O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Educacional
  4. Áustria
  5. Marte.Marte Architects
  6. 2011
  7. Centro de Educação Especial em Dornbirn / Marte Marte Architekten

Centro de Educação Especial em Dornbirn / Marte Marte Architekten

Centro de Educação Especial em Dornbirn / Marte Marte Architekten
Centro de Educação Especial em Dornbirn / Marte Marte Architekten, Cortesia de Marte Marte Architekten
Cortesia de Marte Marte Architekten

Cortesia de Marte Marte Architekten Cortesia de Marte Marte Architekten Cortesia de Marte Marte Architekten Cortesia de Marte Marte Architekten + 22

  • Structural Consultant

    Statikbüro DI Ingo Gehrer, Höchst
  • Construction Physics

    BAU.DÄMM.TECHNIK, Frastanz
  • Ground engineering

    3P Geotechnik, Lauterach
  • Building contractor

    Oberhauser & Schedler, Andelsbuch
  • Site supervision

    Albrecht Baumanagement GmbH, Dornbirn
  • Surveyor

    AVD Vermessung ZT GmbH, Dornbirn
  • Electrical planning

    Hiebeler-Mathis OG, Hörbranz
  • Fire protection planer

    IBS-Institut für Brandschutztechnik, Linz
  • Heating/ Sanitation

    Hepp/Thurnher, Dornbirn
  • Ventilation

    Hörburger GmbH, Altach
  • Mais informações Menos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um conjunto de instituições de educação e de cuidados especiais para crianças e adolescentes de 4 a 18 anos de idade forma um verdadeiro distrito escolar no centro de Dornbirn. Enquanto a cidade possui uma abordagem integrada em relação à educação especial, um edifício independente foi erguido para substituir o antigo edifício, que foi dilapidado e cuja estrutura básica havia sido ultrapassada há anos. Um pequeno ginásio, erguido no final do século XIX, serve como um marco distintivo do pátio da escola. O novo edifício enaltece o ginásio e se mistura com o entorno histórico em termos de paisagem urbana e sua configuração espacial. Um pátio compartilhado estabelecido com a escola primária vizinha, também atua como uma suave transição espacial para o lado oeste da escola secundária.

Cortesia de Marte Marte Architekten
Cortesia de Marte Marte Architekten

As salas de aulas e de grupos nos três pavimentos superiores estão agrupados densamente em torno de um pátio interno. Os elementos de circulação que o circundam são espaçosos, áreas de jogos e exercícios são banhadas com luz natural e suas grandes aberturas propiciam as belas vistas do exterior, mas também abrem as vistas do interior. As grandes esquadrias nas salas de grupo também trazem o melhor do ambiente urbano e natural do entorno. O átrio flui para um pátio coberto no térreo e confere luz suficiente ao ginásio do subsolo através das aberturas adicionais situadas nas escadas de emergência.

Cortesia de Marte Marte Architekten
Cortesia de Marte Marte Architekten

O concreto aparente habilmente moldado é o contraponto para a interação de painéis de madeira e superfícies coloridas dentro do edifício. Verde, a cor simbólica da vida, permeia o edifício em nuances sutilmente coordenadas nas paredes e pisos, ilumina os quartos e muda de tom, dependendo da direção e iluminação. Destaques coloridos em alguns móveis, como o vermelho e laranja, e o piso de linóleo vermelho no auditório e na sala dos professores representam um espaço de retiro e comunicação. A tonalidade branca e suave neutraliza o ambiente nas salas de educação especial.

Planta Baixa Primeiro Pavimento
Planta Baixa Primeiro Pavimento

O rendimento energético é de primeira qualidade; a ventilação controlada, a compacidade da estrutura e da qualidade dos materiais usados ​​garante valores ótimos. As proporções, a direção consciente da luz e da atenção, o concepção de cores e o padrão de construção se combinam para formar um todo espacial consistente,  que, pelo menos harmoniza e dá um pouco de estrutura para o mundo das crianças e adolescentes com deficiência grave e, ao mesmo tempo inspirando-os.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Educação Especial em Dornbirn / Marte Marte Architekten" [Special Education Centre in Dornbirn / Marte.Marte Architects] 15 Nov 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755601/centro-de-educacao-especial-em-dornbirn-marte-marte-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.