Fábrica de Azeite Dicoal S.A. / Francisco Walter e Diego Pitters

Fábrica de Azeite Dicoal S.A.  / Francisco Walter e Diego Pitters - Mais Imagens+ 11

  • Construtora: Constructora GH
  • Engenheiro: Roberto Soto
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Pablo Blanco

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi concebido a partir da dissociação do programa, onde foram definidas duas áreas; uma destinada a acolher os processos produtivos industriais e outra projetada para acomodar os operários da fábrica e dos escritórios administrativos.

© Pablo Blanco

Juntamente com o cliente determinou-se que o desenvolvimento de cada uma dessas áreas tivesse uma resposta específica por parte da arquitetura, relacionada com sua função e essência. A partir dessa ideia, a proposta se ordena na disposição em dois volumes que em sua relação de funções dão origem a um "complexo industrial". Em contraposição à ideia de um grande pavilhão multiuso, optou-se por atomizar cada uma das funções da planta em sua especificidade, dando conta da elaboração de um produto exclusivo.

Implantação

Finalmente, o complexo articula-se na trama de circulações para pedestres e veículos pesados, consolidado as zonas edificadas e deixando um espaço definido para o futuro crescimento da fábrica.

© Pablo Blanco

Para hospedar a função dos processos industriais, desenvolveu-se um volume de estrutura metálica em perfis tubulares, com revestimento de painéis de alumínio pintados. Esse revestimento foi instalado de modo a criar um espaço interno com superfícies lisas, respondendo às necessidades de limpeza e higienização dos processos que executam. Isso repercute na expressão arquitetônica do volume, deixando sua estrutura aparente, o que implica no desenvolvimento de um exoesqueleto que caracteriza o edifício. 

© Pablo Blanco

Vinculado ao edifício da fábrica, desenvolve-se um pátio para a disposição dos produtos, que em seu conjunto e localização adquirem hierarquia no complexo, gravitando nas decisões de projeto do volume que acolhe os processos industriais, o que se concretiza na disposição da inclinação no sentido axial do edifício.

Planta Baixa

Para o edifício de escritórios desenvolveu-se um volume em dois níveis, com uma estrutura mista, de concreto armado e aço. No primeiro nível dispõem-se as dependências dos operários da fábrica, o laboratório e estacionamentos cobertos. No segundo localizam-se os escritórios administrativos e sala de reuniões. A articulação dos distintos recintos é resolvida através das circulações exteriores, a qual reforça a ideia de atomização dos programas e permite a possibilidade de criar vazios que atravessam transversalmente o edifício, perimitindo leveza à estruura e imprimindo coerência com os conceitos da atividade industrial contemporânea, em relação à minimização de seu impacto no meio ambiente físico e social.

© Pablo Blanco

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ruta 78, salida Malloco, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Fábrica de Azeite Dicoal S.A. / Francisco Walter e Diego Pitters" [Planta Industrial de Procesos de Aceites Dicoal S.A. / Francisco Walter y Diego Pitters] 19 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758730/fabrica-de-azeite-dicoal-sa-francisco-walter-y-diego-pitters> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.