O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Hotéis
  4. Alemanha
  5. Barkow Leibinger
  6. 2013
  7. Edifício Residencial e Hotel Stadthaus M1 / Barkow Leibinger

Edifício Residencial e Hotel Stadthaus M1 / Barkow Leibinger

  • 17:00 - 25 Novembro, 2014
  • Traduzido por Arthur Stofella
Edifício Residencial e Hotel Stadthaus M1 / Barkow Leibinger
© Zooey Braun
© Zooey Braun
  • Arquitetos

  • Localização

    Freiburg, Alemanha
  • Arquitetos Responsáveis

    Frank Barkow, Regine Leibinger
  • Equipe de Projeto

    Lukas Weder (gerente de projeto), Jonathan Kleinhample, Hiroki Nakamura, Ulrich von Türckheim, Woonghee Cho
  • Área

    6668.0 m2
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© Zooey Braun © Ina Reinecke © Zooey Braun © Zooey Braun + 19

Descrição enviada pela equipe de projeto. Urbanismo | Conceito do Projeto

O Stadthaus M1 marca o portão para o bairro Vauban de Freiburg - uma "cidade verde" parcialmente livre de automóveis, com ênfase na vida e na arquitetura alternativa e sustentável. A tarefa do concurso era a concepção de uma edificação de apartamentos complementado por um hotel e lojas no térreo. A construção de madeira e concreto é modelado a partir de um padrão de "residência passiva".

© Zooey Braun
© Zooey Braun

Este projeto vencedor da competição é composto por duas edificações, uma de apartamentos e outra de hotel, unificadas pela topografia contínua do telhado e pela fachada. O hotel, mais alto e mais público, está localizado como uma entrada na artéria principal da Merzhauser Straße, enquanto o edifício de apartamentos, mais privado, continua atrás do hotel ao longo da Vaubanallee. A diferença espacial entre os dois edifícios forma um "pequeno parque" verde que se abre e se alarga em direção ao sul, permitindo um caminho entre os edifícios, uma conexão à circulação pública e uma vista verde dos quartos. Esta articulação melhora a iluminação natural e quebra a massa geral do edifício no local.

Edifício Residencial e Hotel Stadthaus M1 / Barkow Leibinger, © Zooey Braun
© Zooey Braun

As fachadas de baixa tecnologia economizam energia e reduzem custos. Elas são altamente isoladas na construção de madeira com 3 paineis isolantes de vidro com persianas retráteis integradas. As fachadas ao sul, complementadas por galerias e varandas, são protegidas, também, por trepadeiras sobre cabos de aço em frente à fachada. Esta camada de vegetação oferece sombra ao interior no verão, ao mesmo tempo que, durante o inverno, permite o aquecimento através da luz solar. As fachadas voltadas para o norte serão revestidas com longas tábuas de madeira de cedro na vertical, um elemento que unifica ainda mais os dois edifícios visualmente independentes.

© Zooey Braun
© Zooey Braun

Construção / Envoltória da Edificação / Conceito Energético

A construção do hotel e do prédio de apartamentos é semelhante: um padrão de energia passiva é atingido através da combinação de uma estrutura de esqueleto de concreto estrutural (lajes, núcleos e colunas de proteção contra incêndios) com um sistema pré-fabricado de painel de estrutura de madeira preenchida com isolamento (não estruturais). Em comparação com uma construção de alvenaria convencional este sistema leve usa um quinto da energia de combustíveis fósseis. As lajes de concreto neste sistema híbrido tem o benefício adicional de fornecer massa térmica enquanto a pequena espessura das paredes com estrutura de madeira gera uma maior área utilizável.

Axonométrica
Axonométrica

As fachadas de baixa tecnologia altamente isoladas são as mesmas para o hotel e para o edifício de apartamentos. Os caixilhos das janelas são construídos em Pinheiro-do-Oregon combinado com vidros de padrões de residência nos apartamentos e vidro acústico no hotel. Já que o hotel está situado em uma rua muito movimentada, uma proteção adicional contra o ruído se fez necessária. O revestimento exterior de madeira é feito com pinheiro branco local tingido de cinza claro. Os apartamentos contam com persianas retráreis no exterior para uma proteção solar enquanto o hotel utiliza vidro solar.

© Ina Reinecke
© Ina Reinecke

As fachadas voltadas para o sul, galerias e varandas no pequeno parque entre os edifícios complementam a proteção solar com uma malha de trepadeiras, flores de glicínias e rosas. As plantas crescem rapidamente nos cabos verticais de aço inoxidável mantidos longe das fachadas. Desta forma, a sombra gerada pela vegetação protege os edifícios nos meses de verão, mas deixando a luz solar entrar nos meses frios do inverno.

© Zooey Braun
© Zooey Braun

Longas tábuas verticais de madeira de Cedro vermelho adicionais com 20 centímetros de profundidade definem as fachadas norte e de fundo restantes. Estes elementos unificam ainda mais os dois volumes de construção. Eles são llidos como uma forma contínua segmentada apenas pelo pequeno parque que os separa em dois tipos de programas (hotel e apartamentos).

O telhado de metal com painéis fotovoltaicos estabelecidos entre os dois.

