O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Portugal
  5. M-Arquitectos
  6. 2013
  7. Casa na Praia dos Santos / M-Arquitectos

Casa na Praia dos Santos / M-Arquitectos

  • 09:00 - 21 Novembro, 2014
Casa na Praia dos Santos / M-Arquitectos
Casa na Praia dos Santos / M-Arquitectos , © Paulo Goulart
© Paulo Goulart

© Paulo Goulart © Paulo Goulart © Paulo Goulart © Paulo Goulart + 33

  • Arquitetos

  • Localização

    Ponta Delgada, Portugal
  • Autores

    Fernando Monteiro, Marco Resendes, Miguel Sousa
  • Coordenador de Projeto

    Fernando Monteiro
  • Equipe

    Marco Resendes, Miguel Sousa, Pedro Furtado, Diana Policarpo, Maria Melo Bento, Carolina Oliveira
  • Área

    320.0 m2
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© Paulo Goulart
© Paulo Goulart

Descrição enviada pela equipe de projeto. Sobre os muros de pedra remanescentes de uma construção antiga recria-se uma habitação unifamiliar de linhas contemporâneas, com um interessante enquadramento paisagístico sobre o mar da costa sul. Numa perspectiva qualificada de reabilitação da malha urbana da zona litoral da cidade de Ponta Delgada cujas construções, na generalidade, se encontram em avançado estado de degradação, procurou dar-se a esta obra, um cuidado particular no que toca ao seu enquadramento paisagístico e ao seu relevante papel no discurso urbano.

© Paulo Goulart
© Paulo Goulart

Relativamente à volumetria proposta, optou-se por privilegiar as vistas sobre o mar através das superfícies envidraçadas projetadas, em contraponto com a opacidade patente da fachada sobre a Rua da Praia dos Santos, que simultaneamente se ajustasse às exigências funcionais preconizadas no programa definido pelo requerente.

© Paulo Goulart
© Paulo Goulart

Devido à diferença de cotas existentes entre a Rua da Praia dos Santos e a Avenida do Mar que delimitam o terreno a intervir, esta solução arquitetônica previu a construção de um piso semienterrado que conta essencialmente áreas técnicas através do qual se estabelece um acesso de nível e pedonal com o passeio adjacente a Sul, enquanto o restante programa se desenvolve por dois pisos: piso térreo dedicado às áreas sociais comuns e o piso superior integralmente reservado a espaços privados. 

© Paulo Goulart
© Paulo Goulart

Assim, pretendeu-se materializar um objecto arquitetônico que se relaciona com o meio envolvente, não só pela natureza da composição volumétrica, bem como pela simplicidade das suas linhas e utilização de materiais locais com tonalidades e texturas que facilmente se integrarão na paisagem envolvente, nomeadamente a pedra de basalto típica da região e o concreto, robustos e perenes, em contraste com a fragilidade e transparência dos esguios panos de vidro que pontualmente interrompem as fachadas.

Planta 02
Planta 02

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa na Praia dos Santos / M-Arquitectos " 21 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757233/casa-na-praia-dos-santos-m-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.