25
© Jordi Surroca

Nosso edifício possui a vocação, desde seu início, de ser um pedaço da cidade. É o que nós chamamos de uma "praça vertical". Mas o que isto significa?

Significa que através dele, os economistas contemplam a praça e as pessoas da praça também os contemplam. Significa que cada planta, como uma galeria, possui seu hall na fachada para que todos os que chegam e trabalham na Sede desfrutem das vistas e do sol ao sul da praça. A praça vertical não é somente um lugar para socializar, é também uma oportunidade de dar visibilidade a instituição que acolhe. 

Instituto de Economia da Catalunia / Roldán + Berengué - Imagem 1 de 25
© Jordi Surroca

O espaço de galeria, além de ser o coração social do edifício, reflete a tradição dos estandes e galerias de arquitetura de Barcelona.

Instituto de Economia da Catalunia / Roldán + Berengué - Imagem 14 de 25
Planta Baixa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Plaza Gal·la Placídia 32 08006 Barcelona

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instituto de Economia da Catalunia / Roldán + Berengué" [Colegio de Economistas de Cataluña / Roldán + Berengué] 26 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759323/instituto-de-economia-da-catalunia-roldan-plus-berengue> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.