Hotel Corte San Pietro / Daniela Amoroso

Hotel Corte San Pietro / Daniela Amoroso - Imagem 2 de 42Hotel Corte San Pietro / Daniela Amoroso - Imagem 3 de 42Hotel Corte San Pietro / Daniela Amoroso - Imagem 4 de 42Hotel Corte San Pietro / Daniela Amoroso - Imagem 5 de 42Hotel Corte San Pietro / Daniela Amoroso - Mais Imagens+ 37

Matera, Itália
Hotel Corte San Pietro / Daniela Amoroso - Imagem 11 de 42
© PierMario Ruggeri

Matera é uma das cidades mais antigas do mundo e seu território possui vestígios de assentamentos humanos dos tempos paleolíticos.

O bairro Sassi, Patrimônio da Humanidade, é o núcleo urbano original da cidade e, baseado originalmente em cavernas naturais, ele tem se estendido ao longo dos milênios convertendo-se em estruturas ainda mais complexas. Uma intricada rede de ruas, becos, pátios interiores e bairros observados do alto pelas casas de todos os tamanhos, antigas muralhas de defesa, torres, armazéns, bodegas e cisternas. Um sistema escavado e construído que nunca acaba. 

Hotel Corte San Pietro / Daniela Amoroso - Imagem 35 de 42
© PierMario Ruggeri

No coração do bairro Sassi, uma estrutura abandonada em desuso que data o século XVII. C e o que rodeia o pátio interior foi restaurada e reinventada para ser convertida em novos espaços de um hotel.

Hotel Corte San Pietro / Daniela Amoroso - Imagem 34 de 42
© PierMario Ruggeri

Contaminações arquitetônicas inúteis e camadas de pavimentação foram eliminadas, deixando aparente o trabalho de pedra toba original, arrematado com abóbodas: a estrutura histórica vem à tona como uma evidência arquitetônica para confrontar e dialogar. Nessa busca pela essência, pelo autêntico, pelo espaço puro e de acesso livre, podemos reconhecer o espírito Wabi concebido pelo belga Axel Vervoordt.

Hotel Corte San Pietro / Daniela Amoroso - Imagem 29 de 42
© PierMario Ruggeri

Os lugares históricos, cheios de uma identidade atrativa, combinam  a comodidade e o design refinado e elegante com harmonia e precisão.

Hotel Corte San Pietro / Daniela Amoroso - Imagem 38 de 42
Planta de situação

Convertidas em elegantes quartos de hotel, os antigos cômodos do térreo têm contato direto com um pátio interior que, graças a um longo e preciso trabalho de restauração, são caracterizados por uma pavimentação de pedra original chamada de "a chiancarelle”.

Hotel Corte San Pietro / Daniela Amoroso - Imagem 12 de 42
© PierMario Ruggeri

Iluminado à luz de velas durante a noite, o pátio torna-se muito aconchegante e íntimo, dando uma sensação de proteção.

Hotel Corte San Pietro / Daniela Amoroso - Imagem 9 de 42
© PierMario Ruggeri

Desde a entrada na Via B. Buozzi, os visitantes são recebidos como em uma casa particular numa recepção elegante e acolhedora, mobiliada com elegância, através da qual é possível acessar o pátio privado.

Hotel Corte San Pietro / Daniela Amoroso - Imagem 5 de 42
© PierMario Ruggeri

Os dormitórios situados em volta do pátio são rigorosamente monocromáticos, caracterizados por castanheiros de tom marrom, do bege da pedra até o marrom da madeira e do aço exterior. A pavimentação de pedra com a sua cor natural se converte em muro, tetos e bancos.

Hotel Corte San Pietro / Daniela Amoroso - Imagem 40 de 42
Corte BB

A constante busca por uma conexão entre as distintas salas interiores e a paisagem é a base dessa combinação de pedra local, madeira e ferro em cada dormitório com diferentes proporções de acordo com um desenho linear e essencial. Elementos simples combinados à um estilo característico da região se tornam leves e modernos.

As cortinas de linho nas portas de entrada, habilmente feitas à mão, permitem que entre uma luz brilhante até a primeira área de cada quarto dedicada a sala de estar e relaxamento, enquanto os seguintes espaços privados, escavados na pedra, se deixam iluminar por claraboias nas abóbodas. Essas pequenas aberturas zenitais permitem a entrada de feixes de luz para alternar com as grandes zonas íntimas e escuras.

Hotel Corte San Pietro / Daniela Amoroso - Imagem 17 de 42
© PierMario Ruggeri

Os arcos de pedra toba levam aos banheiros, espaços íntimos e acolhedores, destacados por nichos e cavidades que agora contêm grandes banheiras de pedra ou duchas.

Hotel Corte San Pietro / Daniela Amoroso - Imagem 8 de 42
© PierMario Ruggeri

O desenho interior baseia-se em móveis de época restaurados e utensílios típicos. Natureza e objetos desgastados pelo tempo se adaptam perfeitamente em cada quarto através de diversos elementos de mobiliários: bancos antigos feitos em castanheiro centenário se transformam em portas, estantes ou mesas; estruturas de antigas cadeiras convertem-se em toalheiros e troncos de árvores se tornam banquetas ou mesas de cabeceira.

Hotel Corte San Pietro / Daniela Amoroso - Imagem 39 de 42
Corte AA

Todo o hotel desenvolve-se horizontalmente em volta de uma área, o pátio, que se caracteriza por pequenas diferenças de nível e é rodeado por cinco quartos, a sala de recepção e a sala do café-da-manhã, em um antigo sistema típico que deixa aparente toda a estrutura. 

Hotel Corte San Pietro / Daniela Amoroso - Imagem 4 de 42
© PierMario Ruggeri

Abaixo do hotel, no subsolo, existem oito cisternas em forma de sino, uma evidência do antigo sistema para a coleta das águas pluviais e um excelente exemplo de sustentabilidade. As águas da chuva circulam através de calhas, tubos de drenagem e canalizações até as cisternas conectadas aos dormitórios. As cisternas podem ser visitadas através de estreitas passagens internas. Atravessando o silêncio mutável de uma caverna e adaptando-nos a estes ambientes escuros é como submergir em outra dimensão, onde é possível aproveitar o sentido mais profundo e ancestral desses lugares, dessa terra. É um lugar que alimenta as nossas almas e nos faz sentir um grande bem-estar.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Via Bruno Buozzi, 97, 75100 Matera, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Corte San Pietro / Daniela Amoroso" [Corte San Pietro Hotel / Daniela Amoroso] 17 Jan 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/751208/hotel-corte-san-pietro-daniela-amoroso> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.