Creche da Casa do Povo da Maia / M-Arquitectos

Creche da Casa do Povo da Maia / M-Arquitectos  - FachadaCreche da Casa do Povo da Maia / M-Arquitectos  - FachadaCreche da Casa do Povo da Maia / M-Arquitectos  - FachadaCreche da Casa do Povo da Maia / M-Arquitectos  - Imagem 5 de 37Creche da Casa do Povo da Maia / M-Arquitectos  - Mais Imagens+ 32

Ribeira Grande, Portugal
  • Arquitetos: M-Arquitectos; M-Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  670
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Especialidades: Integral, Estudos de Engenharia, Lda; Eng. Arsénio Couto
  • Construtor: João Vieira & Filhos, Lda
  • Cliente: Casa do Povo da Maia
  • Coordenador Do Projeto: Fernando Monteiro
  • Equipe: Marco Resendes, Miguel Sousa, Diana Policarpo, Pedro Furtado, Maria Bento, Susana Ferreira
  • Cidade: Ribeira Grande
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Creche da Casa do Povo da Maia / M-Arquitectos  - Imagem 5 de 37
© Paulo Goulart

Descrição enviada pela equipe de projeto. A construção de equipamentos de utilização colectiva tem-se tornado cada vez mais significativa, numa perspectiva sustentável de crescimento urbano, fundamental para uma melhor e mais clara organização socioeconômica. O Complexo de equipamentos da Casa do Povo da Maia, no qual se inserem dois edifícios: uma Creche e um Centro de dia/Ludoteca, surge, desta forma, enquanto plataforma social e educativa, bem como de convívio e apoio comunitário.

A concepção arquitetônica adotada assenta, também por isso, na utilização de referências volumétricas locais, que julgamos essenciais para o estabelecimento do equilíbrio entre os valores estéticos contemporâneos e os modelos de origem tradicional, numa perspectiva de contribuir para o crescimento urbano e equilibrado da Maia. Esta surge assim, inspirada nas composições das antigas instalações da fábrica de tabaco da Maia. Coberturas alongadas de duas águas que se encontram e se repetem, retomam a estética de uma tipologia arquitetônica simples e objectiva, antes utilizada em edifícios onde a funcionalidade constituía o ponto fundamental na organização espacial arquitetônica, e que agora aqui revisitada procura estabelecer uma ponte com as memórias e criar novos espaços e ambientes.

Creche da Casa do Povo da Maia / M-Arquitectos  - Vidro, Fachada
© Paulo Goulart

O edifício destinado à creche está projectado integralmente no piso térreo, composto por uma solução volumétrica projectada de modo a criar um pátio exterior semi-coberto onde as crianças poderão praticar actividades lúdicas ao ar livre.

Creche da Casa do Povo da Maia / M-Arquitectos  - Imagem 20 de 37
© Paulo Goulart

No que se refere à implantação do edifício, optamos por orientar os volumes projetados segundo um eixo Sul/norte, de modo a garantir uma exposição solar mais controlada e simultaneamente disponibilizar zonas exteriores vivenciais parcialmente abertas sobre a paisagem envolvente.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ribeira Grande, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Creche da Casa do Povo da Maia / M-Arquitectos " 25 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757961/creche-da-casa-do-povo-da-maia-m-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.