Estação Wilhelm-leuschner-Platz / Max Dudler

Estação Wilhelm-leuschner-Platz / Max Dudler  - Imagem 2 de 8Estação Wilhelm-leuschner-Platz / Max Dudler  - Imagem 3 de 8Estação Wilhelm-leuschner-Platz / Max Dudler  - Imagem 4 de 8Estação Wilhelm-leuschner-Platz / Max Dudler  - Imagem 5 de 8Estação Wilhelm-leuschner-Platz / Max Dudler  - Mais Imagens+ 3

  • Arquitetos: Max Dudler
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5678
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Stefan Müller
  • Arquiteto: Max Dudler
  • Fomentadores: Deutsche Bahn AG
together, Free State of Saxony
  • Coordenadores Do Projeto: Ilko-M. Mauruschat, Christof Berkenhoff, Max Rein
  • Supervisão Da Construção: Arge BOL/BÜ
  • Engenharia Estrutural: Pichler Ingenieure
  • Orçamento: EUR 17,5 milhões
  • Prevenção De Incêndios: Brandschutz Consult
  • Cidade: Leipzig
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
Estação Wilhelm-leuschner-Platz / Max Dudler  - Imagem 5 de 8
© Stefan Müller

Descrição enviada pela equipe de projeto. O saguão da estação, com uma secção retangular e uma ligeira curva longitudinal, está situado sob 20 metros da terra. As paredes e os tetos da longa sala sem colunas estão revestidos com grandes blocos de vidro pré-fabricados e retroiluminados, fixados numa estrutura pré-fabricada de concreto aparente. Isto gera um ambiente luminoso e espaçoso. A extrema repetição de um mesmo motivo faz com que suas dimensões reais sejam intangíveis para os passageiros. O piso de mosaicos sem juntas e de cores claras atua como contraponto do padrão aparentemente interminável das paredes. Todo o mobiliário da estação é disposto sobre a plataforma em forma de esculturas geométricas de concreto, todas as funções, como assentos, calendários e máquinas de tickets foram extraídas ou esculpidas em cubos de concreto.

Estação Wilhelm-leuschner-Platz / Max Dudler  - Imagem 2 de 8
© Stefan Müller

A estrutura de suporte de concreto armado pré-fabricado se torna invisível por trás dos fechamentos de blocos de vidro. Os painéis de vidro da parede estão escorados a uma sub-estrutura de aço na parede do túnel. Os elementos do teto estão suspensos da envolvente do edifício. Os passageiros acedem à estação através das entradas nos extremos norte e sul da estação, que estão equipados com escadas, escadas rolantes e elevadores. O desenho arquitetônico das duas entradas possui forte contraste com a filigrana semi-transparente da estação. Ao adentrar sob a superfície da praça, as escadas e as envolventes interiores estão feitas totalmente em concreto aparente. O desenho minimalista, quase bruto, transmite uma impressão de descer até o interior da terra.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Martin-Luther-Ring, 04107 Leipzig, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estação Wilhelm-leuschner-Platz / Max Dudler " [Wilhelm-leuschner-Platz station / Max Dudler] 28 Jan 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/751088/estacao-wilhelm-leuschner-platz-max-dudler> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.