Casa do Respeito e da Felicidade / Studio GAON

Casa do Respeito e da Felicidade / Studio GAON - Imagem 2 de 36Casa do Respeito e da Felicidade / Studio GAON - Imagem 3 de 36Casa do Respeito e da Felicidade / Studio GAON - Imagem 4 de 36Casa do Respeito e da Felicidade / Studio GAON - Imagem 5 de 36Casa do Respeito e da Felicidade / Studio GAON - Mais Imagens+ 31

  • Arquitetos: studio_GAON
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  115
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Arquitetos Encarregados: Hyoungnam Lim, Eunjoo Roh
  • Equipe De Projeto: Minjung Choi, Sangwoo Yi, Seongwon Son, Sungpil Lee, Hanmoe Lee, Joowon Moon
  • Tradução: Joowon Moon
Mais informaçõesMenos informações
Casa do Respeito e da Felicidade / Studio GAON - Imagem 19 de 36
© Yong Kwan Kim

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os proprietários desta casa nos pediram para nomear a casa como a "Casa do Respeito e da Felicidade". Haviam completado somente um ano desde que se casaram. Apesar de não terem 20 anos, eram muito fortes e novos, como o vento frio da primavera. Conheceram-se em um seminário, casaram-se e o marido elegeu que o tema de sua vida seria o respeito, enquanto que a mulher elegeu a felicidade. Queriam realizar um espaço em sua residência para cumprir a troca e a educação.

Casa do Respeito e da Felicidade / Studio GAON - Imagem 3 de 36
© Yong Kwan Kim

O conceito de arquitetura é uma grande oportunidade para colocar todos os contextos e programas juntos, eleitos cada um com cuidado. Porém, neste caso, o proprietário trouxe o conceito para que o resolvêssemos.

O que é o respeito e o que é a felicidade? Cada edfício único conta com diferentes programas e circunstâncias, mas neste caso especialmente, pensamos que iriamos precisar de uma abordagem muito diferente.

Casa do Respeito e da Felicidade / Studio GAON - Imagem 4 de 36
© Yong Kwan Kim

O terreno está localizado em Hanghyun-ri, Gapyeong, Gyungki-do. Gapyeong é a esquina da rua com Daeseong-ri ou Gangchon, a qual é famosa por causa dos piqueniques ou exercícios. Enquanto os automóveis passam rapidamente pelos arredores, percebemos que o caminho a seguir no vale Hyun-ri era curvar-se ao lado esquerdo.

Casa do Respeito e da Felicidade / Studio GAON - Imagem 36 de 36
Desenho 4

Há muito tempo, quando vínhamos de Uijeongbu, nos deparamos com um caminho cativante, como ao encontrar um oásis cheio de água e palmeiras em meio ao deserto, e esta mesma estrada foi a qual encontramos.

Casa do Respeito e da Felicidade / Studio GAON - Imagem 10 de 36
© Yong Kwan Kim

Quando você desbrava Hyun-ri, há uma terra que parece ociosa. Este terreno no topo do local foi implantada a habitação, feita cortando a montanha para se desenvolver. Um local excessivamente quente e chuvoso no meio do verão.

Casa do Respeito e da Felicidade / Studio GAON - Imagem 31 de 36
Corte transversal 2

Já que o terreno era mais alto ao final da rua, era tranquilo e pacífico. Esta edificação teria dois programas diferentes. Uma residência, onde o espaço privado e o espaço público coexistem, bem como a habitação e a educação. Para tanto, decidimos dividir o edifício em duas partes.

Casa do Respeito e da Felicidade / Studio GAON - Imagem 17 de 36
© Yong Kwan Kim

O casal queria que a casa fosse pequena e acolhedora. Entretanto queriam uma biblioteca espaçosa e alta para trabalhar, educar e discutir com diversas pessoas, de forma contrária à casa.

Como dois sóis, nós pensamos em uma separação teria que adotar a função de ambos os volumes e poderiam substituir-se e apoiar-se um no outro, assim como: o sol e a lua, yin e yang, suavidade e rigidez, frio e calor.

