Centro Infantil El Guadual / Daniel Joseph Feldman Mowerman + Iván Dario Quiñones Sanchez

Centro Infantil El Guadual / Daniel Joseph Feldman Mowerman + Iván Dario Quiñones Sanchez - Mais Imagens+ 39

  • Arquitetos: Daniel Joseph Feldman Mowerman, Ivan Dario Quiñones Sanchez; Daniel Joseph Feldman Mowerman, Ivan Dario Quiñones Sanchez
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1823
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acesco, Argos, Calypso, Corona, Fiberglass Colombia, Guadua macana, Lfalum, Metalinox, Reforplas, Servimontajes y Suministros
  • Projeto Arquitetônico: Plan Padrino, Alta Consejería Presidencial para Programas Especiales, Presidencia de la república de Colombia
  • Conselheiro Presidencial: María Cristina Trujillo de Muñoz
  • Colaboradores: Gabriel Cano, Andrés Ortega, Eugenio Ortiz, Sandra Pineda
  • Constructor: Fundación Compartir
  • Cliente: Instituto Colombiano de Bienestar Familiar, ICBF.
  • Cidade: Villa Rica
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Ivan Dario Quiñones Sanchez

Descrição enviada pela equipe de projeto. O centro de desenvolvimento infantil El Guadual proverá de maneira integral, educação, recreação e serviços de alimentação para 300 meninos e meninas entre as idades de zero e cinco anos, 100 mães gestantes e 200 recém nascidos no município de villa Rica, no departamento de Cauca, como parte da estratégia de atenção integral para a primeira infância do governo nacional "De Zero à Sempre".

Planta Primer Piso

Centro Infantil El Guadual / Daniel Joseph Feldman Mowerman + Iván Dario Quiñones Sanchez - Mais Imagens+ 39

O funcionamento do centro durante o mês de outubro de 2013 é o final de um processo participativo iniciado em fevereiro de 2011, que desde então buscou gerar na comunidade um sentido de pertencimento. Oficinas de projeto participativo com meninos e meninas, mães comunitárias, pais de família e líderes da comunidade foram os insumos de diretrizes para o projeto. A construção durou 9 meses e o custo total do projeto foi de 3.200 milhões de pesos (colombianos), completado com recursos de cooperação internacional, empresas privadas, investimento nacional e doações em espécie. Também empregou seus vizinhos oferecendo oportunidades de treinamento certificado na construção e cuidado da primeira infância, para mais de 60 homens e mulheres. Mais de 30 empregos diretos para os agentes educadores que haviam cumprido com sua educação para atender integralmente a primeira infância.

© Ivan Dario Quiñones Sanchez

O Centro gerou um impacto urbano muito positivo, criando plataformas e zonas para pedestres muito generosas, um cinema ao ar livre e uma aula múltipla aberta para a comunidade, para ser usada nas horas que os meninos e meninas não estão, permitindo desenvolver diferentes atividades de interesse para a comunidade fora da jornada de trabalho e/ou nos finais de semana. Os espaços onde as crianças receberão cuidados foram pensados seguindo a metodologia Reggio Emilia, onde os espaços e as brincadeiras são os educadores dos meninos e meninas e assim, criam condições específicas focadas no desenvolvimento avançado da primeira infância.

Aula Tipo 1

As aulas possuem múltiplas entradas e saídas que permitem que as crianças experimentem o impacto de tomar uma decisão, também possuem banheiros que facilitam a experiência educativa tanto para os pequenos como para os agentes educadores, promovendo a autonomia ao tomar a decisão de ir ou não, e não ter que esperar que os levem.

© Ivan Dario Quiñones Sanchez

O projeto é um exemplo de construção de baixa tecnologia, responsável com o meio ambiente e duradoura através do tempo. As estratégias de coleta de água da chuva, uso de luz e ventilação natural, orientação das aulas de acordo com o sol e o vento, o uso de materiais locais e recicláveis, a reinterpretação de técnicas tradicionais de construção e a criação de espaços públicos e culturais como parte do esquema geral do Centro, são todos fatores que contribuirão com o funcionamento exitoso do centro.

© Ivan Dario Quiñones Sanchez

A textura das paredes em concreto ocre com forma de esteira foram definidos pela comunidade como maneira de recordar suas construções em taipa de pilão que já não existiam mais e estão sendo replicadas em construções do Município, as garrafas recicladas que estão sendo utilizadas para cobrir o adobe que formam o fechamento do centro surgiram a partir de um projeto comunitário onde todo o município participou na coleta e pintura, com a finalidade de protejer o adobe da exposição a água da chuva.

© Ivan Dario Quiñones Sanchez

El Guadual também está se transformando em um novo centro de desenvolvimento municipal, onde a educação, as artes e todas as gerações estão se misturando para criar um ambiente positivo para o cuidado dos membros mais jovens da sociedade.

© Ivan Dario Quiñones Sanchez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Villarrica, Villa Rica, departamento de Cauca, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Infantil El Guadual / Daniel Joseph Feldman Mowerman + Iván Dario Quiñones Sanchez" [El Guadual Children Center / Daniel Joseph Feldman Mowerman + Iván Dario Quiñones Sanchez] 15 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758586/centro-infantil-el-guadual-daniel-joseph-feldman-mowerman-plus-ivan-dario-quinones-sanchez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.