O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Fábrica
  4. Chile
  5. Francisco Walter y Diego Pitters (DX arquitectos)
  6. 2012
  7. Fábrica de Azeite Dicoal S.A. / Francisco Walter e Diego Pitters

Fábrica de Azeite Dicoal S.A. / Francisco Walter e Diego Pitters

Fábrica de Azeite Dicoal S.A. / Francisco Walter e Diego Pitters
Fábrica de Azeite Dicoal S.A.  / Francisco Walter e Diego Pitters, © Pablo Blanco
© Pablo Blanco

© Pablo Blanco © Pablo Blanco © Pablo Blanco © Pablo Blanco + 16

© Pablo Blanco
© Pablo Blanco

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi concebido a partir da dissociação do programa, onde foram definidas duas áreas; uma destinada a acolher os processos produtivos industriais e outra projetada para acomodar os operários da fábrica e dos escritórios administrativos.

© Pablo Blanco
© Pablo Blanco

Juntamente com o cliente determinou-se que o desenvolvimento de cada uma dessas áreas tivesse uma resposta específica por parte da arquitetura, relacionada com sua função e essência. A partir dessa ideia, a proposta se ordena na disposição em dois volumes que em sua relação de funções dão origem a um "complexo industrial". Em contraposição à ideia de um grande pavilhão multiuso, optou-se por atomizar cada uma das funções da planta em sua especificidade, dando conta da elaboração de um produto exclusivo.

Implantação
Implantação

Finalmente, o complexo articula-se na trama de circulações para pedestres e veículos pesados, consolidado as zonas edificadas e deixando um espaço definido para o futuro crescimento da fábrica.

© Pablo Blanco
© Pablo Blanco

Para hospedar a função dos processos industriais, desenvolveu-se um volume de estrutura metálica em perfis tubulares, com revestimento de painéis de alumínio pintados. Esse revestimento foi instalado de modo a criar um espaço interno com superfícies lisas, respondendo às necessidades de limpeza e higienização dos processos que executam. Isso repercute na expressão arquitetônica do volume, deixando sua estrutura aparente, o que implica no desenvolvimento de um exoesqueleto que caracteriza o edifício. 

© Pablo Blanco
© Pablo Blanco

Vinculado ao edifício da fábrica, desenvolve-se um pátio para a disposição dos produtos, que em seu conjunto e localização adquirem hierarquia no complexo, gravitando nas decisões de projeto do volume que acolhe os processos industriais, o que se concretiza na disposição da inclinação no sentido axial do edifício.

Planta Baixa
Planta Baixa

Para o edifício de escritórios desenvolveu-se um volume em dois níveis, com uma estrutura mista, de concreto armado e aço. No primeiro nível dispõem-se as dependências dos operários da fábrica, o laboratório e estacionamentos cobertos. No segundo localizam-se os escritórios administrativos e sala de reuniões. A articulação dos distintos recintos é resolvida através das circulações exteriores, a qual reforça a ideia de atomização dos programas e permite a possibilidade de criar vazios que atravessam transversalmente o edifício, perimitindo leveza à estruura e imprimindo coerência com os conceitos da atividade industrial contemporânea, em relação à minimização de seu impacto no meio ambiente físico e social.

© Pablo Blanco
© Pablo Blanco

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Francisco Walter y Diego Pitters (DX arquitectos)
Escritório
Cita: "Fábrica de Azeite Dicoal S.A. / Francisco Walter e Diego Pitters" [Planta Industrial de Procesos de Aceites Dicoal S.A. / Francisco Walter y Diego Pitters] 19 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758730/fabrica-de-azeite-dicoal-sa-francisco-walter-y-diego-pitters> ISSN 0719-8906