Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Bar
  4. Brasil
  5. Kapa Arquitetos Associados
  6. 2013
  7. Velvet36 Rock & Roll Bar / Kapa Arquitetos Associados

Velvet36 Rock & Roll Bar / Kapa Arquitetos Associados

  • 05:00 - 14 Novembro, 2014
Velvet36 Rock & Roll Bar / Kapa Arquitetos Associados
Velvet36 Rock & Roll Bar / Kapa Arquitetos Associados, © Estúdio Onzeonze
© Estúdio Onzeonze

© Estúdio Onzeonze © Estúdio Onzeonze © Estúdio Onzeonze © Estúdio Onzeonze + 19

© Estúdio Onzeonze
© Estúdio Onzeonze

O partido 

O partido surgiu depois que um grupo de amigos escolheu o nome do bar. Inspirados na banda Velvet Underground (caracterizada por um estilo experimental, pouco comercial para a época) veio à tona o norte do trabalho.

© Estúdio Onzeonze
© Estúdio Onzeonze

Totalmente inspirado na The Factory, atelier do artista plástico Andy Warhol e maior incentivador da banda, (ele se dizia cansado da pintura e promovia incursões por outros campos artísticos como a música e o cinema). O Velvet 36 Rock & Roll Bar tem, do lado fora, um ar de arte abandonada, mas que se mostra inspiradora e inovadora quando se atravessa o portal de entrada. 

Planta
Planta

Implantação

O desafio era tornar um cubículo escuro e escondido num espaço agradável e convidativo 

© Estúdio Onzeonze
© Estúdio Onzeonze

A escolha dos materiais 

Mais do que nunca a The Factory serviu de base de pesquisa. Andy estava instalado numa fábrica abandonada de Nova Iorque que ele reformou por dentro com matérias futurísticos como espelhos, materiais prateados, muito aço. O que nós fizemos foi usar materiais mais contemporâneos como o marmoglass e o inox pra reproduzir esse ar com elementos mais modernos que os da época (vale lembrar que o sofá com capitone que atravessa o bar de um lado ao outro é de veludo, uma referencia à banda).

© Estúdio Onzeonze
© Estúdio Onzeonze

Outro recurso imprescindível no projeto foi o uso do espelho nas paredes, tetos e nas mesas de centro. Foi uma forma de retratar a reflexão múltipla de imagens confusas nos três prismas e sem um ponto de referência (quase uma labirintite) em homenagem aos artistas frequentadores da The Factory, (movidos a metanfetamina), pois acreditamos que era assim que eles viam o lugar. O lavabo também é unissex, pois não havia essa distinção de sexo entre esses artistas.

Para nós, isso é arquitetura, a convivência harmônica entre o novo e o velho, o que já foi usado e o que é proposto, o ontem e o amanhã.

© Estúdio Onzeonze
© Estúdio Onzeonze

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Velvet36 Rock & Roll Bar / Kapa Arquitetos Associados" 14 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757151/velvet36-rock-and-roll-bar-kapa-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.