O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Hotéis
  4. Espanha
  5. TBI Architecture & Engineering
  6. 2014
  7. Hotel Vincci Gala Barcelona / TBI Architecture & Engineering

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Hotel Vincci Gala Barcelona / TBI Architecture & Engineering

  • 12:00 - 23 Outubro, 2014
  • Traduzido por Arthur Stofella
Hotel Vincci Gala Barcelona / TBI Architecture & Engineering
Hotel Vincci Gala Barcelona / TBI Architecture & Engineering, © José Hevia Blach
© José Hevia Blach

© José Hevia Blach © José Hevia Blach © José Hevia Blach © José Hevia Blach + 28

  • Arquitetos

  • Localização

    Ronda de Sant Pere, 32, 08010 Barcelona, Barcelona, Espanha
  • Diretor TBI

    Miguel Jordá
  • Arquitetura

    Stefan Richter
  • Design e design de interiores

    Gregor Mertens
  • Área

    4600.0 m2
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

        • Operador

          Vincci Hoteles
        • Consultoria de Engenharia

          Grupo IPI S.A. and EMG
        • Licença de Planejtamento

          Jorge Campreciós, Architect
        • Arquiteto Técnico

          Carlos Mir
        • Client

          Activ-Group
        • Mais informações Menos informações
        © José Hevia Blach
        © José Hevia Blach

        Conceito principal

        O Hotel Vincci Gala é um hotel de quatro estrelas com 78 habitações, bar, restaurante, salas de reuniões e diversos terraços, localizado em um antigo e imponente edifício datado do ano de 1914 em Barcelona, O desenho do projeto está marcado por duas premissas. A primeira, a obrigação do Departamento de Patrimônio de Barcelona de conservar tanto a fachada quanto a grande escadaria de mármore branco no interior, e a segunda, o nome do hotel: "Gala", em referência à esposa e musa do pintor surrealista Salvador Dalí.

        © José Hevia Blach
        © José Hevia Blach

        Gala e Dalí formavam um casal singular e, da mesma forma, o projeto concilia uma multiplicidade de contrastes entre o novo e o antigo, o discreto e o extravagante, o elegante e o informal. A cor dourada é a grande protagonista deste hotel e se repete em diferentes tonalidades e aplicações, tanto no exterior como no interior do edifício, em conjunto com formas orgânicas e desenhando contrastes claro-escuro. O material predominante é o metal, em contraposição aos mármores da arquitetura original.

        Além do projeto de arquitetura e de interiores, o escritório TBI também se encarregou da iluminação, decoração e do design gráfico, conseguindo, desta forma, um projeto completo e homogêneo até o último detalhe.

        Planta Baixa
        Planta Baixa

        Áreas comuns

        No pavimento térreo está situada a maior parte das áreas comuns do hotel, que se dividem principalmente em três espaços: o vestíbulo, uma zona de sofás e o salão do bar, cada um com uma personalidade própria. O amplo espaço do vestíbulo está caracterizado pelo contraste da grande escadaria de mármore branco existente com um interior mais escuro, contemporâneo e elegante, de modo a colocar a escadaria em uma cena e deixá-la reluzir. Abaixo da escadaria se encontra o bar do hotel, formando uma caixa retangular totalmente revestida de chapas expandidas de alumínio anodizado de cor dourada.

        © José Hevia Blach
        © José Hevia Blach

        Na transição ao salão do bar, o pavimento se altera de mármore negro para um piso de carvalho claro para criar um ambiente mais aconchegante com uma fusão entre o moderno e o antigo, o elegante e o informal. Em uma lateral da escadaria se encontra uma área de sofás. Pilares revestidos de madeira de pereira formam um código de barras criando um espaço protegido, confortável e com um ambiente mais privado.

        © José Hevia Blach
        © José Hevia Blach

        No subsolo se localizam o restaurante com o buffet de café-da-manhã e duas salas de reuniões. Um sistema flexível de partições móveis permite dividir os espaços de forma diferente, adaptando-os conforme necessário.

        © José Hevia Blach
        © José Hevia Blach

        Átrio central

        O coração do projeto é o átrio de luzes que comunica os sete níveis e permite levar luz natural ao interior do edifício até o vestíbulo no pavimento térreo.

        Planta Baixa
        Planta Baixa

        Antepostas às grades, peças de alumínio pendem como um grande véu. Um desenho de linhas escuras, integrado na malha das peças e inspirado nas formas orgânicas da obra de Dalí, enfatiza a diretriz vertical do espaço e funde visualmente as diferentes tramas em um só grande espaço, caracterizado pela superposição de luz, transparência, textura e cor dourada.

