Zauia House / Mário Martins Atelier

Zauia House / Mário Martins Atelier - Mais Imagens+ 23

Odiáxere, Portugal
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa Zauia localiza-se numa colina sobranceira ao Vale da Lama, na zona de Lagos, no Algarve - Portugal. Insere-se numa propriedade de grandes dimensões, voltada a Nascente, com uma uma vista surpreendente sobre a Ria de Alvor e a Baía de Lagos.

© Fernando Guerra | FG+SG

O desenho do edifício é paradoxalmente estimulado pelas restrições e condicionantes que são impostas à sua construção. Procurou-se um objeto arquitetônico de grande sobriedade e leveza. Que fosse equilibrado, rigoroso e marcadamente atual. 

Corte

O edifício não é mais que um volume branco e horizontal, cuja transparência lhe é conferida por um longo e contínuo envidraçado, protegido do efeito do sol, com um generoso pátio do Sul, de sombras fortemente vincadas.

© Fernando Guerra | FG+SG

O edifício surge parcialmente enterrado, e aconchegado ao terreno. Mas, determinado pelo  desnível do seu suporte físico, este solta-se e emerge sobre elegantes pilares inclinados, reduzindo o toque  na vegetação natural que se desenvolve sob o edifício. Vegetação natural que se quer que também venha a desenvolver naturalmente sobre parte da cobertura da construção.

© Fernando Guerra | FG+SG

A casa é assim um abrigo, de onde, nos sentimos protegidos e podemos dominar as vistas largas sobre o vale, a ria de Alvor e o costa recortada da Baía de Lagos.

Planta Baixa

A habitação, desenvolvida num único piso, é composta por quatro quartos com instalações sanitárias privativas, lavabo, cozinha com dependências de apoio, escritório e sala comum, aberta para uma generosa varanda/pátio semi-coberto, que é parte da varanda frontal contígua a todos os quartos. 

Em zona enterrada surge um espaço técnico e um coberto exterior destinado a estacionamento, junto de um pequeno pátio de serviço.

© Fernando Guerra | FG+SG

A piscina, retangular e longilínea, é a continuidade de um espelho de água que “verte” do muro de suporte em concreto aparente e tem como elemento de separação uma plataforma central também em concreto, que assume a função de deck / zona de estar.

A borda espessa da piscina demarca a presença da água contida e construída do espaço natural, onde a água da Baía se funde com a linha do horizonte. 

© Fernando Guerra | FG+SG

E nós, da casa, parece que dominamos o horizonte. Pura ilusão. É apenas a irracionalidade da arquitetura que ainda nos faz sonhar. Felizmente.

© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Zauia House / Mário Martins Atelier" [Zauia House / Mário Martins Atelier] 26 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758046/zauia-house-mario-martins-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.