La Marquesina / RP Arquitectos

La Marquesina / RP Arquitectos - Mais Imagens+ 7

Xalapa, México
  • Arquitetos: RP Arquitectos; RP Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  105
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Construção: RP Arquitectos
  • Interiores: RP Arquitectos
  • Cidade: Xalapa
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se localiza nos limites de Xalapa e Coatepec, através de uma antiga rua; uma área de bosque mesófilo de montanha, rodeado por uma vegetação de altura proeminente abundante e uma neblina característica deste tipo de ecossistema.

O projeto se ergue num terreno onde havia anteriormente uma residência com piscina; o pedido do cliente foi o de criar um espaço de atividades recreativas que mantivesse contato direto com o jardim e, por sua vez, substituir uma cabana onde eram realizadas as reuniões familiares.

Cortesia de RP Arquitectos

As principais condicionantes foram as de criar um diálogo direto com a piscina, acolher atividades sociais e recreativas da família, aproveitar a vista a partir do bosque para a área e a cidade; através da topografia acidentada e propor um volume que contrastaria com a arquitetura existente. La marquesina, como se denominou o projeto, foi realizada como um refúgio independente da residência, mas conectadas através de uma passarela vegetal que vai para o jardim denotando o visual do volume de concreto branco.

Foi erguida uma edificação em dois pavimentos; o térreo possui uma pequena cozinha aberta para a área de jantar com uma janela que abre completamente para estender até o terraço que confronta o jardim e a piscina.

Planta Baixa Primeiro Pavimento

Enquanto que no pavimento superior, com um pé direito duplo, encontra-se a sala de estar que se propaga até o bar para se unir, e como uma extensão da vista da paisagem no interior emerge uma varanda sobre a vegetação em direção ao horizonte.

A implantação do edifício aproveita o sol da manhã que banha o terraço e a piscina, filtrando-a na sala de jantar; enquanto que durante a tarde, a mesma edificação propaga uma sombra que fornece proteção ao terraço.

Cortesia de RP Arquitectos

A massa envolvente do exterior contrasta com o interior, pois nele a transparência busca dialogar com o entorno. O concreto branco das paredes contrasta com o enferrujado dos piso em preto fosco e no vidro; que em harmonia com o mobiliário evocam um espaço contemporâneo.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "La Marquesina / RP Arquitectos" [La Marquesina / RP Arquitectos] 28 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759028/la-marquesina-rp-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.