O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Canadá
  5. regionalArchitects
  6. 2014
  7. Residência Fichman / regionalArchitects

Residência Fichman / regionalArchitects

  • 17:00 - 2 Dezembro, 2014
  • Traduzido por Arthur Stofella
Residência Fichman / regionalArchitects
Residência Fichman  / regionalArchitects, © Terry Tourangeau
© Terry Tourangeau

© Terry Tourangeau © Terry Tourangeau © Terry Tourangeau © Terry Tourangeau + 11

© Terry Tourangeau
© Terry Tourangeau

Descrição enviada pela equipe de projeto. Criar uma casa para Niv Fichman, fundador da Rhombus Media foi criar uma expressão de tudo o que ele valoriza. Fichman é exuberante, perspicaz e um generoso apoiador de jovens cineastas de Toronto. Seus créditos mais conhecidos no cinema incluem The Red Violin, o recente filme de Denis Villeneuve, Enemy, e a adaptação para o cinema do romance de José Saramago, Ensaio sobre a Cegueira. O projeto de sua cobertura na 375 King Street West, reflete tanto o seu calor pessoal e apreciação da arte, assim como seu desejo de criar uma função intransigente de cada elemento dentro de seu espaço.

Planta Baixa
Planta Baixa

Niv Fichman escolheu o arquiteto Drew Sinclair, diretor no regionalArchitects em Toronto e um recente beneficiário do Canadá Council's Prix de Rome de 2008, para encarregar-se do projeto. Drew reflete sobre a experiência de projeto e arquitetura lenta de Niv, exigindo a produção cuidadosa e hábil de detalhes de arquitetura contemporânea, contra o cenário de uma cidade em rápida transformação.

© Terry Tourangeau
© Terry Tourangeau

O projeto e construção da cobertura surgiram de 2009 a 2014. Durante todo o tempo, debates acalorados sobre a relativa instabilidade do mercado de condomínios no centro de Toronto dominou as manchetes dos jornais locais. Economistas, urbanistas e cidadãos continuam a especular sobre os riscos econômicos da incomparável explosão de condomínios da cidade. Preocupações foram citadas sobre o excedente de unidades pequenas não vendidas, a impermanência dos investidores e moradores, bem como a qualidade de construção dos novos arranha-céus de vidro aparecendo em todo o horizonte de Toronto. Fichman e Sinclair continuaram.

Corte
Corte

Eles negociaram com o construtor para manter a unidade em sua forma bruta: uma caixa de concreto e vidro com 111,48 m², telhados com 3,35 m e vistas do sudeste através do lago. A partir daí, o projeto tornou-se realidade através de um diálogo permanente durante a construção da torre. As necessidades, desejos e aspirações de Niv foram traduzidos por Drew em desenhos, em seguida, pilhas de desenhos, até que o conceito e esboços eventualmente se materializaram em algo flexível, espaços abertos fluidos e formas intricadamente detalhadas. Cada elemento do projeto, desde a banheira personalizada até a prateleira do telefone, evoluiu através de anos de conversa e desenho. O plano subdivide o espaço em zonas: um corredor angular de madeira rica, separando o espaço principal da área de estudos, adega e espaço de trabalho; um espaço afundado do quarto separa o espaço do tatame de dormir do banheiro principal; e uma plataforma de banho levantada é separada da área de estar por uma tela translúcida.

© Terry Tourangeau
© Terry Tourangeau

Painéis deslizantes escondem espaços privados: uma lavanderia, um segundo dormitório, uma biblioteca e um lavabo. A circulação se abre para a sala de estar e cozinha, feitas com, grandes vistas panorâmicas deslumbrantes sobre a cidade. Para economizar espaço, elementos individuais assumem múltiplas identidades: uma mesa se transforma em prateleira para separar o vinho; um biombo torna-se uma superfície para dobrar roupa; e os painéis de madeira do chão do banheiro funcionam como um dreno. Na tradição japonesa, os futons para dormir são guardados todos os dias, para que os tatames possam ser usados para trabalho ou entretenimento.

© Terry Tourangeau
© Terry Tourangeau

A impressionante coleção de arte de Niv Fichman com esculturas, pequenas pinturas e relíquias culturais exigiu a sensibilidade de um curador. Uma série de nichos de exibição com iluminação integrada exibe e ilumina cada obra de arte. O trabalho de marcenaria desempenha várias funções: abriga o cabeamento, energia e um sistema de aquecimento e ventilação, escondendo o armazenamento e fornecendo um amplo espaço de trabalho.

Corte
Corte

A natureza transformadora da arquitetura permite que seja prática na aplicação e luxuosa em todos os sentidos. É um testemunho do poder do processo de design interativo: com o tempo, evoluiu para um projeto, ao mesmo tempo, complexo e refinado.

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Residência Fichman / regionalArchitects" [Fichman Residence / regionalArchitects] 02 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Stofella, Arthur) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756579/residencia-fichman-regionalarchitects> ISSN 0719-8906