Casa do Respeito e da Felicidade / Studio GAON - Imagem 30 de 36
Corte transversal 1

O respeito e a felicidade... Somos muito fracos com estas palavras abstratas. A maior necessidade nesta geração é o respeito. Todos existimos de forma individualizada, indivíduos fragmentados. O respeito é algo que temos perdido. Além disso, também temos perdido o poder de solução de conflitos sociais.

Respeito não vem através de pressão ou idade. Usar títulos honoríficos e curvar cabeças não é respeito. Respeito é um olho em uma existência e a aceitação de uma existência.

Casa do Respeito e da Felicidade / Studio GAON - Imagem 7 de 36
© Yong Kwan Kim

Vimos algo sobre a arquitetura do respeito. A edificação de Teogye Lee Hwang é assim: Dosan-seodang construído por 3 anos, quando ele fosse velho, e Nongwoon-Jungsa onde seus discípulos ficariam. Quanto à relação entre os edifícios, há um equipamento de arquitetura e a consideração da localização posicionando casas sobre um chão de mesma altura, para que se considerem e se abstenham umas às outras, pela mudança de localização e perspectiva, ao invés de gerar uma hierarquia de altura. Deixaram-nos saber o verdadeiro significado de "Kyeung (敬)" - a palavra que Teogye manteve durante toda a sua vida. A palavra abstrata é expressa como um espaço físico.

Casa do Respeito e da Felicidade / Studio GAON - Imagem 21 de 36
Planta Baixa Pavimento Térreo

Arquitetonicamente, a aceitação entre as pessoas começa a partir de aprovação do espaço e das perspectivas de cada um. Pensar em uma casa onde os membros se encontram, mas cada um tem a sua própria vida em seus pensamentos e os seus olhos sobre o seu próprio espaço para minimizar a interferência, podemos facilmente imaginar um espaço enorme ou uma grande casa. No entanto, a resolução deste problema não vem de apenas da expansão do espaço físico. A fixação de várias alturas e diferentes quantidades de espaço é fundamental.

Casa do Respeito e da Felicidade / Studio GAON - Imagem 5 de 36
© Yong Kwan Kim

No entanto, se o espaço é projetado de forma plana, os espaços se encontram para monitorar-se um ao outro. O usuário fecha-se e fica na defensiva para se proteger. Nesse espaço, não pode haver nenhum respeito ou confiança.

É assim como a casa moderna e o espaço da educação moderna se assemelham. Além disso, cada espaço moderno aniquila o desejo humano fundamental por espaço.

Finalmente, o respeito é um limite, as vistas e uma atitude entre existências plurais.

Casa do Respeito e da Felicidade / Studio GAON - Imagem 2 de 36
© Yong Kwan Kim

A maioria de nós pode projetar uma casa de família. E nos preocupamos com a consciência e consideração da família, e o que existe em torno dos membros: existências físicas como o bairro, montanha, rio, árvores, e muitas que são invisíveis.

Casa do Respeito e da Felicidade / Studio GAON - Imagem 28 de 36
Corte Longitudinal 1

Colocamos dois edifícios sem hierarquia em uma direção ligeiramente diferente para fazer um intervalo entre eles e estabelecer a entrada de cada um no pátio entre eles. Como o edifício da biblioteca teve que utilizar um mezanino, foi feiro mais alto que a habitação. Subindo pelas escadas exteriores do edifício da biblioteca, pode-se conhecer o quarto de hóspedes, e há um telhado para assistir filmes ao ar livre ou para uma reunião. E você pode ir para o telhado da casa para ver a cidade no lado norte.

Casa do Respeito e da Felicidade / Studio GAON - Imagem 6 de 36
© Yong Kwan Kim

Esta é nossa interpretação sobre a arquitetura horizontal de "Kyeung", de respeitar os olhos do outro.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Respeito e da Felicidade / Studio GAON" [House of Respect and Happiness / studio_GAON] 29 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756798/casa-do-respeito-e-da-felicidade-studio-gaon> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.