O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. MANO Arquitectura
  6. 2014
  7. Reforma de Casa em Begur / MANO Arquitectura

Reforma de Casa em Begur / MANO Arquitectura

  • 09:00 - 24 Novembro, 2014
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Reforma de Casa em Begur / MANO Arquitectura
Reforma de Casa em Begur / MANO Arquitectura, © Luis Carbonell
© Luis Carbonell

© Luis Carbonell © Luis Carbonell © Luis Carbonell © Luis Carbonell + 16

Descrição enviada pela equipe de projeto. Aiguablava é uma pequena praia na Costa Brava, abraçada por montanhas baixas, onde as casas têm vista para o mar entre os pinhais.

© Luis Carbonell
© Luis Carbonell

No topo de um terreno completamente plano, nossos clientes compraram uma casa. Eles pediram para que ajudássemos a adaptar a casa existente às suas reais necessidades. Os motivos pelo qual eles compraram uma casa que não se encaixava na descrição do que eles queriam eram porque foi o único terreno plano que encontraram e as vistas são maravilhosos.

© Luis Carbonell
© Luis Carbonell

A casa original, piso térreo e porão, tinha uma fachada de frente para o mar, formado por uma construção com paredes em todo o perímetro, com muitas aberturas pequenas e uma distribuição muito fragmentada.

© Luis Carbonell
© Luis Carbonell

Eles disseram: "Nós queremos olhar para o mar! O melhor desta casa é a vista, mas quando estamos dentro, não podemos apreciá-la. Queremos também grandes espaços, nós não precisamos de tantos dormitórios."

Planta Baixa - Pavimento Superior
Planta Baixa - Pavimento Superior

A partir daí, o que começou como um pequeno projeto tornou-se uma grande intervenção. O layout da casa já estava definido, porque o máximo permitido de construção já havia sido ocupado, por isso, decidimos respeitar o perímetro, a fim de manter a estrutura original.

Reforma de Casa em Begur / MANO Arquitectura, © Luis Carbonell
© Luis Carbonell

No térreo, decidimos manter apenas os espaços de uso público e do dormitório principal. Os outros dormitórios seriam localizados no porão, onde nos deparamos com problemas de falta de luz e de qualidade espacial dos dormitórios. Para remediar isso, projetamos dois pequenos pátios na frente e atrás da casa, que nos permitiu abrir grandes janelas e construir três dormitórios.

Uma vez resolvido o problema dos dormitórios, tivemos que abrir o piso térreo derrubando as paredes para transformá-lo em um único espaço, grande, com apenas uma porta deslizante para separar o dormitório principal à noite.

© Luis Carbonell
© Luis Carbonell

Decidimos manter o perímetro da fachada, mas substituímos a parede com uma pele de vidro que percorre toda a fachada frontal. Desta forma, temos uma vista panorâmica do mar.

© Luis Carbonell
© Luis Carbonell

Finalmente, para resolver o problema da exposição à luz solar direta através das janelas, projetamos uma pérgola de concreto de mais de 30 metros de extensão, sem qualquer apoio intermediário, que nos permitiu criar interstícios habitáveis e protegidos onde as pessoas pudessem se reunir e comer nos dias de verão.

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Reforma de Casa em Begur / MANO Arquitectura" [House Rehabilitation In Begur / MANO Arquitectura] 24 Nov 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757890/reforma-de-casa-em-begur-mano-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.