Casa Paradox / Klab Architecture

Casa Paradox / Klab Architecture - Imagem 2 de 26Casa Paradox / Klab Architecture - Imagem 3 de 26Casa Paradox / Klab Architecture - Imagem 4 de 26Casa Paradox / Klab Architecture - Imagem 5 de 26Casa Paradox / Klab Architecture - Mais Imagens+ 21

Peania, Atenas, Grécia
  • Arquitetos: Klab Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Panos Kokkinias
Casa Paradox / Klab Architecture - Imagem 15 de 26
© Panos Kokkinias

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa de 250 m² para uma família jovem em uma área quase rural de Atenas Paiania foi projetada em um terreno de 500 m². Como a primeira casa que seria construída nesse novo subúrbio mas não a última, tivemos que considerar empreendimentos futuros mas ainda sim, foi quase como projetar a partir de uma folha em branco. Devido à crise financeira, estes novos empreendimentos ainda não tem previsão de serem iniciados.

Casa Paradox / Klab Architecture - Imagem 21 de 26
© Panos Kokkinias

Nós concluímos que deveríamos tentar projetar paredes no térreo de tal maneira que permitisse a entrada de luz natural e ampla permeabilidade visual da casa, e fechar a casa a partir do exterior, criando ângulos que protegeriam a casa do vento frio do norte e ainda permitisse a entrada de luz do leste, oeste e sul. O posicionamento da casa foi pensado após considerar as diferentes opções dos empreendimentos futuros nos terrenos adjacentes. A flexibilidade da planta baixa segue os princípios da arquitetura vernacular em pedra grega, mas se diferencia no quesito leveza que propomos. É um jogo entre a leveza, vazio, transparência e volumes.

Casa Paradox / Klab Architecture - Imagem 16 de 26
© Panos Kokkinias

À essas paredes externas feitas em concreto aparente adicionamos três volumes que criaram os poços de luz e o suporte estrutural da casa. Elas se tornaram volumes vazios que acabam na cobertura como claraboias. O vazio se torna estrutura.

Casa Paradox / Klab Architecture - Imagem 23 de 26
Planta Baixa Primeiro Pavimento

O pavimento térreo é conectado com o jardim através de aberturas e se torna o centro da vida da família. Os interiores e exteriores são conectados como as aberturas das janelas desaparecem dentro de cavidades da parede. Como está fora da cidade, a relação da casa com o jardim se torna muito importante e o projeto tentou criar qualidades diferentes para horas diferentes do dia e para diferentes sensações no espaço externo.

Casa Paradox / Klab Architecture - Imagem 4 de 26
© Panos Kokkinias

A disposição dos três cubos brancos criam uma pequena vila dentro da casa. Cada cubo foi projetado como o lar para diferentes membros da família. Esta é a parte privada da casa, 

Casa Paradox / Klab Architecture - Imagem 5 de 26
© Panos Kokkinias

A casa em si se destaca na paisagem rural do subúrbio. É a primeira casa de uma área da cidade em expansão.

Casa Paradox / Klab Architecture - Imagem 26 de 26
Diagrama

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Paradox / Klab Architecture" [Paradox House / KLab architecture] 31 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758554/casa-paradox-klab-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.