Sede da Triunfo / LUIZVOLPATOARQ

Sede da Triunfo / LUIZVOLPATOARQ

© Silvio Aurichio© Silvio Aurichio© Silvio Aurichio© Silvio Aurichio+ 25

  • Arquitetos: LUIZVOLPATOARQ
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1552
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo Fotografias:  Silvio Aurichio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Deca, AGF System, Atlas Elevadores, Enclimar Ar Condicionado, PERFILADOS PINHAIS, Schumar Construções
  • Direção Arquitetônica Das Obras:LUIZVOLPATOARQ
  • Direção De Obras:Voltoragui Engenharia
  • Fundações E Contenções:Tramo Estruturas
  • Projeto Estrutura De Concreto:AS Estruturas
  • Projeto Estrutura Metálica:Andrade e Rezende Engenharia de Projetos
  • Projeto Elétrico:H. Veiga Engenharia
  • Projeto Ar Condicionado:Michelena Climatização
  • Projeto Hidrossanitário E Incêndio:Barsh Engenharia
  • Decoração:Canhadas Bottarelli Arquitetura
  • Comunicação Visual:LUIZVOLPATOARQ
  • Proprietário:Triunfo Participações Ltda
Mais informaçõesMenos informações
© Silvio Aurichio
© Silvio Aurichio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno se localiza no ponto mais alto da Linha verde (BR 116) na cidade de Curitiba.

O edifício da nova sede do conselho da Triunfo foi uma intervenção projetada num pequeno espaço de terreno ao lado de duas edificações pré-existentes.

© Silvio Aurichio
© Silvio Aurichio

A edificação principal existente que abriga o setor administrativo da empresa, é composta por uma barra horizontal com dois pavimentos e por ter a sua mais importante fachada voltada para oeste, traz a presença de uma pele de vidro branca descolada das esquadrias da edificação, funcionando como um brise pleno.

© Silvio Aurichio
© Silvio Aurichio

Respeitando as edificações existentes, procura-se inserir a nova unidade com distinção, porém ao mesmo tempo respeitando e se integrando ao conjunto arquitetônico existente. A barra branca existente se prolonga na nova edificação e demarca o acesso de visitantes em nível e abaixo, abriga o estacionamento dos conselheiros da empresa. O primeiro andar abriga a recepção, o CCO (Centro de Controle de Operações do grupo) e salas de reuniões moduláveis, ficando para os 3 andares subsequentes, coerentemente hierarquizados, a disposição das salas dos conselheiros, salas de reuniões e um café, formando um bloco que se projeta em balanço enfatizando a entrada principal do novo edifício. Este bloco é totalmente revestido por uma pele articulável, conformado por chapas de aço galvanizadas perfuradas que permitem o completo controle da incidência solar e mantém a possibilidade de múltiplos visuais do deslumbrante skyline da Cidade à Oeste e a incrível vista da Serra do Mar à Leste, mesmo quando totalmente fechados.

© Silvio Aurichio
© Silvio Aurichio

A circulação vertical que articula o existente ao novo, se distingue dos outros dois elementos facilitando o entendimento dos fluxos. Destaca-se pelo tratamento rugoso da fachada em concreto aparente. Cria-se uma soltura sutil entre circulação vertical e volume dos conselheiros, gerando um espaço agradável no qual está localizado o hall de elevadores com perspectivas da cidade de Curitiba e da Serra do Mar.

© Silvio Aurichio
© Silvio Aurichio

Internamente o novo edifício trás espaços amplos e vazios, pé direitos variáveis, hierarquia de usos, transparência e ventilação cruzada contribuindo para o conforto dos usuários que desempenham as tarefas diárias na edificação.

Corte
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Curitiba - Paraná, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede da Triunfo / LUIZVOLPATOARQ" 05 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758533/sede-da-triunfo-io-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.