Reabilitação de um conjunto de casas em La Cerdanya / dom - arquitectura

Reabilitação de um conjunto de casas em La Cerdanya / dom - arquitectura - Imagem 2 de 22Reabilitação de um conjunto de casas em La Cerdanya / dom - arquitectura - Imagem 3 de 22Reabilitação de um conjunto de casas em La Cerdanya / dom - arquitectura - Imagem 4 de 22Reabilitação de um conjunto de casas em La Cerdanya / dom - arquitectura - Imagem 5 de 22Reabilitação de um conjunto de casas em La Cerdanya / dom - arquitectura - Mais Imagens+ 17

La Cerdanya, Espanha
  • Arquitetos: dom - arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  603
  • Arquiteto Responsável: Pablo Serrano Elorduy
  • Colaboradora: Carlota de Gispert
  • Interiores: Blanca Elorduy
  • Cidade: La Cerdanya
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Reabilitação de um conjunto de casas em La Cerdanya / dom - arquitectura - Imagem 15 de 22
© Jordi Anguera

O calor da madeira

O projeto é realizado numa pequena cidade de La Cerdanya. Situado na ladeira norte e orientado ao sul, um denso núcleo rural formado por cerca de 20 casas, é rodeado por campos e prados onde a agricultura e pecuária são as atividades principais. As impressionantes vistas fazem deste entorno um paraíso natural.

Reabilitação de um conjunto de casas em La Cerdanya / dom - arquitectura - Imagem 16 de 22
© Jordi Anguera

A maioria das construções da vila são formadas ao redor de uma era. Vendo a estrutura do povoado, vemos as antigas construções que formavam conjuntos habitacionais, palheiros e antigas celeiros, que rodeavam estes espaços exteriores e assim organizavam suas construções.

Reabilitação de um conjunto de casas em La Cerdanya / dom - arquitectura - Imagem 8 de 22
© Jordi Anguera

Um destes grupos de construções formados por um palheiro, um celeiro, um armazém, uma pequena residência e um "badiu", pertenciam a nosso cliente que queria reabilitar o espaço e convertê-lo numa residência própria e vários pavilhões para hóspedes.

Reabilitação de um conjunto de casas em La Cerdanya / dom - arquitectura - Imagem 21 de 22
Planta Baixa

Os volumes das construções existentes foram mantidos, reabilitando suas fachadas e coberturas, e redistribuindo todos os espaços interiores. O "badiu" é um grande espaço coberto e aberto, que foi reabilitado mantendo as antigas treliças que suportavam a cobertura mediante um sistema de cobertura no qual não há material de ligação entre a madeira e as telhas.

Reabilitação de um conjunto de casas em La Cerdanya / dom - arquitectura - Imagem 17 de 22
© Jordi Anguera

No interior da casa surgem diversos ambientes e áreas de estar para hóspedes que foram tratadas através da conservação de algumas paredes de pedras, revestindo outras de madeira, usando elementos de ferro de suporte e combinando o pavimento de madeira com azulejos hidráulicos. A ideia é gerar espaços amplos, num entorno rural, onde as vistas privilegiadas do entorno formam parte do interior.

Reabilitação de um conjunto de casas em La Cerdanya / dom - arquitectura - Imagem 5 de 22
© Jordi Anguera

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Reabilitação de um conjunto de casas em La Cerdanya / dom - arquitectura" [Housing Rehabilitation in La Cerdanya / Dom Arquitectura ] 27 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758125/reabilitacao-de-um-conjunto-de-casas-em-la-cerdanya-dom-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.