Escola Básica Romain Rolland / Babled Nouvet Reynaud Architectes

Escola Básica Romain Rolland / Babled Nouvet Reynaud Architectes - Imagem 2 de 25Escola Básica Romain Rolland / Babled Nouvet Reynaud Architectes - Imagem 3 de 25Escola Básica Romain Rolland / Babled Nouvet Reynaud Architectes - Imagem 4 de 25Escola Básica Romain Rolland / Babled Nouvet Reynaud Architectes - Imagem 5 de 25Escola Básica Romain Rolland / Babled Nouvet Reynaud Architectes - Mais Imagens+ 20

Seine-Saint-Denis, França
  • Arquitetos Responsáveis: Yves Rolin, Renaud Schwartz
  • Equipe De Projeto: SIBAT (BET TCE)
  • Orçamento: 5 950 000 € HT
  • Cidade: Seine-Saint-Denis
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Escola Básica Romain Rolland / Babled Nouvet Reynaud Architectes - Imagem 7 de 25
© Frédéric Delangle

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto estabelece uma continuidade simples com seu entorno no contexto de renovação urbana. Sua construção completa um ambiente cujas variantes foram iniciadas no terreno.

— O Construído: Nas extremidades norte e leste, a extensão proposta (um volume no segundo pavimento) é delicadamente articulada com uma clara ruptura da estrutura existente. Está em sintonia com os alinhamentos iniciados pelo ensino fundamental, e oferece uma fachada nobre para a avenida que serve as instituições.

— O Madeiramento: Nas extremidades sul e oeste, os ambientes com madeira oferecem uma paisagem verde e calma para os ambientes educativos. A grande herança da fauna e da flora está desenhada por sobre essa madeira, assim como os cenários que são naturais à área (como árvores existentes, por exemplo).

Escola Básica Romain Rolland / Babled Nouvet Reynaud Architectes - Imagem 16 de 25
© Frédéric Delangle

O projeto desenvolve a ideia da forte associação entre as duas partes do edifício para formar um todo coerente; é uma moldura arquitetônica homogênea que responde ao entorno natural das extremidades sul e oeste. A simplicidade dos volumes no edifício existente continua na silhueta do anexo. Surge um projeto econômico, compacto e coerente.

Escola Básica Romain Rolland / Babled Nouvet Reynaud Architectes - Imagem 9 de 25
© Frédéric Delangle

Aproveitando a intervenção nas fachadas do edifício renovado, nós sugerimos o revestimento com um material nobre e durável: painéis modulares de concreto pigmentado, que ecoa a expressão calorosa das paredes originais em pedra.

Escola Básica Romain Rolland / Babled Nouvet Reynaud Architectes - Imagem 22 de 25
Corte Longitudinal
Escola Básica Romain Rolland / Babled Nouvet Reynaud Architectes - Imagem 20 de 25
Planta Baixa Segundo Pavimento

Este envelope finaliza a associação dos dois volumes e define uma implementação e vocabulário comuns entre as duas partes do programa. Uma expressão simples se mostra de maneira refinada e funcional, de acordo com as orientações:

— Nos pavimentos superiores em direção ao pátio, as salas de aula possuem janelas que deslizam horizontalmente com abertura para o sul e oeste, das quais as esquadrias e as madeiras podem ser vistas.

— No térreo, as aberturas em direção ao sul possuem proporções mais profundas e maiores, assim como as instalações de serviço (sala de jantar, centro de recepção) agindo assim como uma extensão da grande abertura formada no edifício existente pelo pátio.

— Em direção ao estacionamento e a rua, aberturas mais limitadas estão posicionadas no pano de fundo: grandes janelas de vidro emolduram e destacam os caminhos, a biblioteca e a sala de informática.

Escola Básica Romain Rolland / Babled Nouvet Reynaud Architectes - Imagem 2 de 25
© Frédéric Delangle

Uma Organização Funcional Articulada com a Estrutura Existente

O plano de manter o acesso e o layout geral das premissas da seção renovada nos levou a ajustar a conexão das extensões à geometria da estrutura existente.

Escola Básica Romain Rolland / Babled Nouvet Reynaud Architectes - Imagem 6 de 25
© Frédéric Delangle

Agindo como elemento de conexão para as duas variantes, a sequência oferecida pela galeria envidraçada e o pé direito duplo dos pavimentos do anexo oferece uma série de locais com diferentes iluminações, pontos de vista e relações com o ambiente externo.

Escola Básica Romain Rolland / Babled Nouvet Reynaud Architectes - Imagem 4 de 25
© Frédéric Delangle

Graças aos intervalos regulares das grandes aberturas com vistas para o estacionamento verde e o pátio, navegar pela escola é uma experiência revigorante e agradável.

Escola Básica Romain Rolland / Babled Nouvet Reynaud Architectes - Imagem 8 de 25
© Frédéric Delangle

A otimização funcional do todo oferece o estabelecimento de diferentes partes do programa:

— No térreo, a principal premissa comum assim como aquelas que são destinadas a um uso mais pontual estão todas dispostas em torno de pátios cobertos e abertos dentro do edifício renovado e dos anexos. Os dois espaços recreativos principais dos pátios cobertos e do refeitório comunicam assim com o pátio aberto através de grandes aberturas.

— Nos pavimentos superiores, a reforma e os anexos são dedicados ao ato de estudar: o belo layout das salas de aula no edifício existente estão relacionados com a extensão através da superposição de duas séries de salas de aula. No primeiro pavimento, a biblioteca e a sala de informática, facilmente acessadas por todos, estão localizadas na parte frontal do edifício e abertas para a cidade. Um simples lance de escadas as conecta ao centro de recepção.

Escola Básica Romain Rolland / Babled Nouvet Reynaud Architectes - Imagem 3 de 25
© Frédéric Delangle

Como resultado, os dois edifícios oferecem dois tipos funcionais diferentes, de acordo com sua orientação. O edifício renovado está disposto no eixo leste-oeste e suas extremidades estão ocupadas por distribuições verticais e o complemento das instalações dos anexos, como banheiros e depósito. Por sua parte, as salas de aula estão orientadas para as paisagens verdes circundantes de leste a oeste.

Escola Básica Romain Rolland / Babled Nouvet Reynaud Architectes - Imagem 15 de 25
© Frédéric Delangle

Já para o edifício construído, adota-se no seu eixo norte-sul uma organização em duas faixas de comprimentos semelhantes:

— A primeira faixa é estreita e longitudinal, com as premissas técnicas e os acessos verticais ao norte, como as escadarias e os banheiros nos pavimentos superiores, e as premissas técnicas e instalações de cozinha no térreo.

— O outro é mais profundo, situado na extremidade sul, próximo às aberturas ao pátio e suas árvores, e abriga os ambientes mais nobres, como as salas de aula e a biblioteca nos pavimentos superiores, a sala de jantar e a recepção no térreo.

Escola Básica Romain Rolland / Babled Nouvet Reynaud Architectes - Imagem 5 de 25
© Frédéric Delangle

Finalmente, o pátio e os espaços recreativos são acessados através de itinerários que variam de acordo com o tempo e as estações do ano: todas as salas de aula podem ora convergir sob o playground coberto ou seguir caminhos diferentes e mais diretos para os pátios abertos.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Básica Romain Rolland / Babled Nouvet Reynaud Architectes" [The Romain Rolland Elementary School / Babled Nouvet Reynaud Architectes] 28 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755583/escola-basica-romain-rolland-babled-nouvet-reynaud-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.