Centro Cultural Regional / MacGabhann Architects

Centro Cultural Regional / MacGabhann Architects - Imagem 2 de 38Centro Cultural Regional / MacGabhann Architects - Imagem 3 de 38Centro Cultural Regional / MacGabhann Architects - Imagem 4 de 38Centro Cultural Regional / MacGabhann Architects - Imagem 5 de 38Centro Cultural Regional / MacGabhann Architects - Mais Imagens+ 33

Letterkenny, Irlanda
Centro Cultural Regional / MacGabhann Architects - Imagem 11 de 38
© Dennis Gilbert

Descrição enviada pela equipe de projeto. A localização do edifício - afastado duas ruas da rua principal, no interior de um terreno profundo e preso entre o Teatro Griannan e Centro de Lazer - exigia uma abordagem especial à sua forma e sua fachada. Como está localizado na margem de uma rua, houve a oportunidade de criar uma nova camada de estrutura urbana, ou seja, uma nova trilha que liga as duas estradas existentes. Assim, Letterkenny não ganha apenas um edifício novo, mas um novo espaço de (infra)estrutura urbana.

Centro Cultural Regional / MacGabhann Architects - Imagem 8 de 38
© Dennis Gilbert

O Centro Cultural Regional é visível a partir de diferentes lugares da cidade: da Port Road e da High Road, bem como aproximar-se do centro da cidade a partir Station Roundabout. Ele se faz visível através da grande galeria, uma caixa em balanço agindo como um obelisco moderno, anunciando a existência de algo importante naquele lugar um pouco escondido atrás do teatro. Devido à sua localização, a estrutura em balanço orienta os visitantes que se aproximam da piscina até a entrada do edifício.

Centro Cultural Regional / MacGabhann Architects - Imagem 37 de 38
Corte

A caixa em balanço contém a parte mais importante do edifício, a Galeria de Arte. Ela é visível na cidade através da parede dourada que emerge de dentro do edifício, cobrindo um lado completo da galeria. Voltada para o oeste, esta parede reflete a luz do fim de tarde e proporciona um brilho dourado no chão na entrada. Esta galeria de 270 metros quadrados oferece um amplo espaço de exposição. Duas grandes clarabóias no telhado e um sistema de iluminação flexível garantem as melhores condições de luz para diferentes tipos de exposições.

Centro Cultural Regional / MacGabhann Architects - Imagem 28 de 38
© Dennis Gilbert

O edifício se comunica com seu entorno de muitas maneiras. Os dois primeiros pavimentos com sua fachada totalmente envidraçada atuam como um palco, um espaço intermediário entre a arte e o público. A fachada dos fundos foi projetada para facilitar a exposições temporárias e o contato do público que passa.

Centro Cultural Regional / MacGabhann Architects - Imagem 31 de 38
Planta Baixa

Na área de entrada, há dois percursos distintos que levam às duas principais instalações do Centro Cultural: uma rampa descendente leva o visitante para o teatro, que fica dentro de uma caixa preta e possui 154 lugares, a meio nível abaixo do nível de entrada e as proeminentes escadas - claramente expressas na fachada, levam até o núcleo do edifício - a galeria de arte.

Centro Cultural Regional / MacGabhann Architects - Imagem 24 de 38
© Dennis Gilbert

O edifício pode ser percebido como uma grande estrutura orgânica que emerge do terreno em declive. O material da fachada é capaz de refletir e apoiar a ambiguidade entre as paredes e a cobertura. O alumínio escolhido é adequado para ambas as superfícies e, ao mesmo tempo, fornece essa estrutura orgânica com solidez e um brilho adequado à sua função, em um contexto urbano, público e cultural.

Centro Cultural Regional / MacGabhann Architects - Imagem 5 de 38
© Dennis Gilbert

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Letterkenny, Co. Donegal, Irlanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural Regional / MacGabhann Architects" [Regional Cultural Centre / MacGabhann Architects] 13 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/734238/centro-cultural-regional-macgabhann-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.