O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Portugal
  5. SAMF Arquitectos
  6. 2014
  7. Casa dos Caseiros / SAMF Arquitectos

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Casa dos Caseiros / SAMF Arquitectos

Casa dos Caseiros / SAMF Arquitectos
Casa dos Caseiros / SAMF Arquitectos, © José Campos
© José Campos

© José Campos © José Campos © José Campos © José Campos + 23

© José Campos
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta pequena casa situa-se à entrada da Quinta da Boavista, em Mesão Frio, no Vale do Douro, inserida numa paisagem moldada em socalcos ao longo de séculos, definidos por patamares e muros de xisto, de modo a facilitar o cultivo das vinhas e a produção de vinho do Porto. A casa alberga os caseiros e constitui a primeira fase duma intervenção de renovação e ampliação da Quinta para funções turísticas e agrícolas.

© José Campos
© José Campos

A Casa dos Caseiros substitui uma construção de apoio agrícola existente no local, reinterpretando a tipologia de dois volumes de duas águas posicionadas perpendicularmente em relação ao socalco. Entrando na propriedade, a casa recebe quem chega, ligeiramente destacada mas perfeitamente integrada num grupo de construções com um forte caráter homogéneo. Este caráter é dado pela consistência tipológica e de acabamentos: o conjunto de volumes simples e brancos cobertos com telha cerâmica, os muros dos socalcos em pedra de xisto, treliças e restantes carpintarias pintadas de azul escuro.

Corte
Corte
Corte
Corte

No entanto, e por muito que o edifício se relacione diretamente com a tradição vernacular, no seguimento dos desejos do cliente e do desejo de manter o frágil equilíbrio desta paisagem cultural, também se relaciona com a tradição moderna, propondo uma interpretação aberta, com subtis alterações dos detalhes construtivos, que tendem a dar um caráter mais abstrato e ambíguo ao conjunto.

© José Campos
© José Campos

A organização é simples e compacta. A entrada é recuada num alpendre subtraído ao volume, que abre um quadro sobre o rio Douro. No interior, procurou-se que os espaços coincidissem com a forma exterior, com a divisão o mais elementar possível, sem espaços de circulação e transição.  Num dos volumes de duas águas, situa-se a zona de estar e a cozinha, e no outro volume, de escala ligeiramente menor, os dois quartos. A casa de banho ocupa o espaço sobrante definido pelo alpendre da entrada, com o seu espaço de arrumos escondido por cima.

Planta Baixa
Planta Baixa

Parte do encanto deste tipo de edifícios, como é o caso das Casas de Caseiros, está numa utilização deliberada de uma escala pequena. Foi feito o esforço de manter os beirados o mais baixo possível, o que, em contraste com a altura no centro dos volumes, acentua a espacialidade interna, apesar das reduzidas dimensões reais.

© José Campos
© José Campos

Ver a galeria completa

Cita: "Casa dos Caseiros / SAMF Arquitectos" [Casa dos Caseiros / SAMF Arquitectos] 28 Out 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756272/casa-dos-caseiros-samf-arquitectos> ISSN 0719-8906