O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Jardim De Infância
  4. Iémen
  5. Radionica Arhitekture
  6. 2008
  7. Jardim de Infância Segrt Hlapic / Radionica Arhitekture

Jardim de Infância Segrt Hlapic / Radionica Arhitekture

Jardim de Infância Segrt Hlapic / Radionica Arhitekture
Jardim de Infância Segrt Hlapic / Radionica Arhitekture, © Boris Cvjetanovic
© Boris Cvjetanovic

© Boris Cvjetanovic © Boris Cvjetanovic © Boris Cvjetanovic © Boris Cvjetanovic + 9

  • Arquitetos

    Goran Rako, Nenad Ravnic, Josip Sabolic
  • Localização

    Sesvete, Zagreb, Croácia
  • Equipe de Projeto

    Vedrana Ivanda, Kristina Jeren, Goran Rako, Nenad Ravnic, Josip Sabolic
  • Colaborador

    Mateo Bilus
  • Engenharia Estrutural

    Branko Galic
  • Área

    2700.0 m2
  • Ano do projeto

    2008
  • Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo jardim de infância em Sesvete é um dos projetos mais poéticos na  arquitetura croata recente. O que já era óbvio nos croquis de entrada para o concurso em 2004, foi confirmado na construção de um micro-mundo orientado para o interior, poético, mas geometricamente preciso; um prado suavemente envolvido pelo alongamento da planta baixa das unidades do jardim de infância.

Uma espécie de redução geométrica e matemática é marca de diversos projetos do escritório Radionica. Isso pode ser legível, às vezes, através do corte transversal, ou a partir da planta baixa, mas sempre pelas proporções dos volumes. Seus projetos e construções podem ser frequentemente reduzidos a partes elementares: figuras geométricas básicas e suas combinações. Complexidade, no lugar de relações complicadas entre peças simples criam paisagens racionalizadas interiores e exteriores, fechadas e abertas.

© Boris Cvjetanovic
© Boris Cvjetanovic

A outra característica comum dos projetos do escritório, durante um amplo período de tempo, foi a presença marcante de elementos "naturais" nos mesmos, não no sentido da "consciência ambiental", mas no sentido de seu conteúdo orgânico no elemento "cultural" da arquitetura. Em sua essência, o gesto elegante de envolver uma pendente transformada em uma trajetória curva significa equalizar arquitetura e paisagem em que cada um dos dois elementos seguem suas próprias "lógicas" e as "lógicas" do outro elemento.

Como recomenda-se para um jardim de infância, suas principais instalações são colocadas no "térreo", que aqui significa, literalmente, um piso que está no solo, através de todo o caminho, ainda que o pé direito altere-se permanentemente. O volume curvo segue a inclinação da encosta, de modo que todas as oito unidades de jardim de infância e seis de berçário tenham um espaço correspondente ao nível do terreno cercado, cobertos por profundos beirais contínuos. A ideia pedagógica de "aulas a céu aberto" vê aqui sua possível realização. No lugar de "abrir" terraços em espaços "abertos", que muitas vezes inclui cercas ao redor e uma vista para os estacionamentos próximos, as unidades faceiam seu próprio telhado, e o espaço exterior comum é visto além da cobertura. É importante salientar que o que temos aqui é "a primeira área pública" que muitas crianças são confrontados e que unifica propriedades naturais e urbanas. No ponto mais alto do "térreo" fica a área de multi-propósito. No restante do terreno a diferença de volumes dos elementos "artificiais" e "naturais", foi atribuído à gestão e as instalações do jardim de infância e os serviços.

© Boris Cvjetanovic
© Boris Cvjetanovic

Um aspecto importante de cada "projeto" público é permanecer dentro das fronteiras estreitas de definir o financiamento público, atender o número crescente de demandas técnicas, de segurança e semelhantes, e trabalhar o conceito espacial, mas ainda assim também garantir a materialidade final adequada do projeto sob a forma de um edifício público concluído. A materialidade dos novos jardins de infância de Sesvete é própria de um edifício público que finalmente manifesta inúmeros fluxos imateriais no mundo material, incluindo livros de regras e leis, concursos e júris, eleitores e seus representantes. É simples e sóbrio, modesto no custo, mas ainda garante a qualidade exigida no uso e manutenção.

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Jardim de Infância Segrt Hlapic / Radionica Arhitekture" [Segrt Hlapic Kindergarten / Radionica Arhitekture] 08 Jan 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758864/jardim-de-infancia-segrt-hlapic-radionica-arhitekture> ISSN 0719-8906