Reabilitação de um apartamento em Braga / CorreiaRagazzi arquitectos

Reabilitação de um apartamento em Braga / CorreiaRagazzi arquitectos - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: Correia/Ragazzi Arquitectos; Correia/Ragazzi Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  375
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  panoramah!®
  • Promotor: António Alves
  • Colaboradores: Ana Lúcia Monteiro, Diogo Nogueira, Francesca Gramegna, Hugo Natário, Rita Breda
  • Fundações E Estruturas: AB PROJECTOS
  • Instalações De Hidráulica: AB PROJECTOS
  • Instalações Técnicas Especiais: GET
  • Instalações Elétricas: RAUL SERAFIM & ASSOCIADOS
  • área Do Terreno: 200 m²
  • Cidade: Braga
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Luís Ferreira Alves

Descrição enviada pela equipe de projeto. Refere-se esta Memória Descritiva ao Projeto de Remodelação de dois apartamentos e união dos mesmos em um único apartamento duplex, que melhor responde às necessidades da família.  

Axonométrica

Neste sentido, definiu-se a intervenção pela caracterização de um piso social, composto pela cozinha, lavandaria, sala de estar, terraço, instalação sanitária de serviço e uma suite para visitas. O piso superior será a área privada da habitação, composta por três suítes, a do casal e as dos dois filhos.

© Luís Ferreira Alves

A unificação dos dois pisos e consequentemente, da habitação, faz-se através da introdução de um hall de pé-direito duplo com a escada de acesso, desenhada como peça central e distribuidora de todo o programa, obtida pela demolição parcial da laje. A escada desenha ainda, no piso superior, um varandim com vista sobre o piso inferior.

Corte

Todo o apartamento foi desenhado tendo em consideração as características dos materiais escolhidos num jogo de volumes, claro e escuro. Optou-se por paredes claras, contudo bastante texturadas, em microcimento. Painéis, portas e armários de cor escura, em valchromat preto. O piso inferior, social, é unificado pelo pavimento em mosaico hidráulico de produção manual, num padrão que introduz textura e tridimensionalidade, estudado de acordo com a escala dos espaços e produzido para o efeito. Define-se em todo este piso uma altura de escala humana, ora pela diferença de pé-direito, material ou cor, que percorre e unifica todo o espaço.

© Luís Ferreira Alves

No piso superior o pavimento é em soalho à exceção das instalações sanitárias. A suíte principal é desenhada em quatro espaços, o de acesso define uma área de leitura ou atividade desportiva, segue-se a área de dormir e a esta, a área de vestir com acesso à instalação sanitária composta por uma área úmida, com chuveiro e banheira solta.

As duas suítes menores, de cada filho, encontram-se do lado oposto do hall central e possuem, cada uma, uma instalação sanitária em vidro e espelho, com luz natural.   

© Luís Ferreira Alves

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Braga, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reabilitação de um apartamento em Braga / CorreiaRagazzi arquitectos" [Rehabilitation of an apartment / Correia/Ragazzi Arquitectos] 03 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758423/reabilitacao-de-um-apartamento-em-braga-correiaragazzi-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.