O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escolas
  4. Colômbia
  5. Plan:b arquitectos
  6. 2014
  7. Instituição Educativa Embera Atrato Medio / Plan B Arquitectos

Instituição Educativa Embera Atrato Medio / Plan B Arquitectos

  • 19:00 - 16 Novembro, 2014
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Instituição Educativa Embera Atrato Medio / Plan B Arquitectos
Instituição Educativa Embera Atrato Medio / Plan B Arquitectos, © Julian Castro
© Julian Castro

© Alejandro Arango © Julian Castro  © Alejandro Arango © Julian Castro  + 34

© Alejandro Arango
© Alejandro Arango

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para chegar ao município de Vigía del Fuerte, em Antioquia, Colômbia, a única forma possível é através de avião ou helicóptero saindo de Medellín, ou navegando pelo rio Atrato. Sua população é uma mistura de comunidades afro-descendentes, mestiços e indígenas. Os emberas, vivem em várias comunidades distantes da pequena zona urbana localizada ao longo do rio. O papel da nova Instituição de Ensino é receber estas comunidades indígenas por curtos ou longos períodos durante o ano, oferecendo lhes um lugar para viver, dormir, alimentar-se e receber educação sem deixar seus povoados de forma permanente. 

Planta Baixa
Planta Baixa

Section A Roof Plan Wall Section Elevation 1 + 34

As condições urbanas, sociais e ecológicas do lugar são complexas: uma vez por ano e durante a época de chuvas as águas do rio Atrato sobem e inundam por vários meses o solo do povoado e por este motivo, as construções existentes são em grande medida, palafíticas e se comunicam por meio de passarelas elevadas. Durante a época de inundações, as conexões são feitas através de lanchas e barquinhos, já que os caminhos secos desaparecem. O isolamento e a violência do campo na Colômbia afetaram o desenvolvimento dessa comunidade.

© Alejandro Arango
© Alejandro Arango
Section C
Section C

No extremo norte do povoado e próximo a floresta, está situado o novo edifício, dentro de uma trama urbana longa e ortogonal, ocupando quase toda a área útil do lote em um só nível e articulando-se às passarelas elevadas de conexão. O edifício é concebido como uma rua coberta e flexível que pode ser utilizado ou atravessado de um extremo a outro, apoiado por duas faixas paralelas de salões, dormitórios, espaços de serviço, escritórios e banheiros. Foi projetada uma arquitetura permeável através da escolhas dos materiais, articulada ao clima e ao contexto rural. 

© Julian Castro
© Julian Castro

A baixa capacidade portante do solo, obriga a construir um edifício muito leve apoiado em mais de 50 micro-pilotis fixados a profundidades de 15 mts, suportando uma estrutura palafítica de colunas e lajes de concreto, resistente à água e acima do nível da cota máxima de inundação. A partir desse nível, utiliza-se uma estrutura de metal, leve e resistente a forte umidade relativa do ecossistema tropical. Para os fechamentos evita-se o uso de madeira nativa (quase todas ameaçadas) e utiliza-se a madeira cultivada em áreas próximas a Medellín, que é transportada até o lugar. As coberturas alternam-se entre telhas translúcidas e telhas opacas termo-acústicas. Todo o transporte de materiais foi planejado com um grande número de restrições quanto a tamanho, peso, preço e disponibilidade.

© Alejandro Arango
© Alejandro Arango

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Plan:b arquitectos
Escritório
Cita: "Instituição Educativa Embera Atrato Medio / Plan B Arquitectos" [Embera Atrato Medio School / Plan:b arquitectos] 16 Nov 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756302/instituicao-educativa-embera-atrato-medio-plan-b-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.