O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Jardim De Infância
  4. Iémen
  5. Radionica Arhitekture
  6. 2008
  7. Jardim de Infância Segrt Hlapic / Radionica Arhitekture

Jardim de Infância Segrt Hlapic / Radionica Arhitekture

Jardim de Infância Segrt Hlapic / Radionica Arhitekture
Jardim de Infância Segrt Hlapic / Radionica Arhitekture, © Boris Cvjetanovic
© Boris Cvjetanovic

© Boris Cvjetanovic © Boris Cvjetanovic © Boris Cvjetanovic © Boris Cvjetanovic + 9

  • Arquitetos

    Goran Rako, Nenad Ravnic, Josip Sabolic
  • Localização

    Sesvete, Zagreb, Croácia
  • Equipe de Projeto

    Vedrana Ivanda, Kristina Jeren, Goran Rako, Nenad Ravnic, Josip Sabolic
  • Colaborador

    Mateo Bilus
  • Engenharia Estrutural

    Branko Galic
  • Área

    2700.0 m2
  • Ano do projeto

    2008
  • Fotografias

  • Category

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo jardim de infância em Sesvete é um dos projetos mais poéticos na  arquitetura croata recente. O que já era óbvio nos croquis de entrada para o concurso em 2004, foi confirmado na construção de um micro-mundo orientado para o interior, poético, mas geometricamente preciso; um prado suavemente envolvido pelo alongamento da planta baixa das unidades do jardim de infância.

Uma espécie de redução geométrica e matemática é marca de diversos projetos do escritório Radionica. Isso pode ser legível, às vezes, através do corte transversal, ou a partir da planta baixa, mas sempre pelas proporções dos volumes. Seus projetos e construções podem ser frequentemente reduzidos a partes elementares: figuras geométricas básicas e suas combinações. Complexidade, no lugar de relações complicadas entre peças simples criam paisagens racionalizadas interiores e exteriores, fechadas e abertas.

© Boris Cvjetanovic
© Boris Cvjetanovic

A outra característica comum dos projetos do escritório, durante um amplo período de tempo, foi a presença marcante de elementos "naturais" nos mesmos, não no sentido da "consciência ambiental", mas no sentido de seu conteúdo orgânico no elemento "cultural" da arquitetura. Em sua essência, o gesto elegante de envolver uma pendente transformada em uma trajetória curva significa equalizar arquitetura e paisagem em que cada um dos dois elementos seguem suas próprias "lógicas" e as "lógicas" do outro elemento.

Como recomenda-se para um jardim de infância, suas principais instalações são colocadas no "térreo", que aqui significa, literalmente, um piso que está no solo, através de todo o caminho, ainda que o pé direito altere-se permanentemente. O volume curvo segue a inclinação da encosta, de modo que todas as oito unidades de jardim de infância e seis de berçário tenham um espaço correspondente ao nível do terreno cercado, cobertos por profundos beirais contínuos. A ideia pedagógica de "aulas a céu aberto" vê aqui sua possível realização. No lugar de "abrir" terraços em espaços "abertos", que muitas vezes inclui cercas ao redor e uma vista para os estacionamentos próximos, as unidades faceiam seu próprio telhado, e o espaço exterior comum é visto além da cobertura. É importante salientar que o que temos aqui é "a primeira área pública" que muitas crianças são confrontados e que unifica propriedades naturais e urbanas. No ponto mais alto do "térreo" fica a área de multi-propósito. No restante do terreno a diferença de volumes dos elementos "artificiais" e "naturais", foi atribuído à gestão e as instalações do jardim de infância e os serviços.

© Boris Cvjetanovic
© Boris Cvjetanovic

Um aspecto importante de cada "projeto" público é permanecer dentro das fronteiras estreitas de definir o financiamento público, atender o número crescente de demandas técnicas, de segurança e semelhantes, e trabalhar o conceito espacial, mas ainda assim também garantir a materialidade final adequada do projeto sob a forma de um edifício público concluído. A materialidade dos novos jardins de infância de Sesvete é própria de um edifício público que finalmente manifesta inúmeros fluxos imateriais no mundo material, incluindo livros de regras e leis, concursos e júris, eleitores e seus representantes. É simples e sóbrio, modesto no custo, mas ainda garante a qualidade exigida no uso e manutenção.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jardim de Infância Segrt Hlapic / Radionica Arhitekture" [Segrt Hlapic Kindergarten / Radionica Arhitekture] 08 Jan 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758864/jardim-de-infancia-segrt-hlapic-radionica-arhitekture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.