        © José Hevia Blach
        © José Hevia Blach

        Fachada principal

        A fachada principal do hotel se divide em duas partes: a antiga fachada em estilo neoclássico e uma nova extensão em três pavimentos. A nova fachada consiste de uma divisória e uma camada de painéis de metal expandido e cria uma fachada dinâmica com uma composição de aberturas e variações de orientações da chapa expandida que é delimitada pela cornija existente e uma nova seção superior. As tonalidades douradas e a verticalidade das aberturas criam uma unidade com a fachada existente.

        © José Hevia Blach
        © José Hevia Blach

        Pátio interno

        No pátio interno estão localizadas diversas varandas em diferentes níveis. Uma grande varanda no primeiro pavimento, a qual se chega a partir da escadaria central serve como um lounge com sofás, assentos e um bar exterior. No térreo se encontra um terraço com dimensões reduzidas com saída direta a partir do salão do bar e no subsolo um pátio providencia luz natural ao restaurante e ás salas de reunião.

        © José Hevia Blach
        © José Hevia Blach

        Dormitórios do hotel

        A maioria dos dormitórios respondem a um mesmo critério de distribuição. Um elemento de madeira laminada de cor de antracita escura em forma de "Z" integra a cabeceira da cama, armário e revestimento da parede. As tonalidades douradas, assim como os tons brutos e cinzas, combinados com a iluminação indireta, criam um entorno aconchegante e elegante.

        © José Hevia Blach
        © José Hevia Blach

        Iluminação

        A iluminação é parte essencial do projeto e se resolve mediante a utilização de luzes indiretas lineares e lâmpadas decorativas de teto, dando cuidado especial à tonalidade e cor da luz. Nos quartos foi instalado um sistema de controle de iluminação que permite a criação de cenários de luz que ajudam a economizar energia elétrica.

        © José Hevia Blach
        © José Hevia Blach

        Design Gráfico

        Para resolver o problema dos diferentes idiomas da Barcelona turística, o design gráfico opta por uma sinalização reduzida com base em pictogramas desenhados especialmente para este hotel, inspirados na letra de Salvador Dalí.

        © José Hevia Blach
        © José Hevia Blach

        Sustentabilidade

        O projeto teve como objetivo aproveitar todas as possibilidades para criar um hotel sustentável tanto nos elementos arquitetônicos quanto nas instalações.

        O átrio de luzes atravessa todos os pavimentos e dota o interior do edifício de iluminação natural. A fachada interior, voltada para o sul, foi projetada com cuidado especial. Utilizano paineis pré-fabricados de concreto reforçado com vidro (GRC), criou-se uma fachada com aberturas reduzidas, varandas, beirais e brise-soleils, ferramentas arquitetônicas encarregadas de proteger a fachada da radiação solar e assim evitar um superaquecimento das habitações.

        © José Hevia Blach
        © José Hevia Blach

        Além disso, foram utilizados materiais reciclados e revestimentos de baixa emissão de COV para melhorar a qualidade do ar no interior. A redução do consumo de eletricidade foi possível devido a utilização de iluminação LED em quase todo o edifício e um sistema de controle e gestão de energia que permite controlar o consumo do edifício a qualquer momento.

        © José Hevia Blach
        © José Hevia Blach

        Um dos pontos de mais repercussão quanto ao consumo de energia de um hotel é a geração de água quente sanitária. Deixando de lado a solução padrão com placas solares, o TBI propôs ao cliente um sistema inovador de cogeração a base de bombas de calor que utilizam o gás natural como combustível para a climatização do hotel. Mediante um alternador de calor se aproveita o calor produzido pelo motor para a geração de água quente sanitária.

        Corte
        Corte

        Assim se obteve uma notável redução na emissão de CO2, de 305 para 85 kg CO2/m² ao ano, do consumo de energia, de 503,8 para 144,5 kWh/m² ao ano, em relação a um edifício de mesmas características. Desta forma, o hotel Gala é um dos primeiros hoteis de Barcelona que conseguiram a classificação energética de edifícios "A".

        Ver a galeria completa

        Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
        Sobre este escritório
        TBI Architecture & Engineering
        Escritório
        Cita: "Hotel Vincci Gala Barcelona / TBI Architecture & Engineering" [Hotel Vincci Gala Barcelona / TBI Architecture & Engineering] 23 Out 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Stofella, Arthur) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755747/hotel-vincci-gala-barcelona-tbi-architecture-and-engineering> ISSN 0719-8906
        Ler comentários
        Ler comentários

        ¡Você seguiu sua primeira conta!

        Você sabia?

        Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.