Mirante Quilotoa Shalalá / Jorge Javier Andrade Benítez + Javier Mera Luna + Daniel Moreno Flores

Mirante Quilotoa Shalalá / Jorge Javier Andrade Benítez + Javier Mera Luna + Daniel Moreno Flores - Mais Imagens+ 23

  • Colaboradores: Manuel Galárraga, María Paz Villagomez, Diana Callejas, Christian Rea, Natalia Dueñas, Juan Carlos Cisneros
  • Engenharia Estrutural: Guillermo Gómez
  • Construção: Gabriela Cevallos
  • Design: Francisco Suárez
  • Gestores De Proyecto: Ministerio de Turismo del Ecuador
  • Técnicos De Coordinación Del Ministerio De Turismo: Javier Imaicela, Fernando Nieto
  • Constructores: Comunidad Indígena de Shalalá
  • Cidade: Zumbahua
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
© Lorena Darquea

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto se inicia com o reconhecimento de um desafio conceitual que estrutura a ideia que gera a proposta. Que características um mirante poderia ter para ser atrativo, mesmo quando todo seu entorno natural oferece vistas interessantes (e similares)? Isto é devido ao fato de que projeto se encontra na extremidade superior da cratera de um vulcão ativo que possui um lago em seu interior que cria diversas oportunidades de observação ao longo de seu entorno.

© Lorena Darquea

Devido a suas peculiaridades geográficas, a cratera de Quilotoa e seu lago foram convertidos em um local turístico de crescente popularidade no Equador. Situado nos Andes, esta elevação está a 170 km ao sul de Quito. Sua altitude é de 3974 metros acima do nível do mar, e o diâmetro da cratera é de aproximadamente 3 km. Devido aos minerais presentes na água, o lago na cratera possui uma coloração turquesa única que é a principal característica do lugar. O ecossistema desta área é um páramo andino, portanto, sua vegetação circundante inclui pastos baixos, arbustos e pequenas árvores. Todos estes elementos se somam para criar uma paisagem com uma beleza sóbria.

© Lorena Darquea

A área tem sido tradicionalmente habitada por populações indígenas da serra equatoriana, que possuem uma forma eminentemente agrícola de subsistência. O assentamento mais próximo é Zumbahua; entretanto, algumas pequenas comunidades que possuem laços tradicionais com o vulcão, e seus habitantes tem iniciado um epreendimento turístico para oferecer um alojamento, serviço de restaurante e visitas guiadas aos locais de interesse na área.

Planta Baixa

O Ministério de Turismo do Equador respondeu à iniciativa da comunidade, proporcionando-lhes a infraestrutura complementar a suas instalações turísticas: um mirante na borda superior da cratera e o percurso para conectar com a área principal do complexo turístico. O Ministério tinha o objetivo de apoiar o empreendimento da comunidade para ajudar seus membros a aumentar sua renda através de sua participação na prestação de serviços turísticos.

© Lorena Darquea

O mirante está previsto para ser instalado na extremidade superior da cratera, seu objetivo principal é criar uma estrutura que permite a observação ininterrupta dos arredores, onde os usuários podem chegar na borda do penhasco de forma segura. No entanto, o desafio conceitual explicado anteriormente permanece, já que o local escolhido para o mirante possui uma vista muito similar a do restante da fronteira da cratera. portanto, a análise é centrada em que outras experiências poderia o mirante permitir para que se tornasse um ponto de interesse na área.

© Daniel Moreno Flores

A resposta que este projeto oferece se baseia na criação de oportunidades para o visitante ver a paisagem de formas diferenciadas que qualquer outro ponto da cratera. A experiência do usuário é enriquecida através da criação de uma plataforma que se estende desde a extremidade da cratera sobre o penhasco para dar ao visitante a oportunidade de "voar" sobre a paisagem quase produzindo uma sensação de vertigem. Ao mesmo tempo, cria-se um espaço de visualização passiva, onde o usuário está protegido dos elementos e é capaz de ter um momento de contemplação e introspecção.

Corte

A tentativa de proporcionar estas experiências opostas, mas complementares dos resultados dos usuários na criação de uma estrutura composta de uma plataforma superior que se estende para além da borda da cratera, e diretamente, abaixo, terraços seguem a inclinação natural do terreno, onde os usuários tem a oportunidade de descansar a desfrutar da paisagem natural. Estes gestos arquitetônicos simples, mas claros, dão ao visitante a oportunidade de ter uma experiência diferente da que se pode encontrar em todo o resto da cratera.

© Daniel Moreno Flores

A beleza discreta porém magnífica da paisagem, demandam que a resposta arquitetônica seja austera, com o intuito de fundir com a paisagem circundante. Uma forma simples e o uso uniforme dos materiais dão à intervenção as mesmas qualidades estéticas do local. O elemento se compõe de um sistema de armadura interna de aço e o exterior do elemento é construído com madeira que localiza a intervenção dentro da paleta cromática e da textura da paisagem. As características da extremidade são como elementos de segurança, ao mesmo tempo em que permitem uma visão clara dos arredores. Portanto, o vidro é o único material utilizado nas bordas abertas do mirante. O percurso que conecta com o mirante foi construído com bordas de pedra e preenchido com cascalho, que buscam marcar uma rota definida para criar uma superfície transitável sem alterar as qualidades naturais da paisagem. Cada gesto na intervenção tenta não modificar a harmonia presente atual do lugar, por esta razão, toda a estrutura foi projetada para ser desmontada e retirada se no futuro não seja mais necessária.

© Lorena Darquea

Desde a criação deste mirante, tem ocorrido um crescimento notável na atividade turística na comunidade. Além disso, seus membros tem se comprometido com a manutenção da intervenção e a mante-lo em boas condições. Isto poderia ser classificado como um caso bem sucedido, onde as intervenções do Estado, a comunidade e os projetistas alcançaram o resultado esperado.

Detalhe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zumbahua, Equador

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mirante Quilotoa Shalalá / Jorge Javier Andrade Benítez + Javier Mera Luna + Daniel Moreno Flores" [Quilotoa Shalalá Overlook / Jorge Javier Andrade Benítez + Javier Mera Luna + Daniel Moreno Flores] 01 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757244/mirante-quilotoa-shalala-jorge-javier-andrade-benitez-plus-javier-mera-luna-plus-daniel-moreno-flores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.