OXI / LUIZVOLPATOARQ

OXI / LUIZVOLPATOARQ

OXI / LUIZVOLPATOARQ - Iluminação, CorrimãoOXI / LUIZVOLPATOARQ - Janela, Fachada, CorrimãoOXI / LUIZVOLPATOARQ - Fachada, JanelaOXI / LUIZVOLPATOARQ - Tijolo, AçoOXI / LUIZVOLPATOARQ - Mais Imagens+ 31

  • Arquitetos: LUIZVOLPATOARQ; LUIZVOLPATOARQ
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2341
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Deca, Kompatcher, PERFILADOS PINHAIS, Thalassa
  • Acompanhamento E Coordenação Dos Projetos Complementares: LUIZVOLPATOARQ
  • Direção Arquitetônica Das Obras: LUIZVOLPATOARQ
  • Planejamento, Administração E Coordenação Da Obra: Voltoragui Engenharia
  • Fundações E Contenções: Emepê Fundações
  • Projeto Estrutura De Concreto: AS Estruturas
  • Projeto Estrutura Metálica: Andrade e Rezende Engenharia de Projetos
  • Comunicação Visual: LUIZVOLPATOARQ
  • Proprietário: Andrade & Rezende – AS Estruturas – Voltoragui Engenharia
  • Autor: Luiz Volpato
  • Coordenação De Projetos: Daniela Quintaneiro Maron
  • Equipe De Projeto: Bruno Milani, Fábio Cardoso, Gonzalo Serra, Marinna Alves de Paula, Nícolas Smalarz, Ricardo Pachla
  • Cidade: Curitiba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
OXI / LUIZVOLPATOARQ - Urbano
© Drone Agência CASA

Descrição enviada pela equipe de projeto. Oxi é um edifício de escritórios de projetos, localizado no alto da Rua Jerônimo Dursky na cidade de Curitiba, o terreno trás também a conexão com a Rua Saldanha Marinho.

OXI / LUIZVOLPATOARQ - Imagem 13 de 36
© Silvio Aurichio

Como o objetivo era criar um design que inspirasse a ação projetual acima de tudo, pois o edifício abrigaria as sedes de 3 empresas de projeto, sendo um estúdio de arquitetura e duas de cálculo estrutural, uma especializada em estrutura de concreto e outra em estrutura metálica.O conceito arquitetônico passou a ser talhado com base na utilização predominante do aço, do concreto e do vidro para que se unissem coerentemente formando uma identidade única que refletisse harmoniosamente evolução, tradição e transparência, características extraídas do DNA de atuação das corporações que ali se instalariam.

OXI / LUIZVOLPATOARQ - Fachada
© Silvio Aurichio

Devido as características longilíneas do terreno optou-se pela criação de dois blocos adjacentes as fronteiras, liberando o espaço central para a praça de acesso dos visitantes, iniciada desde a entrada pela rua principal e terminada por uma coluna de circulação vertical que abriga acessos aos estúdios, garagens e a saída para a rua secundária, sendo esta coluna formada por halls, escada e elevador panorâmico, totalmente envidraçada que conecta os dois blocos e libera a comunicação visual entre as duas ruas mantendo o beneficio comum trazido pela grande massa de vegetação oriunda da rua dos fundos.

OXI / LUIZVOLPATOARQ - Fachada, Janela
© Silvio Aurichio

As fachadas de vidros opacos do primeiro sub solo, o balanço frontal e as passarelas laterais soltam o prédio de seus limites, dando a leve sensação de que os blocos de vidro flutuam. A estrutura é revelada, formada por um esqueleto metálico, vedações de vidro chapas de aço patinável e se completa por lajes de concreto lapidado onde em si só se encerram como elementos estruturais de vedação e acabamento.   

OXI / LUIZVOLPATOARQ - Tijolo, Aço
© Silvio Aurichio

O conforto térmico foi evidenciado com a criação de uma espécie de circulação externa com grelhas de piso nas laterais dos pavimentos, que permite que portas se abram e a troca de calor ocorra através da soltura vertical, estas passarelas também apoiam o paisagismo natural que está em desenvolvimento. Na fachada principal como solução de controle solar foi instalado um simples sistema utilizando-se um elemento amplamente utilizado na construção, os vergalhões de aço em camadas que ao longo do tempo serão entremeados por vegetações trepadeiras que serão controladas para a obtenção da quantidade de sol desejada, enfim uma releitura dos tradicionais sistemas de proteção solar, tornando-se outro ponto chave do projeto. O Vão central de acesso também gradativamente será coberto por uma camada de vegetação que se desenvolvem através de cabos de aço que cruzam os blocos na altura da cobertura.

OXI / LUIZVOLPATOARQ - Fachada
© Silvio Aurichio

Com a fratura central entre os dois blocos, garantiu-se a iluminação natural de todas as áreas de todos os pavimentos, a marcação a entrada principal e também ampliou o numero de perspectivas tanto para quem está dentro, quanto para quem está fora do edifício, dinamizando os espaços, garantindo visuais permanentes e forte relação com as ruas adjacentes, trazendo aos ambientes estética  e extremo conforto.

OXI / LUIZVOLPATOARQ - Cadeira
© Silvio Aurichio

As premissas iniciais não traziam o desejo de obtenção de certificação ambiental, mas não menos importante era o desejo de traduzir todo o conhecimento em sustentabilidade adquirido ao longo dos anos pelo autor do projeto e seus colaboradores, cada item do projeto foi cuidadosamente estudado para se chegar a um conjunto o mais próximo possível do ambientalmente correto, onde explorou-se de forma honesta os elementos naturais, evitou-se o uso de contaminantes e a geração de resíduos, além do foco absoluto na redução das recorrentes manutenções, usando-se predominantemente materiais que ganham personalidade e vida a medida que envelhecem.

OXI / LUIZVOLPATOARQ - Janela, Fachada, Corrimão
© Silvio Aurichio

O Trabalho foi incansável para que com a consolidação física do projeto fosse possível constatar de forma clara o desenvolvimento do conceito imaginário até o atingimento dos objetivos com o respeito absoluto a intervenção do espaço.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Curitiba - Paraná, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "OXI / LUIZVOLPATOARQ" 20 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757642/oxi-io-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.