Habitações Listradas / group8

Habitações Listradas / group8 - Mais Imagens+ 12

© Régis Golay, FEDERAL studio

Contexto histórico e localização

O projeto está localizado em uma vila suburbana entre Genebra e Lausanne. O group8 construiu dois dos cinco edifícios que faziam parte da primeira fase de uma estratégia de planejamento do bairro. O processo reflexivo tem sido em torno de uma análise social e urbana, a fim de endossar a densidade urbana, que é uma etapa necessária para todos os municípios da região.

Um desenvolvimento pró-ativo da zona de habitação tem sido feito de acordo com as diretrizes do programa, que engloba os elementos espaciais e construídos existentes localizados na área. Formas urbanas novas e mais densas que consistem em volumes de tamanho intermediário com telhados planos complementaram os edifícios existentes, mantendo uma escala adequada.

© Régis Golay, FEDERAL studio

Programa

Os dois edifícios são compostos por três pavimentos acima do solo e oferecem diferentes tipologias de apartamentos que atendem tanto as características de uma habitação urbana de múltiplas unidades ou de uma moradia individual. As 16 unidades geradas são apartamentos duplex ou individuais que vão desde um estúdio para até seis salas. A creche também completa este complexo habitacional. Os cinco prédios do programa são interligados por um estacionamento subterrâneo.

Planta Baixa - Pavimento Térreo

Conceito e Volume

Como as casas, os apartamentos estão dispostos em justaposição de lajes separadas por interstícios físicos, proporcionando assim aberturas para cada habitação, de todos os lados. As aberturas são posicionadas diretamente na parte da frente ou na segunda abertura no centro da planta.

© Régis Golay, FEDERAL studio

Lacunas entre as habitações implicam em que não há habitação em contiguidade direta, o que reforça tanto o sentido de individualização e privacidade. A partir de uma abordagem coletiva, essas lacunas permitem vistas externas dos locais públicos em cada nível.

A grande proximidade dos edifícios significa que existem espaços relativamente pequenos entre as unidades. Cada apartamento tem um terraço de tamanho generoso, posicionado como uma varanda dentro do volume. Os volumes são tratados como formas finitas que foram cortadas e entalhadas, a fim de proporcionar espaços particulares específicos para cada habitação.

© Régis Golay, FEDERAL studio

Aspecto Exterior e Estrutura

Os edifícios estão envoltos em uma pele perfurada composto por lâminas de travertino. A sua função é essencialmente comportar-se como filtro visual, semelhante a uma claustra, a fim de proteger os apartamentos. Isto limita os pontos de vista entre os apartamentos por serem muito próximos uns dos outros. A vista frontal permite uma visibilidade externa, enquanto uma visão lateral protege de uma visibilidade direta.

A lâmina de pedra no exterior trás um certo sentimento de textura e vibração para a fachada frontal. Ela provoca uma mudança de percepção para o observador que anda ao longo da rua. Ao passar por cada uma das janelas dos apartamentos, as lâminas garantem uma proteção parcial contra o tempo ruim e limitam os raios solares.

© Régis Golay, FEDERAL studio

Contexto e Materialidade

Com sua conotação tradicional, o travertino providencia uma certa mineralidade que faz alusão às edificações mais antigas da vila. Sua implementação resolutamente contemporânea com uma provisão perpendicular oferece uma nova abordagem para o elemento de pedra da construção tradicional.

© Régis Golay, FEDERAL studio

Este aparelho construtivo proporciona dinâmica para a fachada através da captação da luz de várias maneiras, dependendo das estações do ano e a exposição à luz solar. A coloração clara e quente do travertino está relacionada com os tons marrons da fachada frontal que são inspirados pelo o solo desta área agrícola.

O travertino foi utilizado em todas as unidades na primeira fase de planejamento estratégico.  Ele oferece certa consistência de material e cor para todo o bairro, enquanto a sua implementação e percepção pode ser apresentada de forma diferente. Os arranjos exteriores também foram desenvolvidos em conjunto pelos cinco edifícios

© Régis Golay, FEDERAL studio

Performance Energética

A fachada é composta de madeira, metal e pedra, que são materiais que possuem grande isolamento térmico e peso baixo. O isolamento contínuo maximiza a performance energética. Os painéis solares localizados na cobertura aquecem um importante volume de água armazenado em um tanque de água isolado e enterrado. Essa água atua como um energia armazenada variável e e providencia aquecimento para as edificações.

Em conjunto com as instalações de painéis solares, esse sistema garante um fornecimento de energia para o aquecimento e a água quente. A renovação de ar é controlada por um sistema de escoamento duplo para evitar perdas importantes de calor. Desta forma, o projeto alcança um balanço extremamente eficiente utilizando 100% de energias renováveis e nativas e alcança a etiqueta de alto padrão MINERGIE ®.

© Régis Golay, FEDERAL studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Habitações Listradas / group8" [Striped Living / group8] 03 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756603/striped-living-group8> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.