Reforma de Casa em Begur / MANO Arquitectura

Reforma de Casa em Begur / MANO Arquitectura - Imagem 2 de 16Reforma de Casa em Begur / MANO Arquitectura - Imagem 3 de 16Reforma de Casa em Begur / MANO Arquitectura - Imagem 4 de 16Reforma de Casa em Begur / MANO Arquitectura - Imagem 5 de 16Reforma de Casa em Begur / MANO Arquitectura - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos Responsáveis: Sebastian Machado, Victoria Esborraz
  • Colaboradores: Milagros Machado
  • Construtor: THK Construcciones S. L.
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Aiguablava é uma pequena praia na Costa Brava, abraçada por montanhas baixas, onde as casas têm vista para o mar entre os pinhais.

Reforma de Casa em Begur / MANO Arquitectura - Imagem 3 de 16
© Luis Carbonell

No topo de um terreno completamente plano, nossos clientes compraram uma casa. Eles pediram para que ajudássemos a adaptar a casa existente às suas reais necessidades. Os motivos pelo qual eles compraram uma casa que não se encaixava na descrição do que eles queriam eram porque foi o único terreno plano que encontraram e as vistas são maravilhosos.

Reforma de Casa em Begur / MANO Arquitectura - Imagem 2 de 16
© Luis Carbonell

A casa original, piso térreo e porão, tinha uma fachada de frente para o mar, formado por uma construção com paredes em todo o perímetro, com muitas aberturas pequenas e uma distribuição muito fragmentada.

Reforma de Casa em Begur / MANO Arquitectura - Imagem 4 de 16
© Luis Carbonell

Eles disseram: "Nós queremos olhar para o mar! O melhor desta casa é a vista, mas quando estamos dentro, não podemos apreciá-la. Queremos também grandes espaços, nós não precisamos de tantos dormitórios."

Reforma de Casa em Begur / MANO Arquitectura - Imagem 14 de 16
Planta Baixa - Pavimento Superior

A partir daí, o que começou como um pequeno projeto tornou-se uma grande intervenção. O layout da casa já estava definido, porque o máximo permitido de construção já havia sido ocupado, por isso, decidimos respeitar o perímetro, a fim de manter a estrutura original.

No térreo, decidimos manter apenas os espaços de uso público e do dormitório principal. Os outros dormitórios seriam localizados no porão, onde nos deparamos com problemas de falta de luz e de qualidade espacial dos dormitórios. Para remediar isso, projetamos dois pequenos pátios na frente e atrás da casa, que nos permitiu abrir grandes janelas e construir três dormitórios.

Uma vez resolvido o problema dos dormitórios, tivemos que abrir o piso térreo derrubando as paredes para transformá-lo em um único espaço, grande, com apenas uma porta deslizante para separar o dormitório principal à noite.

Reforma de Casa em Begur / MANO Arquitectura - Imagem 8 de 16
© Luis Carbonell

Decidimos manter o perímetro da fachada, mas substituímos a parede com uma pele de vidro que percorre toda a fachada frontal. Desta forma, temos uma vista panorâmica do mar.

Reforma de Casa em Begur / MANO Arquitectura - Imagem 11 de 16
© Luis Carbonell

Finalmente, para resolver o problema da exposição à luz solar direta através das janelas, projetamos uma pérgola de concreto de mais de 30 metros de extensão, sem qualquer apoio intermediário, que nos permitiu criar interstícios habitáveis e protegidos onde as pessoas pudessem se reunir e comer nos dias de verão.

Reforma de Casa em Begur / MANO Arquitectura - Imagem 16 de 16
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Reforma de Casa em Begur / MANO Arquitectura" [House Rehabilitation In Begur / MANO Arquitectura] 24 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757890/reforma-de-casa-em-begur-mano-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.