Jardim Urbano em Zug / Planetage landscape + Ramser Schmid

Jardim Urbano em Zug / Planetage landscape + Ramser Schmid - Mais Imagens+ 6

  • Arquitetos: Planetage landscape, Ramser Schmid; Planetage landscape, Ramser Schmid
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Guido Baselgia
  • Gestão Da Construção: Kolb Landschaftsarchitektur, Zürich, Thomas Kolb
  • Pavilhão E Estacionamento: Ramser Schmid architects, Christoph Ramser, Raphael Schmid, David Dick, Isabel Amat, Lena Bertozzi, Elena Castellote, Patrick Schneider
  • Instalação Da Iluminação: d-lite Lichtdesign, Zürich, Guido Grünhage, Pia Ziegler
  • Estrutura De Construção E Suporte: Schnetzer Puskas Ingenieure, Zürich, Stefan Bänziger, Menco Furter
  • Cliente E Proprietário Da área: Building Department, Building Authority Canton Zug and Building Department, Department of Civil Engineering City of Zug
  • Gestão E Paisagismo Arquitetônico: Planetage landscape architects, Marceline Hauri, Christine Sima, Karolina Katsabi, Helge Wiedemeyer, Ramon Iten, Thomas Volprecht (Planwirtschaft)
  • Cidade: Zug
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Planetage landscape + Ramser Schmid

Descrição enviada pela equipe de projeto. A antiga área do arsenal na cidade de Zug e sua reforma compreendem, essencialmente, o espaço entre a Zugerberg a Kirchenstrasse, com a igreja de St. Oswalds e a biblioteca cantonal de Zug. O cliente e proprietário da área queria um jardim público para a cidade, ligado à rede pedonal existente da cidade velha, o que também deveria ligar o local do prédio principal da biblioteca para o local da sala de leitura. O desafio em particular foi, que este lugar é ocupado por um grande estacionamento público, que é parcialmente visível, projeta-se a partir do terreno inclinado e seu caminho de acesso cruza a área, desde os anos 70.

Corte

O vencedor do concurso de paisagismo arquitetônico, anunciado em 2010, foi o oben I unten (cima I baixo) do Planetage landscapes architects e Planwirtschaft em colaboração com Ramser Schmid architects. O relatório do júri elogiou "a inserção inteligente de um encaixe personalizado entre o nível superior e inferior com uma disposição surpreendente e convincente da borda do terreno. Este é o lugar onde novas ofertas para um "estar" se concentram. "Ao invés de esconder o enorme volume de construção do estacionamento subterrâneo por uma acumulação topográfica do solo, os planejadores reconheceram a presença deste edifício e decidiram expor partes do mesmo, para complementar sua construção e melhorá-la através de um apainelamento.

© Guido Baselgia

Os espaços densamente arborizados foram transformados em um novo "claro, arejado e elegante espaço urbano", com vista sobre a antiga cidade a partir do mirante. No centro da nova instalação, situa-se uma divisão tripla do estabelecimento: Hangband - uma faixa de baixa inclinação, com jardins cercados, Intarsie - um implante com uma piscina de água incorporada no nível superior e o intermediário e Hangkante - a extremidade inclinada composta por uma linha vertical de estrutura de madeira lamelar e um pavilhão no topo como um cogumelo.

Planta de Locação

Os jardins enquadrados no Hangband estendem na direção norte-sul, paralela a um importante passeio público e à entrada para a garagem. Esta faixa inclinada, que é coberta de forma indefinida por árvores, atua como um mediador para os jardins dos fundos das casas da antiga cidade. Uma série jardins urbanos atmosféricos em pequena escala, com nichos para o estar e um caminho permeável, forma uma franja verde para a antiga cidade. Passarelas e escadas levam através de uma floração rosa exuberante, íris, e algumas variedades de jardins antigos com plantas raras e ornamentais através do terreno, diretamente para bancos convidativos ou à meia-sombra debaixo do pavilhão.

© Guido Baselgia

O nível superior na frente da nova biblioteca de estudo foi concebido como um espaço aberto, multi-funcional que consiste em um gramado embutido - Intarsie. O centro de atração é o reservatório de água submerso, com uma vegetação densa de íris. Um assento livre ao longo da parte dos fundos iluminada pela luz do sol e com um muro coberto de clematis, com uma vista para o grande pavilhão, que se projeta, cria uma atmosfera descontraída e informal.

Corte

A borda da inclinação - Hangkante - é acentuada novamente com um revestimento de ripas de madeira entre o nível superior e o inferior. Isto serve a vários propósitos. Além de sua função como um parapeito de segurança para proteção contra quedas (mirante), ela destaca as estruturas construídas, facilitando assim a orientação adicional no terreno. Na proposta de projeto, elementos perturbadores do estacionamento existente, como uma saída de emergência estão escondidos, e as transições dos materiais, entre as superfícies de concreto existentes há 40 anos e as novas adições são veladas, sem esconder a presença maciça da estrutura subjacente .

© Guido Baselgia

A colocação do pavilhão no complexo segue a lógica interna da edificação existente encontrada acima do estacionamento. O pavilhão em balanço é montado em cima do elevador e do centro de ventilação da subjacente instalação de estacionamento de 10 andares. A parte técnica da construção, projetando-se a partir do telhado do estacionamento, é erguida em altura e forma a base para o telhado suspenso. Análogo ao revestimento de madeira da borda da inclinação, a equipe de projeto desenvolveu uma cobertura permeável com ripas de madeira horizontais, que dá um acabamento elegante aos edifícios existentes, sem escondê-los completamente. O revestimento apresenta a subconstrução vertical, bem como as vigas laminadas do telhado dispostas de forma radial e revela, unicamente pela sua geometria, o desenho construtivo da estrutura de suporte.

© Guido Baselgia

Além da iluminação funcional dos caminhos de ligação, o parque da cidade, durante a noite, recebe um apoio sutil dos elementos configuradores, assentamentos e painéis ao lado da beira da encosta.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zug, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jardim Urbano em Zug / Planetage landscape + Ramser Schmid" [City Garden Zug / Planetage landscape + Ramser Schmid] 26 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/733966/cidade-jardim-em-zug-slash-planetage-landscape-plus-ramser-schmid> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.