Edifício Goycolea / FG arquitectos

Edifício Goycolea / FG arquitectos - Imagem 2 de 32Edifício Goycolea / FG arquitectos - Imagem 3 de 32Edifício Goycolea / FG arquitectos - Imagem 4 de 32Edifício Goycolea / FG arquitectos - Imagem 5 de 32Edifício Goycolea / FG arquitectos - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: FG arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  15562
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Arquiteto Encarregado: Alfredo Fernández Recart, Enrique Colin Altuzarra, Matías González Rast
  • Construtor: Novatec.
  • Iluminação: ARQLUZ
  • Energia E Eletricidade: IPEL
  • Segurança: IPSA
  • Consultores De Tráfego: MHO consultores asociados.
  • Renders: South Sky
  • Engenharia Estrutural: VPA
  • Landscaping: Cristóbal Elgueta
  • Consultoria Leed: Miranda & Nasi consultores
  • Air Conditioning Consultant: Termika
  • Cliente: mobiliaria Vertical S.A., Inmobiliaria Visión S.A., Inversiones New Beagle S.A.
  • área Do Terreno: 4.131,2 m²
  • Cidade: Vitacura
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Goycolea / FG arquitectos - Imagem 8 de 32
Cortesia de Renato Sepúlveda, Enrique Colin (FG arquitectos)

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é um edifício de escritórios e comercial localizado na Avenida Nueva Costanera 4040, Vitacura, Santiago, Chile. A edificação conta com quatro pavimentos subterrâneos, o primeiro deles projetado para escritórios, que contam com pátios que permitem sua iluminação e ventilação de forma natural. Enquanto os outros três abrigam as vagas de estacionamento (276 no total), depósito e salas de instalações.

Edifício Goycolea / FG arquitectos - Imagem 17 de 32
Planta Baixa

O pavimento térreo consiste em 4 estabelecimentos comerciais, áreas verdes, caminhos e terraços para pedestres, além da entrada principal do edifício. Os demais pavimentos, são para escritórios de planta aberta. Localizado no telhado estão as unidades de ventilação e climatização e um espaço livre para um possível futuro terraço.

Edifício Goycolea / FG arquitectos - Imagem 11 de 32
Cortesia de Renato Sepúlveda, Enrique Colin (FG arquitectos)

Sobre o Projeto

Um terreno irregular com orientação dupla, com uma fachada estreita exposta para a rua oposta à abertura, enquanto uma outra fachada larga com melhor exposição solar e espaço público.

Edifício Goycolea / FG arquitectos - Imagem 9 de 32
Cortesia de Renato Sepúlveda, Enrique Colin (FG arquitectos)

Esta condição de estrangulamento do terreno, junto com as bordas construídas com diferentes alturas e qualidades, nos incentivaram a propor uma forma irregular e sinuosa que cumpriu o objetivo de buscar a maior exposição possível da fachada, assim como desviar das constrições geométricas do terreno.

Edifício Goycolea / FG arquitectos - Imagem 7 de 32
Cortesia de Renato Sepúlveda, Enrique Colin (FG arquitectos)

A edificação de formato curvo, revestida com elementos verticais de metal se baseia em um exercício no qual nos distanciamos do objeto arquitetônico para alcançar uma forma simples, onde o corpo é entendido como um todo e não como uma repetição de pavimentos com formas iguais. Para reforçar esta ideia, o pavimento térreo foi pensado com transparência absoluta, que age como uma articulação entre a edificação e seu entorno.

Edifício Goycolea / FG arquitectos - Imagem 6 de 32
Cortesia de Renato Sepúlveda, Enrique Colin (FG arquitectos)

O tratamento das fachadas tem uma consequência dentro dos planos. A exposição do primeiro pavimento, que por razões comerciais é diferente do espaço de escritórios onde as vistas se rompem, traz a possibilidade de parcelamento e adaptação da ocupação em geral, e encontra suas soluções através da modulação da fachada.

Edifício Goycolea / FG arquitectos - Imagem 25 de 32
Corte do Render

A implantação do edifício dentro do terreno, a possibilidade de ter um escritório em um piso subterrâneo, a vontade de conectar duas ruas, resultou na estratégia de não ter um estacionamento no piso térreo, mas ao invés disso, foi proposto uma sequência de passagens, escavações, plantações e mobiliário urbano que refletem as diferentes situações, suas funções específicas de entrada, acesso, pausa e percurso.

Edifício Goycolea / FG arquitectos - Imagem 14 de 32
Cortesia de Renato Sepúlveda, Enrique Colin (FG arquitectos)

Junto com o cumprimento dos regulamentos e das normas comerciais; O edifício se concentra em otimizar sua operação para atender a eficiência no consumo de energia e minimizar as emissões.

A curva resolve a exposição do edifício à luz solar, deixando menos fachadas expostas. As placas verticais atuar como grelhas para alcanãr um nível bastante elevado de conforto térmico onde o vidro é 90% da fachada.

Edifício Goycolea / FG arquitectos - Imagem 4 de 32
Cortesia de Renato Sepúlveda, Enrique Colin (FG arquitectos)

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vitacura, Região Metropolitana, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Goycolea / FG arquitectos" [Goycolea Building / FG Arquitectos] 17 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759090/edificio-goycolea-fg-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.