Indústria NGC do Brasil / LUIZVOLPATOARQ

Indústria NGC do Brasil / LUIZVOLPATOARQ

© Silvio Aurichio© Silvio Aurichio© Silvio Aurichio© Silvio Aurichio+ 21

São José dos Pinhais, Brasil
  • Arquitetos: LUIZVOLPATOARQ
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  9019
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo Fotografias:  Silvio Aurichio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Deca, Itaim Iluminação, Enclimar Ar Condicionado, Enel Eletrotécnica, Stahl, Tecmetal, Tuper S/A, thyssenkrupp
  • Acompanhamento E Coordenação Dos Projetos Complementares:LUIZVOLPATOARQ
  • Direção Arquitetônica Das Obras:LUIZVOLPATOARQ
  • Direção De Obras:Voltoragui Engenharia
  • Projeto Fundações E Contenções:Tramo Estruturas
  • Projeto Estrutura De Concreto:Tramo Estruturas
  • Projeto Estrutura Metálica:Andrade e Rezende Engenharia de Projetos
  • Projeto Elétrico:Enel Eletrotécnica
  • Projeto Ar Condicionado:Michelena Climatização
  • Projeto Hidrossanitário E Incêndio:Barsh Engenharia
  • Comunicação Visual:LUIZVOLPATOARQ
  • Proprietário:NGC do Brasil
  • área Do Terreno:40642 m²
Mais informaçõesMenos informações
© Silvio Aurichio
© Silvio Aurichio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno se localiza em uma zona industrial na cidade de São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba).

O programa do complexo industrial apesar de extenso é bastante simples, gerando um partido e uma ocupação objetiva que é orientada por um eixo que cruza o terreno longitudinalmente.

Planta - Térreo
Planta - Térreo

Para facilitar a circulação dos veículos pelo complexo, optou-se por cruzar o terreno uma via à outra conectando as duas frentes. De forma automática essa conexão entre as duas ruas setorizou o complexo. No setor a oeste estão às atividades diretamente ligadas á fabrica e no setor leste estão estacionamento, um bloco de restaurante e um conjunto de barracões que serão utilizados para expansão futura.

Na primeira etapa de construção foi executado apenas o setor oeste e a via central.

© Silvio Aurichio
© Silvio Aurichio

Em um grande bloco metálico são desenvolvidas as atividades de produção e engenharia. Como o setor de fábrica e o setor de projetos estão em constante diálogo, optamos por condensar as atividades num mesmo bloco. Para denotar os diferentes usos cria-se uma linha tênue entre produção e projeto, percebida na edificação através das aberturas que ocorrem até o eixo 04.

© Silvio Aurichio
© Silvio Aurichio

A entrada principal é demarcada de duas maneiras. Primeiramente existe uma grande subtração no bloco administrativo, o que lhe confere distinção visual para quem observa de longe, além de prover farta iluminação natural. Em um segundo momento e de maior proximidade, existe uma marquise justaposta à guarita que se estende próximo à entrada de veículos e conduz o visitante até a recepção e, do outro lado abriga vagas cobertas para a diretoria.

© Silvio Aurichio
© Silvio Aurichio

Ao cruzar a porta de entrada o visitante se depara com um grande hall de pé direito duplo e uma imponente escada pendurada desde a cobertura, que conecta os pavimentos superiores que são destinados às áreas diretivas da empresa e o setor administrativo. No térreo, a conexão entre a recepção e a área de projetos é composta por salas de reuniões moduláveis com acessos simultâneos para anfitriões e visitantes. Internamente buscou-se estabilidade visual com poucos revestimentos, trazendo a força dos elementos estruturais em aço e comunicação visual acentuada.

© Silvio Aurichio
© Silvio Aurichio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São José dos Pinhais - PR, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Indústria NGC do Brasil / LUIZVOLPATOARQ" 28 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758151/industria-ngc-do-brasil-io-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.