Casa VA / Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa

Casa VA / Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa - Mais Imagens+ 19

Torreira, Portugal
  • Arquitetos: Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa; Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manuel Aguiar
  • Especialidades: VELNOR
  • Data Do Projeto: 2008-2009
  • Arquitetura: José António Lopes da Costa, Tiago Meireles
  • Colaboradora: Joana Jorge
  • Cidade: Torreira
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Manuel Aguiar

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa surge-nos como dois volumes sobrepostos e encimados por um elemento triangular (caixa de escadas de acesso ao terraço).

O volume inferior, mais transparente e mais “frágil”, apoia o volume superior mais opaco e com aberturas mais ritmadas, onde pontuam pequenos volumes (a sul) - as varandas. 

© Manuel Aguiar

A construção adota a implantação prevista no loteamento, sendo o piso superior ligeiramente desfasado do rés-do-chão, para criar alguma animação volumétrica, proporcionando zonas de abrigo e de sombra.

Planta Baixa

A habitação, mais fechada a Norte, abriga a entrada que se faz através de um percurso pavimentado que conduz igualmente à garagem.

Volta-se essencialmente a Nascente e a Sul, às vistas sobre a ria e ao sol. A Poente foi criado um pátio de serviço de apoio à cozinha e lavandaria.

© Manuel Aguiar

No Rés-do-chão, com vistas sobre a Ria e a piscina a Nascente e bastante aberta a Sul, situa-se a sala de estar. Contigua e com comunicação direta com esta, foi localizada a sala de jantar, que cria um contínuo de transparências sobre os pátios exteriores de Poente a Nascente. A cozinha e a lavandaria voltam-se ao pátio a Poente.

Corte
Corte

No piso superior, o escritório ocupa uma localização privilegiada, usufruindo de uma forte relação visual com a ria. Os três  quartos voltam-se a Sul, numa modulação ritmada e acentuada pelas varandas individuais que servem cada quarto.

© Manuel Aguiar

Foi ainda criado um acesso à cobertura, onde se pode usufruir das vistas e de uma jacuzzi aí localizada. Esse acesso é marcado por um elemento triangular que acompanha as escadas, constituindo um elemento escultórico que se procura assemelhar às velas que navegam na ria. 

© Manuel Aguiar

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa VA / Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa" [VA House / Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa] 18 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757230/casa-va-atelier-darquitectura-j-a-lopes-da-costa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.