© Zooey Braun
© Zooey Braun

Conceito Energético

Um dos objetivos mais importantes do projeto para o Stadthaus era o de realizar um sofisticado conceito arquitetônico com os padrões de energia típicos de Vauban, em termos de conteúdo, tecnologia e design. Em cooperação com Transsolar Energietechnik e Horstmann und Berger Bauphysik, desenvolvemos um conceito integral, que mais tarde foi executado com Paul + Gampe + Partner.

Hotel e Comércio

O uso de uma fachada altamente isolada assegura que os requisitos do regulamento alemão de conservação de energia EnEV de 2009 para o isolamento térmico estrutural nas áreas do hotel e comércio foram reduzidos em 15%. O fornecimento total de energia primária é de 60% abaixo do que é permitido. Aquecimento e ar condicionado trabalham com a ajuda de tapetes com tubos de água integrados à parede. Fontes de energia parcialmente renováveis são utilizadas para o aquecimento local, de longa distância e de água. Energia elétrica adicional é produzida com uma instalação fotovoltaica integrada ao telhado.

© Zooey Braun
© Zooey Braun

Habitação

Nas unidades residenciais, o coeficiente de perda de calor de transmissão é de 30% abaixo do limite permitido, bem como a exigência de energia primária é de 70% abaixo do nível admissível. Assim, os apartamentos atendem o Padrão Freiburg de Eficiência Energética-Residencial 40, com base nos padrões utilizados internacionalmente em casas passivas. Um sistema de ventilação altamente eficiente, com uma taxa de recuperação de calor elevado, em conjunto com uma elevada densidade de construção, ajuda a evitar a perda de calor descontrolada pela ventilação.

© Zooey Braun
© Zooey Braun

Programa / Organização

O Green City Hotel em Vauban possui um padrão de três estrelas superior e é gerido por uma organização não-lucrativa como um "negócio de integração", onde parte dos funcionários possui alguma deficiência. Desta forma, o cliente Freiburger Stadtbau GmbH, que também é acionista da empresa que gere o edifício, combina padrões de energia com objetivos sócio-políticos.

© Zooey Braun
© Zooey Braun

Em uma área de quase 2.800 m², o hotel oferece espaço para 48 dormitórios e uma suíte. Ao sul, de frente para a praça, estão localizados o hall de entrada com recepção e um bar, bem como uma sala de café-da-manhã e uma área de conferência. Ao norte estão as salas laterais, a cozinha e o escritório da recepção. Nos pisos superiores, os quartos do hotel são orientados ao longo de um corredor central, para o norte e ao sul. Seu conceito prevê um vocabulário formal claro que utiliza materiais sustentáveis e regionais. O mobiliário foi feito de madeira de freixo sólido da Floresta Negra.

Planta Baixa
Planta Baixa
Planta Baixa
Planta Baixa
Planta Baixa
Planta Baixa

A edificação residencial contém diversos tipos de apartamentos que variam em tamanho de 110 m² até 196 m2, incluindo um duplex e um apartamento de cobertura com um generoso terraço. Devido ao terreno ser orientado na direção norte a sul, os espaços centrais foram planejados como uma seqüência de cozinha, jantar e áreas de estar. Os dois núcleos de serviço estão dispostos centralmente no bloco de edifício de 14 metros de profundidade, de modo a utilizar as zonas mais escuras. Os apartamentos estão dispostos em torno da escada, de modo que toda a fachada possa ser utilizada para a iluminação.

© Zooey Braun
© Zooey Braun

Os ambientes com temperaturas mais baixas, onde os habitantes gastam menos tempo, por exemplo, quartos e banheiros, estão localizados na fachada norte. Salas de estar, quartos de criança e estudos estão na fachada sul, onde os ganhos solares passivos podem ser utilizados para o aquecimento. O envidraçamento do chão ao teto garante uma boa iluminação nos apartamentos. No pavimento térreo do edifício residencial, três unidades de varejo para empresas de pequeno porte de uso misto contribuem para animar a praça.

Implantação
Implantação

  • Equipe de Construção

    Lukas Weder (gerente de projeto), Morihide Seki, Tim Unnebrink, Sonia Sandberger, Andrea Hronjec
  • Maquetes

    Jens Weßel
  • Gerência de Projeto

    Freiburger Stadtbau GmbH
  • Equipe

    Lothar Korzen (desenvolvimento do projeto), Jule Hinzpeter (gerência de projeto)
  • Gestão da Construção

    Gassmann + Grossmann Baumanagement GmbH, Stuttgart
  • Arquiteto Paisagista

    Raderschallpartner AG, CH-Meilen
  • Engenharia Civil

    Fichtner Water & Transportation GmbH, Stuttgart
  • Engenharia Estrutural

    Theobald + Partner Ingenieure, Kirchzarten
  • Engenharia Elétrica/Mecânica

    Paul + Gampe + Partner GmbH, Esslingen am
  • Desenho Energético Neckar

    Transsolar Energietechnik GmbH, Stuttgart
  • Consultoria de Proteção Contra Incêndio

    Brandschutzconsult GmbH & Co. KG, Ettenheim
  • Física da Construção

    Horstmann & Berger Ingenieurbüro für
  • Bauphysik, Altensteig Interior Design

    Bauphysik, Altensteig Interior Design

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Barkow Leibinger
Escritório
Cita: "Edifício Residencial e Hotel Stadthaus M1 / Barkow Leibinger" [Stadthaus M1 / Barkow Leibinger] 25 Nov 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Stofella, Arthur) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756315/stadthaus-m1-barkow-leibinger> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.