Aeroporto Internacional Heydar Aliyev em Baku / Autoban

Aeroporto Internacional Heydar Aliyev em Baku / Autoban - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Autoban; Autoban
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  65000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kerem Sanliman
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Falcon Lifts, Tacer
© Kerem Sanliman

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo terminal do Aeroporto Internacional de Heydar Aliyev de Azerbaijão abrirá suas portas na capital de Baku. O terminal conta com uma arquitetura histórica de interiores e desenho do aclamado estúdio com sede em Istambul, Autoban.

© Kerem Sanliman

Com todas as características de uma aproximação experimental com foco no gênero, que desafia o estudo multidisciplinar, os interiores contemporâneos derrubam as convenções do aeroporto como um espaço cavernoso e de experiência impessoal.

© Kerem Sanliman

Tomando como inspiração a hospitalidade de Azerbaijão, o projeto de Autoban abarca a totalidade da zona de passageiros do terminal, e inclui surpreendentes "casulos" de madeira a medida que criam um sentindo de acolhimento e de descobrimento, além das oportunidades para encontros.

© Kerem Sanliman

Este uso da narrativa e as formas não convencionais é típico do foco idiossincrático de Autoban. Durante mais de uma década, o estúdio desenvolveu uma reputação por seu trabalho imaginativo, humano para projetar, por criar espaços que estão firmemente enraizados nas narrativas culturais, sociais e geográficas, no entanto, que oferecem experiências inesperadas que trazem alguma reflexão a seus habitantes e visitantes.

© Kerem Sanliman

Em Heydar Aliyev, seus móveis feitos sob medida e os sistemas de iluminação desmentem as tipologias de aeroporto, optando por materiais naturais táteis como a madeira, pedra e tecidos, gerando um espaço suave e iluminado de forma acolhedora. Os casulos - que variam de tamanho e abrigam uma grande variedade de cafés, quiosques e outros serviços - existem na convergência da arquitetura e arte, criando um ambiente aconchegante, uma paisagem fascinante dentro do enorme centro de transporte que desafia as expectativas do entorno aeroportuário.

© Kerem Sanliman

Autoban também concebeu quatro espaços nomeados "Salam Lounges" para o uso exclusivo da classe executiva, que estende ao máximo sua experiência em hospitalidade para estes passageiros. 

© Kerem Sanliman

Agora com 65 mil m², espera-se que mais de seis milhões de passageiros passem pelo aeroporto por ano.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Baku, Azerbaijão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Aeroporto Internacional Heydar Aliyev em Baku / Autoban" [Heydar Aliyev International Airport Baku / Autoban] 25 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756107/aeroporto-internacional-heydar-aliyev-em-baku-autoban> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.