O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. Agraz Arquitectos
  6. 2013
  7. Casa Zenit / Agraz Arquitectos SC

Casa Zenit / Agraz Arquitectos SC

Casa Zenit / Agraz Arquitectos SC
Casa Zenit / Agraz Arquitectos SC, © Mito Covarrubias
© Mito Covarrubias

© Mito Covarrubias © Mito Covarrubias © Mito Covarrubias © Mito Covarrubias + 21

  • Gestão de Projeto

    Gabriela Villarreal
  • Colaboradores

    Miguel Sánchez, Juan Antonio Jaime, Humberto Dueñas, Blanca Moreno, Marc Steven Fernández, Javier H. Aguirre, Brenda Barrón, Javier Gutiérrez, Erick Martínez, Gabriel Gómez, Raúl Estrada, Oscar Aguirre, Jessica Magaña, Leticia Macias
  • Construção

    Mónica Ibarra Gómez
  • Renders

    RM3 Studio
  • Mais informações Menos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Aparentemente, o tema da casa é o mais simples para um arquiteto. Todos moramos numa casa, todos, sabemos como é uma casa, todas as casas são mais ou menos iguais. Por isso, pode parecer que fazer uma casa é uma coisa simples, mas quando temos que mais uma vez fazer uma abordagem de uma casa para uma família, sobretudo quando existem algumas variáveis que dificultam a manobra, o tema se converte em algo bastante complexo.

© Mito Covarrubias
© Mito Covarrubias

Este é o caso da Casa Zenit que está em um terreno com pouca superfície e um programa bastante grande, o que nos obrigou a pensar numa solução em três pavimentos.

Planta Baixa - Pavimento Térreo
Planta Baixa - Pavimento Térreo

O pavimento mais baixo é quase um porão, e abriga a garagem e as zonas de serviço, junto com uma lavanderia e uma adega. Em seguida, o pavimento que dá acesso pra rua contém um estúdio, cozinha e a sala de jantar. No pavimento mais alto, estão dois dormitórios equipados com banheiro e closet, e a suíte principal, também com closet. Além disto, está presente neste pavimento uma pequena lavanderia extra.

© Mito Covarrubias
© Mito Covarrubias

Todo este programa está em um terreno que mede 230 m² e que possui três laterais com vias públicas - é permitido ocupar até a borda de uma delas, mas é necessário deixar as outras duas intactas - o que complica muito a manobra. Portanto, este projeto se preocupa com resolver as necessidades de uma família, dando as dimensões generosas e as melhores condições possíveis com os menores recursos espaciais existentes.

© Mito Covarrubias
© Mito Covarrubias

O terreno está frente à um retorno, portanto a casa foi projetada como um remate da rua e se mostra, em sua fachada principal, como um volume cúbico que parece flutuar com as janelas dos dormitórios das crianças com persianas de madeira projetadas pelo artista plástico Adrián Guerrero, que se abrem e fecham no verão ou no inverno.

© Mito Covarrubias
© Mito Covarrubias

Uma sala da família no pavimento térreo com uma janela baixa o bastante para controlar a privacidade, dá uma estética muito especial para a fachada; e os serviços no subsolo permitem uma garagem com uma amplitude não usual.

© Mito Covarrubias
© Mito Covarrubias

O coração da casa - espaço com as condições mais desfavoráveis para se posicionar as circulações que conectam toda a casa, no sentido horizontal e vertical. É aqui onde se situam as escadas que foram construídas com lâminas metálicas forradas com madeira que concedem uma grande transparência para que esse ponto seja tão movimentado, seja diáfano e transparente.

© Mito Covarrubias
© Mito Covarrubias

Por ser o único espaço que não possui acesso para o exterior, é construída uma claraboia, também obra de Adrián Guerrero, que é o motivo do nome Zenit: um teto de madeira suspenso na parte alta da casa com um desenho que se vê refletido de maneira precisa no piso somente quando o Sol está em zênite. Assim, quando a luz está na vertical, o desenho da peça de arte é projetado na entrada principal. 

Quer conhecer mais da obra de Agraz Arquitectos? Faça download de seu aplicativo disponível para iPad no seguinte link.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Agraz Arquitectos
Escritório
Cita: "Casa Zenit / Agraz Arquitectos SC" [Casa Zenit / Agraz Arquitectos SC] 10 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758156/casa-zenit-agraz-arquitectos-sc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.