Instituto de Pesquisa / Reinach Mendonça Arquitetos Associados

Instituto de Pesquisa / Reinach Mendonça Arquitetos Associados

© Leonardo Finotti© Leonardo Finotti© Leonardo Finotti© Leonardo Finotti+ 29

  • Interiores:Reinach Mendonça Arquitetos Associados
  • Produção:Ilana Stern
  • Paisagismo:Barbieri + Gorski Arquitetos Associados
  • Luminotécnica:Foco Luz e Desenho
  • Estrutura E Fundações:Companhia de Projetos Ltda. 
  • Consultoria De Fundações:PALI Projeto e Assessoria de Fundações Ltda.
  • Elétrica E Hidráulica:Pessoa e Zamaro
  • Ar Condicionado:Logitec Projetos
  • Construção:Sigla Construtora
  • Sondagem De Reconhecimento:SoloGeo Sondagens
  • Ti:Codenet
  • Segurança:Escolta Serviços / GA Advising
  • Fornecedores:Mobiliário: Giroflex / Arquivo Vivo / Dpot / Escinter / Fernando Jaeger / Moichi Ono; Esquadrias de alumínio: Esmecol Esquadrias em alumínio; Persianas: Uniflex Moema; Luminárias: Lumini / Lemca / Itaim; Cubas de aço inox: Mekal Aço e Design; Louças e Metais Sanitários: Deca; Empreiteira de mão de obra civil: SOC Empreiteira de Mão de Obra; Impermeabilizações marquises: Netherland Engenharia Ltda.; Tratamento em concreto aparente: Mundial Service; Caixa D’água: Sander Inox
  • Cidade:São Paulo
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto caracteriza-se pela delicadeza da intervenção. A casa existente foi solicitada ao escritório de Oscar Niemayer, mas projetada e assinada por Carlos Lemos no inicio dos anos cinquenta e ate hoje conservada com poucas alterações.  A reforma e ampliação para adequá-la a nova função de escritório e centro de estudos tratou de preservar ao máximo a arquitetura original, tanto interna quanto externamente.  

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

O acesso principal mudou para a via de menor movimento de forma a organizar melhor os acessos de pedestres e automóveis com ênfase na valorização da grande área de jardim. Duas marquises muito leves de concreto aparente ampliam o contato com as áreas externas criando espaços para eventos em torno do auditório. O novo acesso valorizou o pórtico existente e o espaço de pé direito duplo com escada de acesso ao superior. A área da sala de estar existente incorporou o espaço da varanda com pilotis para a criação de um amplo e completo auditório através do rebaixamento do piso.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

As lajes da nova marquise deixam clara a intervenção através do uso do concreto aparente e da leveza estrutural com uma engenhosa linha única de pilares, equilibrado por tirantes de aço. Um muro de concreto vermelho reforça a separação do pátio de carros e valoriza o novo cenário do jardim e pátio de acesso revitalizado com um espelho d’água. No pavimento superior, a área do antigos dormitórios foram transformados em um espaço de trabalho integrado apoiado por pequenas salas de reuniões.  

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

As decisões sobre os materiais construtivos seguiram algumas informações da própria casa existente, a clareza da proposta dos novos corpos construtivos e também acessibilidade, conforto e qualidade acústica necessária principalmente nos espaços de trabalho e auditório. As novas marquises e muros vermelhos em concreto aparente para marcar a interferência mais forte sobre o antigo. Pisos externos são em fulget de declividade mínima sem desnível e para o interior, os pisos em assoalho de madeira estão presentes nos halls e circulações, auditório e reuniões. Já o carpete foi usado exclusivamente em ambientes com estações de trabalho. Forro de gesso em placas acústicas no auditório para gerar conforto durante reuniões e palestras. O jardim verde sobre as duas marquises novas foi a solução adotada para controle de movimento, controle térmico e visão do pavimento superior.   

Plantas
Plantas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instituto de Pesquisa / Reinach Mendonça Arquitetos Associados" 02 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758392/instituto-de-pesquisa-reinach-mendonca-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.