Campus Universitário e Parque Científico-Tecnológico / CANVAS Arquitectos

Campus Universitário e Parque Científico-Tecnológico / CANVAS Arquitectos - Mais Imagens+ 6

Linares, Espanha
  • Arquitetos: CANVAS Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  14627
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Gradhermetic
  • Colaboradores: José Riesco Urrejola, Francisca Rivera Palma, Íñigo Pericacho Sánchez, Jesús Domínguez Miñambres, Carmen Figueiras Lorenzo e Marta González Antón
  • Arquitectos Técnicos Colaboradores: Andrés García Pinto
  • Arquitectos A Cargo: Juan Vicente, Pablo Núñez, Eduardo Duro
  • Cidade: Linares
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de CANVAS Arquitectos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Redefinir um pólo importante de uma cidade como Linares, a partir de um modelo novo de Universidade que vincula a empresa como o ensinamento, gera um desafio único. O novo bairro universitário que surgiu com a implementação possui uma oportunidade única de definir uma estrutura que reforce a identidade urbana e crie uma relação que integra os usos universitários com o relacionados à pesquisa industrial.

Planta baixa - primeiro pavimento

O novo campus tem uma geometria clara que permite dispor com lógica os edifícios e infraestruturas, mas este traçado também é aberto e está firmemente relacionado com o território, sendo sensível à paisagem, à topografia e à condição mineira e industrial que define sua fundação a Linares. Este sentimento de declínio e descoberta aparece ao longo de toda a intervenção

Cortesia de CANVAS Arquitectos

O projeto se desenvolve em um terreno de encosta na parte sul da cidade. O lugar é caracterizado por um canal que atravessa o terreno em diagonal no sentido leste-oeste. O projeto toma esta direção como principal eixo de desenvolvimento, propondo um crescimento desde o espaço diagonal até o perímetro.

Cortesia de CANVAS Arquitectos

Por motivos de lógica econômica, construtiva e de desenvolvimento programático o Campus Científico Tecnológico de Linares foi dividido em duas áreas. Esta divisão se faz física na implantação do projeto destinando a primeira fase aos edifícios especificamente universitários e a segunda à pesquisa e desenvolvimento tecnológico vinculados a empresa.

Corte

Todo o espaço é de acesso exclusivo aos pedestres. Isto é possível mediante a criação de um fechamento perimetral que acolhe e oculta a presença do grande estacionamento cujas entradas e saídas estão bem articuladas com as ruas e os caminhos do Campus.

Cortesia de CANVAS Arquitectos

Cada edifício projetado tem uma identidade precisa que responde especificamente ao seu uso, mas também uma forte conceitualização. Assim, os laboratórios e o edifício residencial respondem a uma ideia dupla, um centro bem articulado que se relaciona com vários pátios de diferentes escalas, numa série de peças leves dispostas sobre a cobertura verde. Tal espaço configura um jardim suspenso que, por sua vez, estabelece uma relação paisagística com toda a geografia circuncidante.

Planta baixa -segundo pavimento

Os pátios e terraços-jardim ajudaram a resolver as condicionantes climáticas e definiram novos sistemas de relação; acreditamos que sua reformulação é especialmente oportuna em um âmbito universitário que se constitui como uma verdade fundação urbana. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:23700 Linares, Jaén, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Campus Universitário e Parque Científico-Tecnológico / CANVAS Arquitectos" [Campus Universitario y Parque Científico-Tecnológico / CANVAS Arquitectos] 23 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757499/campus-universitario-e-parque-cientifico-tecnologico-canvas-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.